Instituto As Valquírias realiza noite de homenagem às mulheres empreendedoras

O PODER DAS MULHERES

Instituto As Valquírias realiza noite de homenagem às mulheres empreendedoras

O Instituto As Valquírias prestará uma homenagem especial a mulheres que inspiram e fazem a diferença em suas respectivas áreas. Foram escolhidas ao todo 51 mulheres empreendedoras, que serão homenageadas com um troféu a ser entregue na noite desta terça-feira, dia 22 de agosto, no Zero Grau Choperia.

A cerimônia contará com a presença da atriz, escritora e youtuber Kenia Maria, eleita pela ONU Mulheres Brasil, este ano, a primeira defensora dos Direitos das Mulheres Negras no mundo. Ela será uma das homenageadas com o Prêmio “Mulheres Empreendedoras de Destaque”.

Ao lado de Juliana Paes e Camila Pitanga, Kenia Maria faz parte de um grupo comprometido em promover a igualdade de gênero e a eliminar a violência contra as mulheres ao redor do mundo.

A iniciativa da ONU foi criada em 2010 e o papel de Kenia é o de apoiar os organismos intergovernamentais a pensar o papel da mulher negra na formulação de políticas e padrões que regem a nossa sociedade.

Despertando sonhos

AmandaCriado em novembro de 2007, em Rio Preto, o Instituto As Valquírias é uma organização da sociedade civil que se dedica a dar oportunidade a crianças, jovens, idosos e seus familiares que se encontram em risco de vulnerabilidade social e emocional. O objetivo é proporcionar formas de enfrentamento, pela educação e apoio psicossocial, de três questões desafiadoras instaladas na zona norte da cidade: tráfico de drogas, trabalho infantil e prostituição.

Para atingir essa meta, o instituto estruturou-se em três frentes: a Banda Musical, o Instituto Social e a Escola de Empreendedorismo. São 13 comitês em ação atualmente com 11 projetos em andamento, impactando diretamente 1,8 mil famílias por mês e, indiretamente, cerca de 32 mil pessoas por ano.

“As Valquírias” foi criado e é liderado pela empreendedora social Amanda Oliveira, para quem “educar pessoas é a única forma de provocar a mudança necessária na vida das pessoas atendidas” pelos projetos. Não por acaso, “Educando uma menina, podemos educar uma nação” é uma espécie de lema da entidade.

“As meninas chegam ao Instituto machucadas (física e psicologicamente) por terem sofrido abuso, por terem perdido suas mães – não raras vezes, mães que estão presas –  ou por serem rotuladas como meninas que não vão virar nada, justamente por morarem em bairro que é cercado pelo tráfico de drogas e pela prostituição”, relata.

AmandaDe acordo com Amanda, é necessário um trabalho permanente de educação emocional, tão fundamental que deveria ser inserido na grade curricular das escolas. “Educação emocional é promover o olho no olho, a mudança real, que acontece quando você olha nos olhos dessas meninas e pergunta qual é o sonho que carregam. Elas têm o sonho adormecido e pensam que sonhar é algo que está muito distante da realização. Nosso objetivo é exatamente o de despertar aquele sonho que está adormecido”, explica Amanda.

O papel do Instituto é fazer com que essas meninas, jovens e mulheres tenham a sua autoestima reconstruída. “Procuramos mostrar que se a gente nasceu na pobreza, não quer dizer que tenhamos que viver com ela a vida toda. Nascer pobre é ter o poder de construir, de desenvolver a resiliência, de ampliar nossa empatia, além de termos em nós o espírito coletivo, da ajuda mútua. O mundo é de todo mundo e temos que descobrir como podemos contribuir para melhorar a vida do outro”, enfatiza.

Por meio do empoderamento e do empreendedorismo, “As Valquírias” ensinam como lidar com as questões da vida e com as adversidades. “Não importa de onde você vem, mas pra onde vai. Temos esse poder em nós, de mudar nossa história, o que precisamos é despertá-lo. O que não podemos é ser estatística para o poder público. Essas pessoas merecem educação de qualidade, moradia digna, alimentação de qualidade, ainda que muitos não notem ou só prestem atenção no que é negativo. O que trazemos é o novo, uma nova oportunidade”, diz Amanda.

Segundo ela, um dos pontos centrais do Instituto é fazer com que jovens e adolescentes despertem para o seu potencial e tenham a consciência de que o poder transformador reside dentro delas. “É comum ouvir pessoas elogiando a beleza dessas jovens e querendo saber em que escola de samba vão desfilar, quando a pergunta deveria ser em qual escola vão estudar, qual curso na faculdade vão fazer. Nosso remédio para lidar com isso é olho no olho e uma simples frase dita a todas elas: Eu acredito em você”, conta Amanda.

Quem quiser saber mais sobre o Instituto As Valquírias pode ligar para (17) 991085451.  Digitando o nome da entidade no Facebook você conhece um pouco sobre as atividades que realiza.

texto: Marival Correa / Notícias do Bem

fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem e Lucas Gabriel / Divulgação

21/08/2017

21/08/2017 15:45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *