Arte
Os múltiplos estilos de Edson Ramos em Santo de Casa, no Riopreto Shopping
Spray, aquarela, látex, tinta acrílica, caneta e esmalte de unha. Edson Ramos prossegue, até o próximo dia 17 de setembro, no Riopreto Shopping, com a exposição “Santo de Casa”. O artista mostra toda sua pluralidade criativa para compor uma alquimia ao mesmo tempo sacra e profana e mandar seu recado, no inconfundível estilo do graffiti: santo de casa pode, sim, fazer milagre!
Edson é rio-pretense. Autodidata, conheceu a arte em forma de grafite no ano de 2002. A inspiração que o despertou para o universo criativo contido em latas de spray surgiu ao passar por um muro com diversos desenhos e escritas. “Fiquei encantado e procurei me informar mais sobre o assunto. Participei do Projeto Cidadão, onde tive minhas primeiras aulas e depois fui pra rua testar minhas habilidades. E lá se vão 15 anos aprimorando minha arte, com pesquisas não só no grafite como na arte em geral. Hoje tenho meu próprio ateliê, minha marca, e na bagagem viagens nacionais e internacionais”, conta o artista.
O processo de criação para as telas de “Santo de casa” foi também uma motivação para experimentações. Edson começou a trabalhar recentemente com aquarela e, ao fazer uma releitura de imagens sacras, optou por uma mescla de estilos. “Fui além do spray e até mesmo da aquarela. Pra chegar ao resultado que eu queria busquei até outras formas alternativas, com caneta, látex e esmalte de unha. É um novo olhar sobre o meu próprio trabalho, num momento em que vivo minha melhor fase criativa”, diz Edson.
O sincretismo religioso a serviço da arte salta em suas telas, materializando sua própria fé e as influências que têm de suas origens e do lugar onde cresceu e vive até hoje, na zona norte de Rio Preto. São Jorge, Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora Aparecida, também o Divino Espírito Santo, surgem em cores e contornos únicos, com a marca indelével do artista. “São imagens que vi durante toda a minha vida e que me levaram a fazer essa releitura utilizando vários estilos. Tem muito de mim neste trabalho, porque eu sou assim, não tenho um estilo único. Meu trabalho está relacionado a fases da minha vida”, afirma Edson.