Novo espaço na Casa das Janelas é ponto de encontro de amantes do Vinil

BOLACHÃO

Novo espaço na Casa das Janelas é ponto de encontro de amantes do Vinil

No começo dos anos 60 até o fim dos 90, os vinis invadiam as casas, festas e baladas. Fãs esperavam ansiosos os lançamentos de suas bandas favoritas e ídolos, o que muitas vezes não chegavam tão facilmente no Brasil. A globalização dos vinis foi acontecendo e, aos poucos, o que ficou acessível foi substituído por CD, que hoje já nem é tão comercializado e vem desaparecendo devido à internet e às plataformas de streaming como Spotify, Deezer, Apple Music, entre outros.

As décadas foram passando, as vendas caindo, os vinis não eram mais fabricados, mas os colecionadores fiéis continuaram com os seus acervos e coleções e resistindo às novas tecnologias, rodavam suas “bolachas” em vitrolas.

Depois de um tempo de esquecimento pelas gravadoras e pelos artistas, os vinis estão voltando para o mercado com força total. Artistas como Criolo, The XX e Lorde lançaram recentemente seus novos álbuns em vinis para a alegria de quem adora e para a surpresa da nova geração, na qual muitos nunca nem mesmo tinham visto um vinil antes.

Lauro,De olho neste mercado, a Casa das Janelas inaugurou o Antiguinho onde os clientes podem trocar, comprar ou, até mesmo, ouvir um som no vinil. O Antiguinho é uma parceria entre o idealizador da Casa das Janelas, o poeta Ubirathan do Brasil e Lauro José Bruno, que sempre teve contato com o vinil e tem mais de mil vinis em sua coleção.

“O que eu gosto nos vinis vai desde a qualidade do som, que é muito superior aos formatos digitais, até a experiência sensorial que só o LP te proporciona. Desde manusear o disco, apreciar a capa, ter contato com o encarte. Tudo isso faz do momento especial, sua atenção fica diretamente na música e em todos esses detalhes que o vinil tem”, conta Lauro colecionador de vinis desde 2010.

Com o espaço na Casa das Janelas, Lauro também fala sobre a aproximação de outros colecionadores que vão trocar, vender ou apenas compartilhar ideias sobre vinis e conta que, além da troca de conhecimento, acaba conhecendo novos sons. Para Lauro, vinis raros dependem do ponto de vista de cada colecionador, em sua coleção ele considera raro o S.P/ 73, do cantor Hareton Salvanini que é prensagem da época, o que torna o LP mais difícil de ser encontrado. Quanto aos preços, ele diz que é relativo e depende muito de onde você compra.

AntiguinhoNo Antiguinho, tem venda, compra e troca de LPs, livros e objetos antigos. O horário de funcionamento é de quarta a sexta-feira, a partir das 15 horas, junto com o bar e café da Casa da Janelas. Nos finais de semana, o sebo fica aberto conforme a programação da Casa. Alguns dias da semana, há programação especial de happy hour com músicos da cidade. O espaço também recebe exposições de artistas da cidade e está aberto para eventos literários. A Casa das Janelas fica na Rua João Teixeira, 346 e o telefone para o contato é 17 991509515.

Texto: João Vitor de Boni/Notícias do Bem

Fotos: Ricardo Boni/Notícias do Bem

Antiguinho

26/07/2017

26/07/2017 10:59

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *