Mulheres sauditas não precisarão mais da permissão dos homens para estudar ou buscar assistência médica

IGUALDADE DE GÊNERO

Mulheres sauditas não precisarão mais de permissão para estudar ou buscar assistência médica

A manchete pode parecer surreal para muitos, mas é a realidade de milhões de mulheres no mundo…

…aos poucos, a Arábia Saudita – o segundo maior país Árabe do mundo, localizado na Àsia, com cerca de 30 milhões de habitantes, destes em torno de 45% mulheres – está aderindo aos movimentos sociais e políticos modernos, ainda mais quando o assunto é igualdade de gênero. O rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud, anunciou, neste mês, que as mulheres serão finalmente autorizadas a trabalhar, estudar e procurar assistência médica sem a necessidade do consentimento do homem. O país tem cerca de 30 milhões de habitantes, desse total em torno de 45% são mulheres.

MulheresA agência oficial de noticias da Arábia Saudita – SPA informou que o decreto real de Salman bin Abdelaziz pede aos órgãos estatais que revejam a lei num prazo de três meses, desde a emissão do mesmo. Isso permitirá que milhões de mulheres comecem a trabalhar no setor privado e público, busquem educação e explorem tratamentos médicos sem precisar de autorização por escrito de pai, irmão, marido ou filho assim tenham mais liberdade!

A decisão vem após anos de luta em que a nação rompeu barreiras históricas, como a realização da primeira eleição em que as mulheres foram autorizadas a votar. Um total de 20 mulheres foram eleitas para cargos públicos depois que o rei Abdullah concedeu às mulheres o direito de ocupar cargos e participar das eleições locais em 2011.

O país também começou a afastar-se da dependência do petróleo após o recente anúncio de um plano de energia renovável de US $ 50 bilhões. A Arábia Saudita planeja aproveitar 10 gigawatts de energia renovável até 2023 através da construção de várias usinas eólicas e solares em todo o país.

Fonte: GoodNews

Tradução: João Vitor Boni / Notícias do Bem

09/05/2017

09/05/2017 12:30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *