Guaraci, Ribeirão Preto, Barretos e Olímpia recebem espetáculo ‘Vereda da Salvação’

Cia. Beradeiro, de Rio Preto, inicia nesta quinta (2) as últimas apresentações do projeto dedicado a Jorge Andrade


De quinta-feira (2) a domingo (5), a Cia. Beradeiro, de Rio Preto, leva o espetáculo “Vereda da Salvação” a Guaraci, Ribeirão Preto, Barretos e Olímpia, encerrando a circulação do projeto No Rasto de Jorge Andrade. A iniciativa homenageia o centenário de nascimento do dramaturgo, que é um dos mais importantes do teatro brasileiro, celebrado no ano de 2022. Todas as sessões são gratuitas e com tradução em Libras.

Na quinta (2), 18h, a apresentação será em Guaraci, no Barteliê na Fazenda. Sexta (3), 20h, é a vez de Ribeirão Preto receber o espetáculo, na Cerâmica de São Luiz. Já no sábado (4), 19h, o trabalho chega a Barretos, que é a cidade-natal do dramaturgo, na Quadra Poliesportiva do CEU. Fechando o roteiro, no domingo (5), 20h, a companhia faz sessão em Olímpia, na Casa de Cultura.

Após todas as sessões, tem bate-papo entre artistas e público sobre o processo de criação e as temáticas levantadas pelo espetáculo, que em outubro foi apresentado em Fernandópolis, Jales e Rio Preto, cidade onde aconteceu um ensaio aberto.

Vereda da Salvação
Peça escrita entre 1957 e 1963, “Vereda da Salvação” é baseada em um fato real ocorrido em 1955, na fazenda São João da Mata, no município de Malacacheta, em Minas Gerais. Em cena, uma comunidade de trabalhadores rurais em sua busca por condições de vida minimamente dignas mergulha em uma nova crença religiosa, a fim de encontrar o que acredita ser o caminho da libertação.

O espetáculo é resultado das pesquisas do grupo sobre o realismo poético de Jorge Andrade e sobre os aspectos fundamentalmente coletivos e sociais da obra. O caso que inspirou a obra envolveu a morte de quatro crianças supostamente “possuídas pelo demônio”. À época, diante o ocorrido, a comunidade foi atacada e baleada pela polícia da fazenda durante um banho de batismo. O fato acabou considerado um surto sociorreligioso.

A montagem da Cia. Beradeiro traz em sua estética a utilização do coro, com 16 atores em cena, evidenciando o coletivo e a comunidade que se encontra presa a esse lugar e seus acontecimentos, fortalecendo e potencializando o realismo poético da obra.

Dirigida por Fabiano Amigucci e Fagner Rodrigues, a montagem tem no elenco Andrea Capelli, Beta Cunha, Christina Martins, Daiane Souza, David Balt, Deivison Miranda, Esmeraldina Reis, Ester Carvalho, ESu Maiê, Geovanna Leite, Giovana de Paula, Jessica Paladino, Nathalia Navarro, Pietra Borges, Simone Moerdaui (também assistente de direção) e Vladmir Coelho. O cenário é de Léo Bauab, figurinos de Adbailson Cuba e iluminação de Luis Fernando Lopes.

“A importância de apresentar este espetáculo se dá principalmente pela urgência de discutir sobre o que pode ocorrer quando a coletividade, subtraída de senso crítico, dá suporte e poder a líderes que colocam suas ideologias acima das necessidades dos demais e dos direitos humanos. Vereda da Salvação, além de ser uma obra de grande relevância social, é um texto referência para qualquer amante e estudante da arte”, considera a equipe artística.

Oficina
Além das apresentações, durante a circulação é oferecida a oficina “Jogos e improvisos no Processo Criativo”. Durante a atividade, artistas da Cia. Beradeiro propõem experimentações práticas acerca da obra e seus aspectos sociais e religiosos. A ideia é tratar dois extremos trazidos no espetáculo: de um lado, a crença e o misticismo exacerbado, do outro, a terra batida e o trabalho.

Ribeirão Preto recebe a atividade na sexta (3), 15h, na Cerâmica de São Luiz. No domingo (5), a oficina acontece em Olímpia, no mesmo horário, na Casa de Cultura. A participação é gratuita e sem necessidade de inscrição. Em outubro, a ação foi levada a Jales.

Outras ações
O Projeto No Rasto de Jorge Andrade compreende também uma roda de conversa online com o professor e pesquisador Eduardo Catanozi a respeito de Jorge Andrade, com previsão de ser disponibilizada ainda em novembro, no canal do YouTube da Cia. Beradeiro.

Catanozi é doutor em Letras, com a tese “Atrás do rasto da enunciação de ‘Rasto atrás’ de Jorge Andrade”, defendida em 2002, na Unesp.

Outra ação é um vídeo documental sobre o projeto, com previsão de divulgação até dezembro.

O projeto é viabilizado pelo Edital Nº 02/2022 do ProAC Expresso, modalidade “Teatro / Circulação”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado.

Serviço
Espetáculo “Vereda da Salvação”, da Cia. Beradeiro
Após as apresentações, tem bate-papo com o público

Dia 2/11, quinta, 18h: Guaraci.
Local: Barteliê na Fazenda (Rodovia Armando Sales de Oliveira, Km 468) Gratuito. 60 minutos. 16 anos. Tradução em Libras. Distribuição de ingresso 1h antes.
Parceria: Barteliê na Fazenda e Cabana Paulista

Dia 3/11, sexta, 20h: Ribeirão Preto
Local: Cerâmica de São Luiz (Rua Municipal, 2-30, Ipiranga)
Gratuito. 60 minutos. 16 anos. Tradução em Libras. Distribuição de ingresso 1h antes.
Parceria: Viva Cidade, Coletivo Quintessência e Debis Gaia

Dia 4/11, sábado, 19h: Barretos
Local: Quadra Poli Esportiva CEU (Rua Zaiden Geraige, 873, Jardim Soares)
Gratuito. 60 minutos. 16 anos. Tradução em Libras. Distribuição de ingresso 1h antes.
Parceria: Prefeitura de Barretos, Coletivo Quintessência e Debis Gaia

Dia 5/11, domingo, 20h: Olímpia
Local: Casa de Cultura (Rua São João, 942, Beneficiencia)
Gratuito. 60 minutos. 16 anos. Tradução em Libras. Distribuição de ingresso 1h antes.
Parceria: Prefeitura da Estância Turística de Olímpia e Tiago Louzada

Oficina “Jogos e improvisos no Processo Criativo”, com artistas da Cia. Beradeiro
Dia 3/11, sexta, 15h: Ribeirão Preto
Local: Cerâmica de São Luiz (Rua Municipal, 2-30, Ipiranga)
Gratuito. Sem necessidade de inscrição.
Parceria: Viva Cidade, Coletivo Quintessência e Debis Gaia

Dia 5/11, domingo, 15h: Olímpia
Local: Casa de Cultura (Rua São João, 942, Beneficiencia)
Gratuito. Sem necessidade de inscrição.
Parceria: Prefeitura da Estância Turística de Olímpia e Tiago Louzada

Foto: Victor Natureza/Divulgação



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *