credito-Washington-Alves-MPIX-CPB.

Paratleta de Rio Preto é bicampeão no lançamento de disco em Tóquio

Claudiney Batista dos Santos repete o feito da Rio-2016 e conquista novo ouro nas Paralimpíadas

O brasileiro Claudiney Batista dos Santos, representante de São José do Rio Preto, conquistou na noite deste domingo (29/8) o ouro no lançamento de disco nos Jogos Paralímpicos de Tóquio (Japão). Com um lançamento de 45m59, ele quebrou o recorde paralímpico e repetiu o feito da Rio-2016, quando também chegou ao lugar mais alto do pódio. O paratleta ainda tem uma medalha de prata da modalidade, conquistada nos Jogos de Londres em 2012.

Em entrevista a um canal esportivo, ele afirmou: “Estava muito bem preparado e deu certo, sou bicampeão paralímpico. Estou muito feliz. Todo o trabalho desses 5 anos foi coroado. É algo ímpar!”

Competindo na classe F56, Claudiney detém o recorde mundial da modalidade, com 46,68 metros, e tem outras conquistas na carreira, como a medalha de ouro no Mundial Dubai 2019. Nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019 (Peru), ele foi ouro no lançamento de disco e prata no lançamento de peso. Já no Parapan-Americano de 2011, em Guadalajara (México), foi ouro no arremesso de disco e no lançamento de dardo e prata no arremesso de peso. A classe F56 abrange atletas com sequelas de poliomielite, lesão medular e amputação. O paratleta representante de Rio Preto precisou amputar a perna esquerda em 2005, depois de sofrer um acidente de moto.

Ivan Feitosa / Pref. Rio Preto / Divulgação

Em julho deste ano, Claudiney fez uma visita ao gabinete do prefeito Edinho Araújo, acompanhado do secretário de Esportes Fabio Marcondes e do esportista e presidente do CAD (Clube Amigos dos Deficientes), Paulo César dos Santos, conhecido como Jatobá. Eles presentearam o prefeito com uma jaqueta e uma camisa da Seleção Brasileira.

Texto: Daniel Martins / Secretaria de Comunicação Pref. Rio Preto / Divulgação
Fotos: Washington Alves/MPIX/CPB (foto capa) e Ivan Feitosa / Secretaria de Comunicação Pref. Rio Preto / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *