Conheça mulheres do Bem ao redor do mundo

ELAS EM DESTAQUE

Pesquisamos mulheres que fizeram história pelo mundo

Durante muito tempo, as mulheres não tinham seus direitos reconhecidos. Elas não podiam votar, estudar ou trabalhar e a única coisa que lhes cabia era cuidar da casa e dos filhos. Felizmente, muita coisa mudou em grande parte do mundo graças à luta de mulheres que deram suas contribuições sociais, culturais, políticas e científicas. Seja por ajudar pessoas necessitadas, por lutar pelo direito de ir à escola, por se dedicar à ciência, por enfrentar um exército na guerra ou por realizar outras coisas importantes para a sociedade, elas merecem nossa homenagem. Por isso, preparamos um material especial para o Bem no Mundo para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Sabemos que muitas outras também deveriam estar aqui, mas escolhemos algumas para representar a força e a determinação feminina, características capazes de mudar o mundo.

Malala Yousafzai (Paquistão)

Malala

Malala é a mulher mais jovem a ser contemplada com um Prêmio Nobel da Paz. Levou um tiro na cabeça quando tinha apenas 14 anos, isso só porque queria ter o direito de estudar. Depois disso virou referência e símbolo de força e hoje em dia luta pelos direitos das mulheres e pela educação.

Valentina Tereshkova (Rússia)

Valentina

Essa foi a primeira mulher a viajar para o espaço, em 1963, na missão Vostok VI.

Marie Curie (Polônia)

Marie

A primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel da Paz – duas vezes-, a polonesa ficou famosa graças às suas pesquisas sobre radioatividade e é conhecida como a mãe da Física.

Rosa Parks (Estados Unidos)

Rosa

Rosa Parks foi símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos durante os anos 60. Parks ganhou fama após ter recusado ceder lugar no ônibus a um branco, no ano de 1955.

Joana D’arc (França)

Joana

Joana D’arc nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431 (época medieval). Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Descendente de camponeses, gente modesta e analfabeta, foi uma mártir canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva.

Princesa Isabel (Brasil)

Princesa

Nascida no Rio de Janeiro, Isabel foi a herdeira presuntiva do Império do Brasil com o título de Princesa Imperial. Foi cognominada a Redentora por ter, através da Lei Áurea, abolido a escravidão no Brasil.

Madre Teresa de Calcutá (Republica da Macedônia)

Madre

Agnes Gonxha Bojaxhiu conhecida como Madre Teresa de Calcutá foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada por muitos como a missionária do século XX,tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome deSanta das sarjetas.

Diana (Inglaterra)

Diana

Nascida Diana Frances Spencer foi a primeira esposa de Charles, Príncipe de Gales, filho mais velho e herdeiro da Rainha Elizabeth II. A princesa Diana tornou-se bastante conhecida e admirada por apoiar projetos de caridade, tanto antes como depois de seu divórcio. Ela foi madrinha de mais de cem instituições sociais e organizações de caridade e ajudava especialmente campanhas contra minas terrestres e combate à AIDS e foi presidente de hospitais especializados no tratamento de câncer. Por seus trabalhos filantrópicos, Diana recebeu diversos prêmios, entre eles o Nobel da Paz.

Jeanne Manford (Estados Unidos)

Jeanne

A professora e ativista Jeanne Manford, foi uma das primeiras mães que apoiou seu filho gay durante passeatas pelos direitos dos homossexuais em meados de 1970  e co-fundou o “Parents, Families and Friends of Lesbians and Gays (PFLAG), com o qual ela foi premiada em 2012 com a Medalha de Cidadão Presidencial.

Texto: Vania Nocch/ Notícias do Bem
Pesquisa: João VItor Boni/ Notícias do Bem

09/03/2016

08/03/2016 16:11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *