Fazer o bem sem olhar a quem

DIA NACIONAL DA CARIDADE

Fazer o bem sem olhar a quem…

Hoje, dia 19 de julho, é comemorado o Dia Nacional da Caridade. A data, estipulada há 50 anos, pela Lei de número 5.063, tem como intuito difundir e incentivar a prática da solidariedade. A caridade, termo derivante da palavra caritas, que vem do latim e significa afeto pode ser compreendida como sentimento ou ação de amor desinteressado ao próximo, de altruísmo.

Para celebrar a data, o Notícias do Bem conta a história do trabalhador autônomo Lupércio Ferraz e do professor de educação física Anderson José Leoncio que perceberam na caridade um caminho de transformação e felicidade.

Quando o amor ao próximo está em nós

Desde pequeno, Anderson ouvia seus pais dizerem que ele iria ser padre ou trabalharia em alguma profissão que praticasse a caridade, pois ajudar ao próximo era uma coisa tão natural para ele, vivida nas pequenas coisas do dia a dia, que não tinha como não notar. A “profecia” dos pais não se concretizou por completo. Anderson até tentou seguir a ordem Franciscana, mas logo percebeu que não tinha vocação para o celibato. Mesmo “sem ser padre” ele viu que poderia praticar o bem de várias maneiras e assim o fez.

No ano de 2001, Anderson, junto com alguns amigos de um grupo de jovens da igreja que ele frequentava, fundou o projeto GAMOR – Grupo Amigo dos Moradores de Rua -, em que preparam e distribuem alimentos para quem vive nas ruas de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. “Queríamos desenvolver um projeto que realmente ajudasse quem estava precisando. Percebemos que já havia muitas ações em hospitais, creches, asilos e que não tinha nenhuma sendo desenvolvida com moradores de rua, por isso a ideia do GAMOR”, explica o professor de educação física.

Durante muito tempo, o projeto foi desenvolvido quase que diariamente, noite afora, dando não só comida para o corpo físico àqueles que necessitavam, mas alimentando a alma de todos os envolvidos com esperança. O GAMOR inspirou diversas outras iniciativas pela cidade e Anderson e seus companheiros notaram que a ajuda chegava quase todos os dias aos moradores e que muitas vezes até sobrava alimentos. “Rio Preto é muito acolhedora com todos que chegam. Temos muitos grupos de apoio, muitos religiosos que desenvolvem atividades assistenciais. Verificamos que praticamente todos os dias da semana havia alguma iniciativa sendo feita com os moradores de rua e que apenas no domingo é que não acontecia. Sendo assim, atualmente, uma vez por semana, aos domingos, nos reunimos na mesma casa em que nos encontrávamos, há 15 anos, na rua 25 de janeiro, 493, para organizar os alimentos recebidos e distribuir a quem precisa”, ressalta.

Anderson conta que, todas as semanas, eles ajudam cerca de 150 pessoas, que estão nas ruas. Mas a boa ação do professor de educação física não acaba por aí. Muito além de ajudar a quem já estava em uma situação de risco, Anderson queria desenvolver algum projeto que desse uma oportunidade para prevenir que “a rua” virasse a realidade de jovens carentes. Foi então que, em 2007, ele criou um “braço” do GAMOR e, usando sua expertise, como professor de educação física, viu no esporte, por meio de aulas gratuitas de futsal, uma maneira disso acontecer.

No projeto, a inclusão social é a base de tudo, por isso, participam meninos de famílias humildes e outros que possuem melhores condições de vida, sem distinção. “Assim que iniciamos o projeto, vimos que alguns meninos não tinham nem tênis para jogar bola, por meio da inclusão social, propomos que aqueles que tinham mais condições doassem um par de sapatos para que fosse usado pelos colegas que não tinham, estimulando a ajuda ao próximo de uma maneira efetiva”, revela Anderson.

ATodos os sábados, alunos de 6 a 12 anos, das 14h30 às 18h, se reúnem para as aulas de futsal que acontecem na sede do Conselho Tutelar da Zona Norte, em Rio Preto, e as segundas e quintas-feiras, meninos de 13 a 19 anos, têm aulas, das 20h30 às 22h, no Centro Social do Eldorado.

Anderson vê em sua dedicação ao próximo o sentido da vida. Para as tantas pessoas que  foram atendidas pelos projetos que ele realiza, a sua dedicação é motivo de transformação e esperança.  “Eu tenho muita fé nas pessoas. Eu acredito que a caridade é a fé em obra. Não há fé sem caridade”, ressalta.

Os projetos da GAMOR estão precisando de apoio com mais voluntários, com materiais para as aulas de futsal, doações que ajudem os meninos atendidos a participarem de campeonatos pelo estado e se desenvolverem ainda mais nas atividades, além de doações de comida para a distribuição aos moradores de rua. Para ajudar entre em contato pelo telefone (17) 98206 3411.

O despertar para a caridade

Há 10 anos, o trabalhador autônomo Lupércio Ferraz, do bairro alto Rio Preto, promove o projeto “Só por Deus” em que, duas vezes por semana, organiza, junto a uma equipe de voluntários, um café da manhã no ambulatório do Hospital de Base de Rio Preto (HB).

Todos os dias, milhares de pessoas são atendidas no HB e em sua maioria são pessoas carentes e o café da manhã para alguns é a refeição do dia. “Me senti tocado pela causa, ver as pessoas passando por problemas sérios de saúde e com um pão e leite trazer um pouco de felicidade é muito tocante”, comenta.

A distribuição da ceia matinal começa cedo, às 7h15, mas antes disso, muito mais cedo, tudo já foi organizado por uma equipe que varia de 15 a 20 voluntários. Quando o café não é organizado pelos voluntários do “Só por Deus”, outros grupos da cidade promovem o banquete, que com simplicidade e carinho, literalmente, fortalecem a quem precisa.  “Se cada um fizesse um pouquinho, seria tudo diferente”, ressalta.

Lupércio conta que já esteve em outros projetos sociais, mas que se encontrou mesmo nas atividades do “Só por Deus”. “Para te dizer a verdade, eu não acordo cedo para nada, mas nos dias em que vamos fazer o café da manhã, levanto às 4 da manhã, feliz e contente”, revela Lupércio. “Penso que se tivesse passando pelas dificuldades que as pessoas que atendemos estão passando, eu gostaria que alguém me ajudasse, pois me sentiria confortado em ver que existem pessoas de bom coração”, explica seu gesto com a empatia.

Se quiser conhecer mais sobre a ação “Só por Deus” entre em contato pelo telefone (17) 3011 2334. “A caridade é algo pessoal, é um sentimento que vem de dentro de cada um, independente de valor, bem maior é o sentimento que eu levo para casa. Se você faz de coração, a caridade te preenche”, nos inspira Lupércio.

A CARIDADE

Você não precisa estar engajado em nenhum projeto social para promover a caridade. Pratique a caridade no seu dia a dia. Perceba, ao seu redor, o que você pode fazer para transmitir afeto. Um ato de empatia, um gesto de carinho ou mesmo um olhar caridoso para o outro pode ser transformador para quem precisa e muito mais para você! 

CURIOSIDADE: O Dia Internacional da Caridade é comemorado em 5 de setembro, a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da Resolução 67/105, de 2012. A escolha do dia 5 de setembro é uma homenagem ao aniversário da morte da missionária albanesa Madre Teresa de Calcutá.

Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem 
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

19/07/2016

19/07/2016 14:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *