Exposição apresenta histórias inspiradoras de mulheres com diagnóstico de câncer em Rio Preto

OUTUBRO ROSA

Exposição apresenta histórias inspiradoras de mulheres com diagnóstico de câncer em Rio Preto

 “Um dia eu descobri um carocinho e esse carocinho foi a retirada da mama toda”, esse é o começo da história da dona de casa Aparecida Guimarães de Souza sobre sua experiência ao ser diagnosticada com câncer de mama. O que pode parecer triste é na verdade o início de um relato inspirador de uma das integrantes do grupo de apoio Laços de Vida, que desde 2012, vem ajudando mulheres de São José do Rio Preto/SP, como a dona Aparecida.

“Eu passei por todo o processo de tratamento, teve a quedinha de cabelo, a quimioterapia, teve tudo. Nisso, já está com dois anos e meio que eu fiz a cirurgia. Muita gente passa mal, só que graças a Deus eu não me senti mal. Quando eu soube que estava doente, eu não me apavorei. Eu tive bastante  apoio da família e mesmo antes de fazer a cirurgia eu comecei a frequentar as reuniões do grupo de apoio. Aqui cada uma conta sua experiência em relação à doença, cada uma sente de um jeito e vai dando apoio uma para a outra. Tem que acreditar e confiar. Hoje, tudo tem curam, só não tem cura para quem não tem fé”, nos ensina Aparecida.

O grupo Laços de Vida nasceu com o objetivo de disponibilizar um local de troca de experiências entre as mulheres com diagnóstico de câncer de mama e oferecer apoio e orientação, fortalecendo o tratamento. Para isso, quinzenalmente, sempre às terças-feiras, a partir das 14h, acontecem reuniões, onde são promovidas palestras com profissionais multidisciplinares, sobre diversos temas, para esclarecimento de dúvidas das pacientes, além da troca de experiência entre as participantes. As atividades do Laços de Vidas são feitas no Centro de Atendimento Especializado em Saúde da Mulher (CAESM), localizado na Avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto, 1960, no bairro, Jardim Conceição, em Rio Preto.

Qualquer mulher, independente da idade e local onde foi diagnosticada, pode participar das reuniões do grupo Laços de Vida. “Quando o paciente tem o diagnóstico de uma doença grave, como o câncer, pode ter uma tendência a ter depressão, ter um comportamento de isolamento social, ter medo. Essa interação e essa discussão que o grupo traz de falar sobre a doença, sobre o diagnóstico, tratamento e a reincidência, isso tudo vai fortalecendo a pessoa. Inclusive, tem pesquisas que mostram uma relação entre a questão do sistema imunológico e o paciente que se livra de uma depressão. Um paciente deprimido, geralmente, fica com um sistema imunológico fraco, por isso a importância desse fortalecimento emocional”, ressalta a psicóloga Sandra Mara dos Santos.

No grupo, as mulheres têm a chance de serem ouvidas e ouvir de quem vive ou já viveu o diagnóstico de câncer. “Diferente da ajuda do profissional, que dá o apoio médico, elas passam por esse problema juntas, criando um vínculo de amizade. Uma vai trocando experiência com a outra, vai falando o que para ela melhorou e isso é levado leva para a vida toda. Algumas já até acabaram o tratamento e elas continuam a vir nas reuniões, isso é muito bom para elas na parte emocional e social”, reforça a assistente social Viviana Glagliardi Delboni.

PROJETO SUPERAÇÃO

Neste mês, como parte das ações da campanha Outubro Rosa, o Laços de Vida está promovendo, no CAESM, a mostra fotográfica “Projeto Superação”, que traz a história, em forma de um breve relato de como foi a descoberta e o enfrentamento do câncer de mama pelas pacientes atendidas. Para quem quiser conhecer, a exposição, que é aberta ao público, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Se você é ou conhece alguma paciente com câncer de mama em Rio Preto que queira participar do grupo, entre em contato no CAESM pelo telefone (17) 32125 1847. Caso você não seja de Rio Preto, busque informações na unidade pública de saúde do seu município e veja as ações que você possa participar em sua cidade que vão te ajudar nesse processo de tratamento e cura.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos na década de 1980 com o objetivo de conscientizar, principalmente as mulheres, sobre os fatores de risco, proteção e medidas de detecção precoce do câncer de mama e de útero, doenças que atingem milhões de mulheres em todo o mundo. Entre 2009 e 2014, o número de casos de câncer de mama no Brasil aumentou 13,4%, representando uma taxa de aumento de mais ou menos 2% ao ano. Ao todo, são 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Daí a importância da conscientização.

Em São José do Rio Preto/SP, desde o início do mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Grupo de Amparo aos Doentes com AIDS (GADA) e Conselho Municipal de Saúde, realizou diversas atividades como palestras em escolas e empresas, distribuição de material educativo em supermercados, feiras-livres, exposição fotográfica, encaminhamentos para exames em unidades básicas de saúde, rodas de conversa, caminhada, noites preventivas, orientações em sala de espera, visitas para orientação em salões de beleza, entre outras. Para saber mais sobre a programação, acesse o site da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto.

Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem

Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

23/10/2016

23/10/2016 23:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *