ESPECIAL DIA DO TRABALHO
Crianças falam sobre o verdadeiro sentido do trabalho
Nós, aqui do NOTÍCIAS DO BEM, ficamos pensando, analisando e pesquisando qual seria a pauta perfeita para o Dia do Trabalho. Muitas boas histórias vieram em nossas cabeças, mas entre uma conversa e outra, decidimos ouvir quem realmente sabe das coisas: as crianças!
Ah, como elas são encantadoras, inspiradoras. Mesmo tão pequeninas, são donas de corações gigantes. Seus desejos, suas ideias, seus sonhos de trabalho se resumem a um único objetivo: escolher uma profissão para ajudar, comover e sensibilizar o próximo.
E foi lá, no meio do Jardim Paraíso, na zona Norte de São José do Rio Preto, que encontramos, entrevistamos e aprendemos com uma turma de onze crianças e jovens. Nossa pergunta foi uma só: “O que você quer ser quando crescer?” O questionamento foi nosso, porém as respostas nos mostraram que quem cresce de verdade somos nós, adultos tão pequenos perto da grandeza da resposta de uma criança. A ‘fofura’ é tão grande que resolvemos antecipar a nossa homenagem. O Dia do Trabalho é só no domingo, dia 1º de maio, mas nossa matéria é o destaque desta sexta-feira para inspirar o final de semana!
Maquiadora e manicure: “A maquiagem transforma uma mulher não só por fora. Quando uma mulher se vê linda, ela se sente feliz”. É essa transformação que move o sonho de Luana. Desde bem pequenina, seu passatempo predileto se resume às cores e aos brilhos dos batons, sombras e esmaltes. Mal ela sabe que o brilho maior está nos seus olhos e na certeza que ela nos passou de que ganhará sua vida maquiando, esmaltando e transformando a vida de muitas mulheres!
Professora: Quando eu olho para os meus professores, os vejo como super-heróis de verdade”. Foi entre uma aula e outra que o desejo de ser professora surgiu na vida da pequena Bianca. Para ela, ser professor é a mais linda das profissões. O trabalho dos sonhos dela é poder ensinar uma criança a ler escrever para que ela possa viajar e se divertir pelas páginas dos fantásticos livros infantis.
Doutora: “Eu quero ser doutora”. Como não se emocionar com um depoimento deste vindo de uma garotinha de apenas cinco anos. Mais lindo ainda foi ouvir que ela quer ser pediatra para ter o poder de fazer uma criança voltar a sorrir. Quer uma roupa branca linda, aqueles aparelhinhos mágicos que ouvem o coração, o ouvido e veem os olhinhos e a garganta.
Marceneiro: “Quero mudar vidas”. Foi daí que começou nossa conversa com o Cleiton. Um garoto que tem os olhos cheios de esperança e a certeza de que seu trabalho dos sonhos é ser marceneiro. Para ele, o maior desejo é construir com suas mãos e seu esforço uma mesa para que uma família possa sentar e jantar com conforto e uma cama para que uma pessoa possa ter uma excelente noite de sono. E seu objetivo já começou a ser traçado. Cleiton é aluno da Escola de Marcenaria “Antonio Marcato” do Iscei – Instituto Sócio Cultural e Esportivo Ielar.
Professor de Ciências – Dono de um sorriso incrível, Pedro só tem uma certeza nesta vida: ele quer ser professor de Ciências para poder ensinar, passar tarefa e aprender com os seus futuros alunos. Ele jura ser um bom aluno e promete, com um sorriso largo, ser um professor ainda melhor!
Dançarina: “A dança me inspira, me faz feliz”. É esse sentimento que move Iasmin na certeza de que seu trabalho ideal é ser uma dançarina. Cada passo, cada som, cada ritmo a motiva ainda mais a seguir em frente em suas aulas de dança contemporânea, passando pelo balé, samba rock, dança de rua, entre outros gêneros. Histórias inspiradoras, como da dançarina e coreógrafa de Bauru que ficou conhecida como Beyoncé Cover, Fran Manson, fazem Iasmin acreditar que dançar será muito mais que seu hobby: “Será o meu trabalho”.
Clínica Geral: “Só sei de uma coisa: eu quero é recuperar vidas”. Esse é o pensamento da futura clínica geral: Dra. Ana Júlia. Desde seus cinco anos ela desejou curar doenças, fazer a diferença. Quando ela crescer, seu consultório será sempre onde o paciente precisar, quebrando fronteiras e salvando vidas como um super-herói.
Modelo: O sonho de Taisa é estampar páginas das revistas de moda. Porém, mais do que viver o glamouroso mundo das modelos, ela quer viajar o mundo, ganhar seu dinheiro e então poder ajudar sua família! Se depender da sua vontade, do seu sorriso encantador e dos seus olhos lindos, ela vai longe. E nós torcemos para ela conquistar o mundo com o seu desejo de ajudar quem sempre esteve ao seu lado.
Jogador de futebol – “Vou ser um jogador de futebol”. A convicção deste garoto nos inspirou. Corintiano “roxo”, Gustavo vai longe com suas habilidades de atacante. Em sua carreira, ele já planeja passar por grandes times como Corinthians, Barcelona e Real Madrid. Quando perguntamos o motivo deste sonho, ele fez um “gol de placa” em nosso coração: “Quero ser um grande jogador para voltar na minha comunidade e ajudar a minha família”.
Veterinário: Foi o amor por seus cachorros que despertaram no Christian o desejo de ser um grande veterinário. Apaixonado por seus companheiros, Negão e Beethoven, sonha em se formar e cuidar dos muitos cachorros abandonados que vivem nas ruas das cidades. E nós, que amamos cães, ficamos com uma certeza: é muita fofura para uma criança só!!!
Cantora: “A música desperta vários sentimentos”. Esta afirmação é da futura cantora Alarice. Com estilo de vocalista, voz grave e olhos brilhantes, ela nos contou que seu trabalho será nos palcos. Integrante do projeto social As Valquírias – que transforma a vida de meninas da periferia por meio da música -, ela se inspira em musas como Ivete Sangalo, Rihanna e Demi Lovato. “O poder de cada música é o que me fascina”.
Texto: Fernanda Peixe / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem
29/04/2016
29/04/2016 10:44