Finalistas da 64ª edição foram anunciados pela CBL nesta terça (8), e premiação será no próximo dia 24
A Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora do Prêmio Jabuti, divulgou, nesta terça (8), os nomes dos cinco finalistas de cada categoria da 64ª edição do evento, dividida em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
A próxima e última etapa, dia 24 de novembro, será a de divulgação dos vencedores, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti 2022, que será no Theatro Municipal de São Paulo. O local foi escolhido para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, que também foi realizada no teatro. Para homenagear esse marco cultural do País, o conceito visual do Prêmio Jabuti foi inspirado na arte de rua brasileira, antropofágica por definição.
Entre os indicados na categoria de melhor romance literário estão nomes como Natalia Borges Polesso (“A extinção das abelhas” – Companhia das Letras) e Tatiana Salem Levy (“Vista chinesa” – Todavia). Aliás, somente mulheres foram indicadas nesta categoria, completando-se com Andréa Del Fuego (“A pediatra” – Companhia das Letras), Micheliny Verunschk (“O som do rugido da onça” – Companhia das Letras) e Aline Bei (“Pequena coreografia do adeus – Companhia das Letras).
Clique aqui e confira a lista completa dos finalistas do 64º Prêmio Jabuti de Literatura.
A cerimônia do Prêmio Jabuti 2022 é fechada para convidados, mas o público poderá assistir ao evento, que terá transmissão ao vivo pelo canal da CBL no Youtube. Esta, que é a 64ª edição do Jabuti, volta a ser presencial e teve recorde de inscritos: 4.290 livros, um aumento de 25% em relação a 2021.
“O Jabuti é uma celebração da riqueza literária do Brasil. O prêmio é também a coroação de 12 meses de trabalho incessante da CBL em favor do livro e de tudo o que ele representa para a cultura de um país”, comemora Vitor Tavares, presidente da CBL.
O prêmio
Realizado desde 1958, o Prêmio Jabuti consolidou-se como a mais importante premiação nacional do livro e é referência no cenário cultural brasileiro. Patrimônio cultural do País, o Prêmio é responsável por reconhecer e divulgar a literatura, as artes e as ciências feitas no Brasil, com a valorização de cada um dos elos que formam a cadeia do livro, sempre em diálogo com os diversos públicos leitores e, junto com eles, assimilando as mudanças da sociedade.
Texto: Harlen Felix / Divulgação
Fotos: Divulgação / Prêmio Jabuti – Renato Parada; Lívia Pasqual IC;