Histórias da periferia ganham espaço e levam prêmio

VISIBILIDADE E EMPODERAMENTO

Histórias da periferia ganham espaço e levam prêmio

Na periferia de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, existe um projeto social que transforma vidas por meio da música que daria um bom livro, porém as histórias que acontecem lá se transformaram em um documentário. Trata-se do “As Valquírias”, um projeto para atender meninas que se encontram em risco de vulnerabilidade social e que acharam na música uma outra visão para a vida.

Documentario“Meninas que perderam pais, mães, tios e primos para o tráfico, que não tinham com quem morar, que sofreram abuso, preconceito e racismo. Perspectiva era a ultima coisa que tinham, só a certeza de um futuro sem oportunidade. Mas, no projeto, encontraram o que faltava para preencher essa falta de esperança. Elas aprenderam que podem ser o que quiserem. Estamos juntos na música e no coração, é isso que as Valquírias representam”, e é com essas palavras que Amanda Oliveira descreve o projeto no documentário “As Valquírias – A música como resgate social”, que foi produzido pelas estudantes do 2° ano de jornalismo, Letícia Borsari e Stephanie Borges. As meninas que realizaram o documentário para um trabalho de faculdade dizem ter conhecido As Valquírias através de uma indicação de uma professora.

AsAs histórias que elas encontraram no Instituto são tão fascinantes que o documentário ganhou o Prêmio de Produção Audiovisual para Mídias Digitais no Intercom Sudeste, que aconteceu mês passado, no Rio de Janeiro, garantindo assim a vaga na disputa nacional pelo prêmio. “É indescritível, todo mundo que acompanhou, sabe como estamos envolvidos com as Valquírias e poder levar o nosso trabalho para o Intercom Sudeste e ser reconhecido é algo muito grandioso. Agora, estamos esperançosos e muito mais confiantes para disputar a Nacional” diz Stephanie. As meninas ficaram tão próximas do projeto que Letícia foi convidada para ser a segunda secretária do As Valquírias, e fala que mais importante que o prêmio, foi a vivência que toda a equipe adquiriu, “Nós conseguimos sentir e transmitir a realidade delas, a vida delas. Começamos a entender o que elas passavam, quais dificuldades as afligiam e ficamos muito próximos delas. As Valquírias me ensinaram muito.”

O documentário concorreu com outras quatro faculdades da região Sudeste do Brasil e agora disputam o prêmio nacional no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – que é o maior congresso de comunicação da America Latina, e acontece em Curitiba, de 4 a 9 de setembro. As estudantes disputarão agora contra outras faculdades do país inteiro, fazendo assim As Valquírias exemplo de força e determinação, só que agora, nacionalmente conhecidas. Para essas meninas, o céu é o limite.

Texto: João Vitor de Boni / Notícias do Bem

05/07/2017

05/07/2017 12:56

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *