Conheça a história inspiradora da professora Vilma e veja como é simples fazer o bem

AO CUIDAR DOS NOSSOS

Conheça a história inspiradora da professora Vilma e veja como é simples fazer o bem

Em 2016, nós do Notícias do Bem apresentamos em nossas matérias diversas ações que têm transformado a vida de muitas pessoas pelo mundo a fora. Nas reportagens, registramos desde projetos que envolvem dezenas, centenas e até milhares de pessoas, como também gestos simples, projetos promovidos por pequenos grupos e até mesmo iniciativas solitárias, mas de uma grandeza sem tamanho, motivo de inspiração.

Para fechar o ano, o Notícias do Bem traz a história da professora aposentada Vilma Isabel de Morais, moradora do bairro Parque Industrial, em São José do Rio Preto, que de uma forma singela têm feito a diferença na vida de muitos.

Quando nossa equipe foi entrevistá-la, dona Vilma achou que não teria muito para contar e que o que ela fazia era muito simples para chegar a se tornar a inspiração para quem quer que seja, mas a verdade é que como Vilma, muitos sem perceber são portadores de boas notícias e realizam o bem de forma grandiosa, como você verá a seguir:

Mãe de três filhos – os gêmeos Maciel, Márcio e Daniel -, Vilma todas as tardes das terças-feiras se dedica a organizar as doações de roupas e acessórios, como uma das muitas voluntárias do Bazar da Pechincha, que é realizado na Associação Espírita Allan Kardec, trabalho que ela faz com todo carinho e dedicação e que ajuda a manter a entidade, onde acontecem diversas ações beneficentes. 

Como parte de sua rotina semanal, Vilma visita os pacientes idosos, em sua maioria carente, que são atendidos no Hospital/Lar Nossa Senhora das Graças na Providência de Deus, no bairro Bom Jesus, e ainda encontra tempo para ir ao Instituto Missionário de Promoção e Assistência Social, localizada no bairro Boa Vista, em Rio Preto, que acolhe freiras aposentadas. Em suas visita, ela com carinho leva abraços e beijos a todos que lá estão. Como uma missão de vida,Vilma doa seu tempo e se dedica a ouvir e estar presente na vida dessas pessoas, que muitas vezes precisam apenas de um pouco de afeto e carinho para amenizar a dor, se sentirem melhor e ter um dia mais feliz. 

Ao cuidar dos nossos

VilmaDe voz suave e palavras firmes, Vilma conta que há seis anos, a vida lhe apresentou um grande desafio, cuidar de sua mãe Vitalina, que até então morava sozinha na cidade vizinha de Neves Paulistas – onde era bastante conhecida como Dona Nina. Vitalina havia sofrido uma queda, quebrado o fêmur, estava com Alzheimer e teve que se mudar para casa de dona Vilma, em São José do Rio Preto, para que recebesse os cuidados necessários. 

A tarefa de se dedicar e literalmente se doar à outra pessoa foi aceita de peito aberto por Vilma, que junto com seus dois filhos Maciel e Márcio que, na época, moravam com ela, acolheu Vitalina e o desafio foi encarado como um grande aprendizado. “Chamei meus filhos e disse que todo mundo iria aprender a dar banho, limpar e ajudar nos cuidados com a vó. Fiz isso para que eles pudessem saber como é cuidar verdadeiramente de alguém e participassem de todo o processo. Isso foi uma grande lição para todos”, comenta.

“O trabalho de dedicar se a alguém doente não é fácil, mas eles conseguiram levar de uma forma leve e divertida. Lembro que meus filhos procuravam músicas antigas na internet para a minha mãe ouvir e cantavam com ela e quando, às vezes, aconteciam algumas coisas que nos deixavam cansados e chateados, coisas do dia a dia, eles logo faziam brincadeira daquilo, para deixar tudo mais tranquilo”, relembra Vilma. 

Há três anos, Vitalina se foi, mas os ensinamentos aprendidos nesse período por todos da família ficou.

Depois da partida de sua mãe, Vilma decidiu doar todas as roupas e utensílios de cuidados de Vitalina para quem realmente precisava e foi então que visitando a Casa de Repouso, que atende freiras aposentadas, e o Hospital/Lar Nossa Senhora das Graças na Providência de Deus, que ela percebeu, que além dos bens materiais, ela poderia contribuir muito mais com sua presença e dedicação de estar ali. “Gostaria muito que essa consciência de cuidar dos nossos velhinhos brotasse em todos. É muito bom saber que com suas palavras, um simples gesto de carinho, você pode amenizar a dor de alguém”, sensibiliza.

Palavras de afeto

Em suas visitas, Vilma lida com senhores e senhoras que carregam consigo diferentes bagagens de vida, alguns as famílias não visitam com frequência, outros a memória recente lhes faltam, e para cada um ela tem um jeito especial de tratar. “Quando me falam que os parentes não estão vindo ver eles, eu já logo arranjo uma desculpa que justifique a ausência, sem machucar e que conforte o coração”, conta com ternura. 

Além das visitas, Vilma ainda recolhe doações de mantimentos, roupas e acessórios, junto aos seus vizinhos, parentes e amigos para distribuir nas instituições que ela vai semanalmente. Ela revela que ainda encontra tempo para fazer aulas de piano e aprender uma nova arte. “Tinha um piano em casa e resolvi aprender. Estou ainda nas primeiras lições, não sei nenhuma música, estou na fase dos exercícios com as notas, mas estou gostando muito”, nos inspira Vilma, prova viva que dentro de suas possibilidades, com atitude simples, é possível transformar o mundo, o mundo de um João, o mundo de um José, de tantas Marias, da Anita, de outras tantas Cidas, Luzias… 

Se cada um de nós promovermos o bem, que seja apenas no seu entorno, a transformação pode acontecer no mundo inteiro. Para conhecer mais sobre os projetos que a dona Vilma participa e saber como ajudar é só entrar em contato nos telefones abaixo:

Hospital/Lar Nossa Senhora das Graças na Providência de Deus – Tel.: (17) 3212-9064

Instituto Missionário de Promoção e Assistência Social – Tel.: (17) 3232-6732

Associação Espirita Allan Kardec – (17) 3235-2226

E é com essa história inspiradora que desejamos a todos os nossos parceiros, colaboradores e leitores muitas Notícias do Bem nesse ano que chega para promover, celebrar e contar. Até 2017!!!

Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem

Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

30/12/2016

28/12/2016 12:06

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *