Peça Terra abaixo, Rio acima chega neste fim de semana a Promissão, Marabá Paulista e Euclides da Cunha

Terra abaixo, Rio acima

Espetáculo de rua da Cia Cênica encerram circulação pelo ProAC neste fim de semana

O espetáculo de rua Terra abaixo, Rio acima, da Cia. Cênica, companhia teatral sediada em São José do Rio Preto/SP chega nesta sexta-feira, sábado e domingo (23, 24 e 25/8) às cidades de Promissão (Noroeste Paulista), Marabá Paulista e Euclides da Cunha (Pontal do Paranapanema). Nas duas primeiras cidades, as apresentações serão realizadas nos assentamentos Dandara, às 18h, e Governador André Franco Montoro, às 15h, respectivamente. Em Euclides da Cunha, a Escola Estadual Bairro Santa Rita do Pontal, na zona rural, recebe o espetáculo, às 14h. Com música tocada e cantada ao vivo pelo elenco, a peça é itinerante, com plateia e elenco caminhando juntos por cerca de 150 metros. 

Depois de cada apresentação, haverá bate-papo com o público. As apresentações são gratuitas e têm a parceria do MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e da Coprocam – Cooperativa dos Produtores Campesinos, e apoio do professor Marcelo de Brito e da Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema.

TerraTerra abaixo, Rio  acima é resultado de pesquisas do grupo em sua região, o Noroeste Paulista, e inspira-se em histórias que envolvem a construção da usina de Ilha Solteira/SP, no Rio Paraná, concluída em 1978, e em fatos históricos como a Revolta do Arranca-Capim, encabeçada por camponeses em Santa Fé do Sul/SP. A personagem principal é inspirada em Aparecido Galdino Jacintho, o Aparecidão, líder religioso na antiga cidade de Rubineia/SP, inundada pelas águas do lago artificial da usina. Ele era conhecido na época por benzer e curar pessoas e animais e foi retratado no documentário “O Profeta das Águas”, de Leopoldo Nunes. A partir de seus estudos para criar o espetáculo, a Cia. Cênica bebeu na fonte do realismo mágico, misturou e reinventou eventos e personagens, dando espaço ao imaginário.

As três apresentações encerram a circulação viabilizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, através do ProAC (Programa de Ação Cultural). A circulação teve início em maio, com a proposta de levar o espetáculo a 12 cidades paulistas que dialogam com o universo temático abordado: o direito a terra, o desenvolvimentismo versus os modos de ser/viver/fazer tradicionais, memória e preservação ambiental. A peça já foi apresentada em Rubineia, Santa Fé do Sul, Jales, Piracicaba, Itapira, Atibaia, Ilha Comprida, Eldorado e Peruíbe. Durante a circulação, está em produção um vídeo documental que será distribuído para os grupos e comunidades parceiras, exibido na cidade-sede da Cia. Cênica e, posteriormente, disponibilizado no site do grupo. 

Conforme explica a companhia, durante sua pesquisa para a construção de “Terra abaixo, Rio acima”, seus integrantes voltaram o olhar não para os “grandes” personagens da história, cujos discursos e realizações travestem-se em ideias de “desenvolvimento”, mas para aqueles considerados “menores”, que se encontram na contramão dos fatos históricos. São povos da terra, homens e mulheres que optaram por suas raízes, por suas próprias concepções de desenvolvimento, suas próprias formas de se relacionar com a terra, com os outros seres e a natureza. Assim, o conceito do espetáculo repousa na ideia de que ainda há outros mundos possíveis.

Trajetória

“Terra abaixo, Rio acima” foi concebido em 2016 a convite do Festival Literário Paulista, em Iguape/SP, que naquele ano homenageou o escritor de literatura fantástica Murilo Rubião. Desde então, tem circulado por unidades do Sesc São Paulo, além de marcar presença em festivais, com críticas positivas, como o FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. Recentemente, a peça passou por nove cidades paulistas viajando pelo Circuito Sesc de Artes 2019.

Serviço:

Espetáculo “Terra abaixo, Rio acima”, da Cia. Cênica, seguido de bate-papo com o público

Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, através do ProAC (Programa de Ação Cultural)

Grátis

22/08/2019

22/08/2019 15:36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *