Núcleo 2 faz transmissão ao vivo com 15 horas de duração e 57 artistas

LIVE ARTÍSTICA

Núcleo 2 faz transmissão ao vivo com 15 horas de duração e 57 artistas

Coletivo multimídia de pesquisa e fusão de linguagens artísticas, o Agrupamento Núcleo 2, de São José do Rio Preto (SP), abre neste sábado (20/06) as comemorações pelos seus 15 anos de trajetória, a serem completados em fevereiro de 2021, lançando-se ao desafio de permanecer 15 horas ininterruptas em uma transmissão online. A programação especial “15 Anos em 15 Horas” será transmitida ao vivo pelo Facebook e pelo canal do YouTube do Agrupamento Núcleo 2. Na ocasião, o coletivo também lançará seu novo site (nucleo2.com.br).

EnsaiosA live fará um retrospecto da história do grupo por meio de nove bate-papos temáticos e contará com a participação de 57 artistas falando diretamente de suas casas, no decorrer das 15 horas de duração. Além de São José do Rio Preto, os artistas participam das cidades de São Paulo, Campinas e João Pessoa (PB).

Entre os participantes estão os fundadores do Núcleo 2 e diversos parceiros artísticos e provocadores que contribuíram com o trabalho do coletivo durante sua trajetória. É o caso do diretor teatral, cenógrafo e performer Marcelo Denny, que também é professor do Departamento de Artes Cênicas da Eca-USP, provocador na construção do espetáculo multimídia “Galeria para Cemitérios” (2018), que mistura teatro, dança, instalação e audiovisual. Outro nome presente na programação é Clayton Mariano, diretor teatral e fundador do grupo Tablado de Arruar, responsável pela provocação no projeto multimídia “Processo: Metamorfose” (2011), por meio do qual o Núcleo 2 começou sua pesquisa sobre a fusão de linguagens artísticas.

A programação “15 Anos em 15 Horas” terá início ao meio-dia, com o bate-papo “Fundação do grupo: 15 anos depois, os artistas fundadores se reencontram”, com Ana Gabi, Bhá Prince, Bruna da Matta, Cássio Henrique, Jef Telles, Laís Iracema, Larissa Maceno, Letícia Tomazella, Rafael Sertori, Simbah Freitas, Silvia Negrini e Robson Calabio. 

Outros projetos

O especial “15 anos em 15 horas” abrirá uma série de projetos que o Agrupamento Núcleo 2 irá desenvolver ao longo do segundo semestre de 2020. Em julho, o grupo lançará a instalac&#807,aõo multimi&#769,dia online “Jardins do Fotúreto”, projeto vencedor do Edital ProAC 10/2019 – “Produção de Exposições de Artes Visuais.”

O Núcleo 2 também promoverá nos próximos meses a segunda edição da “Winchester – Performance Mostra”, envolvendo 16 artistas/coletivos de São José do Rio Preto, pela primeira vez online, evento viabilizado pelo Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Rio Preto. Outro projeto deste segundo semestre é a obra “Abismo”, adaptada para internet, com estreia prevista até dezembro.

“Nesse momento de pandemia, encontramos novas possibilidades de acesso à arte através do virtual, inaugurando uma nova proposta de encontro com o público prestes a completarmos 15 anos de trajetória”, diz Jef Telles, diretor e um dos fundadores do Núcleo 2.

PROGRAMAÇÃO:

12h – Fundação do grupo: 15 anos depois, os artistas fundadores se reencontram
Com Ana Gabi, Bhá Prince, Bruna da Matta, Cássio Henrique, Jef Telles, Laís Iracema, Larissa Maceno, Letícia Tomazella, Rafael Sertori, Simbah Freitas, Silvia Negrini e Robson Calabio.

O15h – Teatro expandido: 2009 dá início a uma intensa pesquisa com a linguagem audiovisual
Com Cássio Henrique, Clayton Mariano, Fernando Macaco, Jef Telles e Nathalie Gingold. 

17h – Cinema experimental: em 2010, a imersão no audiovisual abre portas para outras timelines
Com Alexandre Estevanato, Cássio Henrique, Fernando Macaco, Guilherme Di Curzio, Hunfrey Borges, Jef Telles, Ramiro Rodrigues e Vinicius Dall’Acqua. 

18h30 – Hibridismo de linguagens: 2013, da terra à tecnologia. Qual é a arte das artes que se encontram?
Com André de Araújo, Cássio Henrique, Jef Telles, Marina Rico, Murilo Gussi, Vinicius Francês e ­Wagner Orniz. 

20h – Lives para ninguém: Em 2015, nasce o Ensaios para Ninguém, divisor de águas na trajetória do Núcleo 2
Com Alisson Bernardes, André Fernandes, Cássio Henrique, Daniela Honório, Danilo Oliveira, Jef Telles, Jorge Etecheber, Matheus Leonel e Vinicius Francês. 

21h30 – Processo criativo: 2018, fôlego e Galeria. Como é a labuta do conceito a apresentação?
Com Daniela Honório, Jef Telles, Luis Fernando Lopes, Marcelo de Castro, Marcelo Denny, Ronaldo Celeguini e Vinícius Francês. 

23h – As cidades dentro de Nós: Em qual universo estamos estacionados nesse momento?
Parte 1
Com Bruno Cavalcanti, Daniela Honório, Harlen Félix, Homero Ferreira, Isaac Ruy, Jef Telles, Ubirathan do Brasil e Vanessa Cornélio. 
Parte 2
Com Alexandre Manchini, Angélica Zignani, Cintia Cotes, Felipe Murbak, Jef Telles, Leo Bauab e Tiago Mariusso.

0h30 – O virtual do agora: No ápice da pandemia, o que é arte não presencial?
Com Daniela Honório, Daniel Santo Forte, Jef Telles, juny kp!, Marcelo Matos, Marcelo Nogueira e Tauane Santo Forte.

1h30 – Jardins do amanhã: Quais são os novos caminhos possíveis para o fazedor de poesia no futuro?
Com Andrea Capelli, Daniela Honório, Douglas Novais, Fagner Rodrigues, Jef Telles, Jorge Vermelho e Zé Tomaz. 

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Graziela Delalibera
18/06/2020

18/06/2020 12:04

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *