DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
Confira a programação em Rio Preto e dicas de como incentivar o hábito da leitura desde cedo
“Mamãe, conta uma história para mim…?” É quase unânime o tanto de crianças que gostam de histórias, de contos, do que foge da realidade e se torna curioso e os livros infantis são os principais responsáveis por tudo e eles são tão importantes para o desenvolvimento de uma pessoa que até ganharam uma data comemorativa.
Hoje, dia 18 de abril, celebra-se o Dia Nacional do Livro Infantil. A data não foi escolhida por acaso, nesse dia, em 1882, nascia Monteiro Lobato que, se tornou um dos principais escritores da literatura infanto juvenil brasileira criador de personagens como a Emília, a boneca de pano, entre outros. Monteiro Lobato inseria em suas histórias para as crianças e jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas do nosso folclore e ele fez tudo isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega.
O autor de obras clássicas como o Sítio do Pica Pau Amarelo foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê. Perante todo esse currículo, em 2002, criou-se a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o Dia Nacional do Livro Infantil.
OS LIVROS INFANTIS DE HOJE EM DIA
Desde as criações literárias de Monteiro Lobato até os dias de hoje, muita coisa mudou, inclusive as histórias infantis, afinal quem do Sitio do Pica Pau Amarelo iria imaginar ter um celular, se conectar à internet, participar dos grupos nas redes sociais, por exemplo?
O fato é que a internet é um mundo interativo e didático, assim como o livro, inserido no cotidiano de crianças, jovens e adultos. A internet é de mais fácil acesso e a cultura que vem se criando, talvez esteja deixando um pouco pra trás a cultura do livro de papel.
O escritor rio-pretense Leonardo Leopardo, autor do livro “O Menino que Pesadelava”, conta um pouco sobre essa transformação e os desafios dos escritores infantis contemporâneos. “Procuro trazer essa mudança para o que eu escrevo, para chamar a atenção da criança. Sempre uso técnicas que façam com que a criança fique curiosa com a nossa língua, por exemplo. Crio muitos termos, expressões e palavras diferentes, tanto que meus livros têm até glossário. Além de outra técnica, que é o distanciamento da realidade, brincando assim, com a imaginação deles”, revela o autor.
Essas técnicas usadas nas escritas dos livros infantis tem chamado a atenção dos pequenos leitores, como o estudante Pedro Caseli, de 8 anos. Desde muito cedo, Pedro já se ambientava com os livros, ele conta que lembra quando a mãe dele comprou um livro com 365 histórias e diz que adora embarcar no universo das histórias escritas. “Eu ainda não sabia ler direito, mas minha mãe lia para mim e, quando ela comprou esse livro, eu sabia que eu ia ter uma nova história toda noite antes de dormir”, relembra. Agora, Pedro já sabe ler e alterna a rotina de leitor entre livros e gibis, tanto na escola, quanto em casa.
Paula Castro bibliotecária do Senac de São José do Rio Preto, que convive com o universo dos livros diariamente, fala da importância de despertar a curiosidade da criança. “A leitura infantil faz com que a criança amplie seu vocabulário, comece a desenvolver e conhecer alguns conceitos como espaço e tempo, além da formação de leitores desde muito pequenos”, ressalta Paula.
Para comemorar o Dia Nacional do Livro, listamos diversas atividades em São José do Rio Preto de incentivo à leitura que irão acontecer esta semana. Confira a agenda, programe-se e participe! Incentive um jovem leitor a embarcar no universo dos livros!
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO LIVRO INFANTIL:
TROCA DE LIVROS
As trocas de literatura: ficção, infantil, juvenil e gibis. Devem ser de livro por livro, materiais com conteúdo didático, político ou religioso, enciclopédias, dicionários, guias e revistas não são trocados. As obras para trocas não podem ter rasuras, manchas, fungos, enfim, precisam estar em bom estado de conservação.
Data e Horário: dias 17, 18, 19 e 20 de abril, das 8h30 às 17h30
Local: Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa, no Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão, localizada na Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1, em Rio Preto.
Informações pelo telefone (17) 3202-2316
HORA DO CONTO, com a Cia Livre de Teatro
Chapeuzinho Vermelho com a temática da dengue
Data e horário: 20 de abril, das 9h às 10h
Local: Saguão da Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa. Informações: (17) 3202-2316
SUPER BAGUNÇA E SUA TURMA, de Leonardo Matos
Projeto PROAC – apresentação do DVD
Data e horário: dia 20 de abril, das 9h às 10h
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa – Informações: (17) 3202-2316
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS – UM MUNDO DE CONTOS E SEGREDOS
Data e horário: 22 de abril, às 15h30
Local: Biblioteca do Sesc Rio Preto
Inscrições gratuitas no local. 25 vagas – Além da Contação de Histórias, o Sesc Rio Preto mantém uma biblioteca com um acervo de livros, incluindo obras clássicas e novos autores, para consultar e levar para casa por até duas semanas., Acesse o link Sesc Rio Preto para saber mais.
BIBLIOTECA SENAC SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
A biblioteca do Senac Rio Preto é aberta ao público, com obras literárias infantis e adultas, além de uma gibiteca. O horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 21. aos sábados, da 8h as 14h. Mais informações acesse Senac Rio Preto.
Reportagem: Andressa Zafalon / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem
PARA GOSTAR DE LER – Confira 10 dicas de como incentivar a leitura nas crianças:
1. Escolha uma hora bem calma – procure um lugar e uma hora tranquila e sente-se com um livro. Dez a quinze minutos por dia é suficiente.
2. Faça da leitura um prazer – A leitura precisa ser algo prazeroso. Sente com seu filho. Tente não fazer pressão se ele ou ela estiverem indispostos. Se a criança perder interesse, faça algo diferente.
3. Mantenha o fluxo – Se ele pronunciar uma palavra errada, não interrompa imediatamente. Ao invés disso, dê a oportunidade para autocorreção. É melhor ensinar algumas palavras desconhecidas para manter o fluxo e o entendimento da frase do que insistir em fazê-lo pronunciar o som exato das letras.
4. Seja positivo – Se a criança diz algo quase certo no início de uma frase, tudo bem. Não diga “Não, está errado”, mas sim “Vamos ler isso aqui juntos” e dê ênfase às palavras quando pronunciá-las. Aumente a confiança da criança com dizeres positivos a cada pequena melhoria que ela conseguir. “– Muito bom! Você aprende rápido!” “– Certo! Você é muito inteligente” etc.
5. O sucesso é a chave – Pais ansiosos para que seus filhos progridam podem, erroneamente, dar livros muito difíceis. Isso pode causar o efeito oposto ao que eles estão esperando. Lembre-se “Nada faz tanto sucesso quanto o sucesso”. Até que seu filho tenha adquirido mais confiança, é melhor continuar com livros fáceis. Pressioná-lo com um livro com muitas palavras desconhecidas não vai ajudar, muito pelo contrário. Não haverá fluxo, o texto não vai ser entendido e provavelmente a criança vai se tornar relutante com a leitura. Então dê prioridade a livros de acordo com a faixa etária de seu filho.
6. Visite a Biblioteca – Encoraje seu filho a retirar livros na biblioteca pública. Leve-o até lá e mostre, com calma, tudo que ele precisa.
7. Pratique regularmente – Tente ler com seu filho todos os dias da semana. Pouco, mas frequentemente é a melhor estratégia. Os professores da escola têm um tempo limitado para ajudar individualmente a leitura dos alunos.
8. Converse com o pimpolho – Provavelmente seu filho tem um dia de leitura na escola (Se não tem, vá lá e faça com que tenha, ora). Sempre converse com ele e faça comentários positivos. Assim a criança vê que você está interessado em seu progresso e que você valoriza a leitura.
9. Fale sobre os livros – Ser um bom leitor é muito mais do que simplesmente ler palavras corretamente. O mais importante é entender e refletir sobre o que está lendo. Sempre fale com seu filho sobre o livro, sobre as figuras, sobre as personagens, como ele acha que vai ser o final da história, sua parte favorita etc. Assim você vai ver como está o entendimento dele e poderá ajudá-lo a desenvolver uma boa interpretação.
10. Varie sempre – Lembre que as crianças precisam experimentar vários materiais de leitura. Por exemplo, livros só de figuras, quadrinhos, revistas, poemas e até os jornais (mostre a ele a parte com palavras cruzadas e, claro, as tirinhas e charges).
Fonte: http://www.lendo.org/dicas-para-incentivar-a-leitura-nas-criancas/
18/04/2017
18/04/2017 12:37