Estão abertas as inscrições para a Oficina de Iluminação Cênica, com Matheus Brant, vencedor do Prêmio APCA 2024, uma das premiações mais respeitadas do país. A atividade é oferecida pela Companhia Azul Celeste, de Rio Preto, e conta com a realização do Edital Retomada, da Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Clique aqui para fazer sua inscrição.
A oficina aborda a iluminação como linguagem narrativa de um espetáculo e tem como proposta provocar e entender iluminação teatral também como desenho de sombras.
Usando como exemplo o espetáculo “Desfazenda”, do Coletivo O Bonde, um dos destaques do FIT Rio Preto 2023, as aulas fornecem elementos técnicos, teóricos e conceituais para a concepção de um projeto de iluminação.
Com o objetivo de colocar as pessoas participantes em situação prática a fim de realizar suas próprias escolhas, a oficina discorre sobre toda cadeia envolvida em um projeto de desenho de luz, sendo:
• Diferenças entre equipamentos (Fresnel, Par, Elipsoidal, PC, Set Light, Moving Wash/Beam/Spot, etc.)
• Como fazer um mapa de luz (Ângulos de incidência, posicionamento dos refletores, luz como espaço)
• Utilização das cores na iluminação cênica (filtros, temperatura de cor e reflexos)
Nas aulas presenciais são realizados exercícios práticos de luz em um espaço cênico, buscando experienciar alterações luminotécnicas. “A iluminação tem um papel fundamental no espetáculo, pois é responsável por criar atmosferas, tensões e colaborar com a dramaturgia da obra. Para iluminar uma peça ou um show é preciso conhecimento técnico e conceitual sobre a estética que está sendo abordada”, explica Jorge Vermelho, ator e diretor da Companhia Azul Celeste.
Serviço
Oficina de Iluminação Cênica
Com Matheus Brant
23/04 (terça), 30/04 (terça) e 02/05 (quinta) – on line
04 e 05/05 (sábado e domingo) – presencial, em São José do Rio Preto/SP.
Telefone e Whatsapp – (17) 3064-8916
Autoclassificação indicativa: 16 anos
Vagas: 20
Produção: Companhia Azul Celeste – 35 anos
Realização: Funarte | Ministério da Cultura |Governo Federal
Esta atividade é integrante do projeto Companhia Azul Celeste 35 anos – Resistência, Arte e Cultura no Interior.
Foto: Ricardo Boni/Divulgação