Mirassol comemora Dia da Árvore

Mirassol comemora Dia da Árvore

Projeto mobiliza alunos para um novo olhar sob o meio ambiente

Durante esta semana, várias cidades do Brasil promovem ações em comemoração ao Dia da Árvore e à chegada da Primavera. Em Mirassol, está programada uma atividade para marcar esta data com o envolvimento de 40 alunos da rede pública de ensino.

Na sexta-feira (21), eles farão uma visita na Área de Preservação Permanente (APP) – onde foram plantadas 280 mudas no Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) – primeira etapa do projeto “Crescendo Juntos” uma realização da Sanessol e dos departamentos de Meio Ambiente e Educação da cidade. Esta ação consiste na segunda etapa do projeto para as crianças acompanharem o crescimento das árvores.

Além da visita, as crianças participarão de um bate-papo com o assessor de Meio Ambiente da Prefeitura de Mirassol, Hermes Gelsi, sobre a importância da preservação do meio ambiente e o papel das árvores nesse processo. Na ocasião, os alunos vão conhecer a nascente do rio São José dos Dourados – responsável pelo abastecimento de água de uma parte do município – e receberão mudas de Ipês Brancos com folhetos informativos de como realizar o plantio de forma correta. “Essas programações voltadas ao meio ambiente despertam o senso crítico nas crianças, colaborando para a formação de cidadãos conscientes”, explica Mirian Sampaio, gerente operacional da Sanessol. Para Hermes, esse projeto é muito importante para revitalizar áreas de APP devido ao plantio de árvores nativas.

As escolas participantes do projeto “Crescendo Juntos” são: Bartyra de Aquino Noronha, Matiel Pires, Cândido Brasil Estrela, Darcy Amâncio, Lúcia Medina Estrela Olivério, Maria Panza, Lauro Rocha e Wilson Paschoal. Durante o primeiro plantio, todas as árvores foram identificadas com os nomes das crianças para que elas se sintam responsáveis pelo cuidado com o meio ambiente.

As espécies plantadas foram: Abiu piloso, Açoita Cavalo, Amendoim Bravo, Angico Branco, Angico Vermelho, Aroeira, Angico do Cerrado, Balsaminho, Capixingui, Catiguá Vermelho, Capororoca, Cebolão, Cedro, Copaíba, Embauva, Embira de Sapo, Farinha Seca, Faveira, Guatambu do Cerrado, Guava, Guapuruvu, Guaianã Grápia, Ingá do Brejo, Ipês Roxo, Branco do Brejo, Louro Pardo, Mamica de Porca, Maçaranduba, Pau de Angu, Pau Ferro, Pau D’alho, Pindaíba Reta, e Sapuva.

19/09/2018

19/09/2018 10:48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *