DOUDOUS
Desenhos ganham vida em exposição inédita
Desenhar é uma das melhores formas de exercitar a imaginação das crianças. Por meio dos desenhos é possível mostrar sentimentos, sonhos. Em cada traço, as crianças revelam seus gostos, suas cores prediletas, seus ídolos, seus heróis.
E foi em busca dessa imaginação, dessa revelação de sentimentos, da simplicidade das crianças, que a empresária Ayla Farias, da empresa de entretenimento infantil Brincar, idealizou a exposição Doudou que está em cartaz no Riopreto Sopping, em São José do Rio Preto, e pode ser visitada até este domingo, dia 30.
A produção da exposição começou na captação dos desenhos. Ayla e sua equipe passaram horas nas instituições Amicc – Associação dos Amigos da Criança com Câncer – e do Rancho de Luz – dando papeis e lápis de cor para 30 crianças criarem seus desenhos. O resultado foi fantástico ao ver como cada criança tem sua imaginação, seu traço, seu jeito de se expressar por meio de fadas, bruxas, personagens de jogos, de séries infantis, animais.
Esses 30 desenhos foram encaminhados para a equipe de criação do Empreendedorismo Artesanal do Iscei – Instituto Sócio Cultural e Esportivo Ielar. O desafio foi transformar cada desenho em um Doudou –palavra francesa que significa objeto o qual a criança se afeiçoa.Diferentemente dos brinquedos tradicionais e produzidos em larga escala, cada um levou cerca de 12 horas para ficar pronto, pois foram reproduzidos da forma mais fiel possível ao desenho, respeitando detalhes, expressões, cores e formas.
“Nós, adultos, olhamos mas não enxergamos os desenhos das crianças. Quando uma criança desenha, transfere para o papel sua percepção do mundo, desejo, alegria e fantasia. Elas tornam visíveis seus sentimentos, como se o desenho fosse uma radiografia”, analisa Ayla Farias, idealizadora do projeto e proprietária da Brincar.
Após o período da exposição, todos os brinquedos serão entregues para os seus respectivos criadores, proporcionando para as crianças um momento único de poder brincar com um boneco exclusivo, que não vende nas prateleiras das lojas de brinquedos. Quem quiser ter o seu próprio Doudou pode encomendar na exposição das 14h às 20h com a equipe do Empreendedorismo Artesanal do Iscei. Depois do dia 30, as encomendas devem ser feitas pela Brincar no telefone (17) 99646-5859.
Inspiração
O trabalho de transformar desenhos em brinquedos é praticado em algumas partes do mundo como em Portugal, pela designer e artesã Ana Correa. Ayla conta que sempre observou os desenhos do filho e das crianças que atende em seus eventos e festas, como pequenas obras de arte. O filho, Yuri, tem o costume de desenhar, recortar e colar no papelão desenhos que viram seus brinquedos. Quando se deparou com este projeto da artesã portuguesa na internet, teve a ideia. “Acho o máximo desenhos das crianças, o fato de o meu filho brincar com seus desenhos e ao conhecer essa possibilidade, desejei poder fazer igual para muitas crianças. Graças aos parceiros, conseguimos realizar este sonho”.
Texto: Fernanda Peixe / Noticias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Noticias do Bem
25/10/2016
25/10/2016 16:17