Mamaço, musicais, dança , teatro, palestras, oficinas marcam Semana Mundial do Aleitamento

SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO

Mamaço, musicais, dança , teatro, palestras, oficinas marcam a data

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da criança, de 30 de julho a 5 de agosto, acontece a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Este ano, o tema é “Amamentação: chave para o desenvolvimento sustentável”. Para marcar a data, diversas ações serão realizadas, simultaneamente, em todo o mundo, e o Notícias do Bem traz para você algumas ações que serão realizadas em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, confira a programação da Semana Mundial do Aleitamento:

Atividade na Praça

Neste sábado (30/07), a Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto, em parceria com o Banco de Leite Humano e Unimed, promove uma série de ações na praça Rui Barbosa, no centro da cidade. Entre as atividades previstas estão um ‘mamaço’, evento em que várias mulheres amamentarão seus bebês ao mesmo tempo, além de apresentações musicais, dança e teatro, palestras, oficina de papinha, entre outras atividades.

O evento também conta com apoio do Rotary Clube Novo Cinquentenário, Fundo Social de Solidariedade, UNIP, FAMERP/FUNFARME, Austa, Grupo de Escoteiros Fênix, Grupo de Escoteiros Impeesa dos Grandes Lagos, Irmãs de Gaia – Grupo de Apoio ao Parto Humanizado.

A abertura será realizada às 9h, com Lian Gong, técnica oriental em 18 exercícios que trata e preveni síndromes doloridas no pescoço, nos ombros, na região lombar e nas pernas, além de outras doenças crônicas. Também acontecerá a apresentação da fanfarra do Grupo de Escoteiros Impeesa, apresentação de Dança do SESI, mamaço promovido pelo Grupo Irmãs de Gaia, além de teatro e atividades com o grupo de escoteiros Fênix.

Outras ações

Ainda na programação da semana, está prevista para segunda-feira, dia 01/8, a palestra “Atualização em Aleitamento Materno”, que será ministrada pela médica neonatologista do Hospital Leonor Mendes de Barros, Andrea Fernandes, que será realizada na Sociedade de Medicina de Rio Preto, localizada na alameda Dr. Oscar de Barros Serra Dória, 5661, na Vila São Manoel. Voltada para profissionais de saúde, a palestra será realizada entre 19h e 21h. As inscrições podem ser realizadas por meio do email  [email protected].

No dia 2 de agosto (terça-feira), o Grupo Austa exibirá o documentário Microbirth, que aborda o nascimento numa ótica completamente inovadora: por meio da lente do microscópio.  A exibição, às 19h30, é gratuita, aberta à comunidade, e as inscrições (limitadas) podem ser feitas no link http://bit.ly/austa-aleitamento. A apresentação do filme acontece no auditório do Austa, na Rua Murchid Homsi, 1385.

Na quarta-feira (3/08), será a vez de uma oficina de papinha, que será realizada entre 13h30 e 15h30, na Adra (Rua Frei Arcanjo, 201, no Parque da Cidadania). Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente nas unidades de saúde do Distrito 2A. Serão ofertadas 30 vagas.

Na quinta-feira, dia 4/8, acontece a palestra do pediatra e atual presidente da Academia Brasileira de Pediatria, o médico José Martins Filho, que será realizada a partir das 20 horas, também na Sociedade da Medicina. O evento é gratuito e não é necessária inscrição prévia.

O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Nele estão contidos proteínas, vitaminas, gorduras, água e outros nutrientes necessário para o desenvolvimento da criança nos primeiros meses de vida. Especialistas em primeira infância, revelam que a amamentação também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, pois promove uma forte ligação emocional com a mãe, transmitindo segurança e carinho.

BANCO DE LEITE

Em Rio Preto, para incentivar o aleitamento materno, a Secretaria de Saúde mantém nas Unidades Básicas de Saúde orientações, por meio de reuniões periódicas, orientam as futuras mamães sobre os benefícios da amamentação, como deve ser a alimentação da criança, bem como os principais cuidados com os bebês. Para as mamães que não conseguem amamentar ou àquelas que queiram doar leite, o município também possui o Banco de Leite Humano, em funcionamento desde 2008, localizado na avenida dos Estudantes, 1886. Para saber como doar ou receber leite, entre em contato com o Banco de Leite pelo telefone 3214-3422

Reportagem: Redação/ Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem


29/07/2016

29/07/2016 13:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *