Mulheres dominam as indicações de melhor romance do Prêmio Jabuti

Finalistas da 64ª edição foram anunciados pela CBL nesta terça (8), e premiação será no próximo dia 24

Andréa Del Fuego – Foto: Divulgação

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora do Prêmio Jabuti, divulgou, nesta terça (8), os nomes dos cinco finalistas de cada categoria da 64ª edição do evento, dividida em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.

A próxima e última etapa, dia 24 de novembro, será a de divulgação dos vencedores, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti 2022, que será no Theatro Municipal de São Paulo. O local foi escolhido para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, que também foi realizada no teatro. Para homenagear esse marco cultural do País, o conceito visual do Prêmio Jabuti foi inspirado na arte de rua brasileira, antropofágica por definição.

Natalia Borges Polesso Foto_Lívia Pasqual IC

Entre os indicados na categoria de melhor romance literário estão nomes como Natalia Borges Polesso (“A extinção das abelhas” – Companhia das Letras) e Tatiana Salem Levy (“Vista chinesa” – Todavia). Aliás, somente mulheres foram indicadas nesta categoria, completando-se com Andréa Del Fuego (“A pediatra” – Companhia das Letras), Micheliny Verunschk (“O som do rugido da onça” – Companhia das Letras) e Aline Bei (“Pequena coreografia do adeus – Companhia das Letras).

Clique aqui e confira a lista completa dos finalistas do 64º Prêmio Jabuti de Literatura.

A cerimônia do Prêmio Jabuti 2022 é fechada para convidados, mas o público poderá assistir ao evento, que terá transmissão ao vivo pelo canal da CBL no Youtube. Esta, que é a 64ª edição do Jabuti, volta a ser presencial e teve recorde de inscritos: 4.290 livros, um aumento de 25% em relação a 2021.
“O Jabuti é uma celebração da riqueza literária do Brasil. O prêmio é também a coroação de 12 meses de trabalho incessante da CBL em favor do livro e de tudo o que ele representa para a cultura de um país”, comemora Vitor Tavares, presidente da CBL.

Micheliny Verunschk – Foto Renato Parada

O prêmio

Realizado desde 1958, o Prêmio Jabuti consolidou-se como a mais importante premiação nacional do livro e é referência no cenário cultural brasileiro. Patrimônio cultural do País, o Prêmio é responsável por reconhecer e divulgar a literatura, as artes e as ciências feitas no Brasil, com a valorização de cada um dos elos que formam a cadeia do livro, sempre em diálogo com os diversos públicos leitores e, junto com eles, assimilando as mudanças da sociedade.

Texto: Harlen Felix / Divulgação
Fotos: Divulgação / Prêmio Jabuti – Renato Parada; Lívia Pasqual IC;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *