Projeto Aquário, ação social e cidadania em destaque

RIOPRETO SHOPPING SOLIDÁRIO

Projeto Aquário, ação social e cidadania em destaque

Uma entidade que une ação social, cidadania e funciona como uma espécie de rede protetora de crianças e adolescentes. Assim pode ser definido o Projeto Aquário, participante da vez do Riopreto Shopping Solidário, projeto que tem como objetivo divulgar e ajudar instituições sem fins lucrativos da região. O público poderá conferir, no espaço que o Riopreto Shopping reservou especialmente para essa iniciativa, um pouco mais dessa entidade localizada na Vila Toninho.

ProjetoNesta sexta-feira, sábado e domingo (15 a 17 de setembro), troféus e medalhas, artesanato afros e em madeira e apresentação de dança elaborada a partir das poesias feitas por uma das alunas do projeto podem ser conferidos pelo público.

O Projeto Aquário – Pescando Vidas foi criado em 10 de março de 2014, a partir de uma ideia surgida um ano antes de um grupo de Hip Hop que primava pela utilização da cultura de rua como meio de aproximação de crianças, adolescentes e jovens com objetivo de propiciar uma ação social entre os envolvidos e suas famílias.

O conceito ideológico materializou-se em um espaço doado por um morador da própria Vila Toninho, região de Rio Preto considerada de altíssimo risco social, carente de equipamentos de educação, saúde, esporte e lazer.

Além de moradores do bairro, também atende os garotos do Brejo Alegre, Estância Jockey Clube, Nova Veneza, Engenheiro Schmitt, Cidade Jardim, Cristo Rei, Cambuí e Amizade e Lealdade. A associação é dirigida e supervisionada pelo Renato Oliveira, que tem como aliados a cultura, o esporte, a prática pedagógica como uma forma de alternativa ao tráfico e consumo de drogas que são fatores muito presentes nos bairros atendidos.

O Projeto Aquário é uma organização sem fins lucrativos e inclui atividades para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, adultos e terceira idade, como: futebol, karatê, capoeira, jiu jitsu, violão, ginástica, dança de rua, de salão, jazz, axé, zumba, além de monitores-aprendizes, contadores de histórias e voluntários. As atividades acontecem em um espaço de cultura, esporte, saúde e lazer, com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes.

O propósito de tornar os seus integrantes “visíveis à sociedade” e com autoestima tem surtido um efeito bastante positivo, possibilitando a essas pessoas construir novas histórias em seu cotidiano e identificar seu papel como cidadão.

A coordenadora social Dilceia Shirley enfatiza que o projeto necessita muito da solidariedade dos rio-pretenses, que podem colaborar apadrinhado uma criança.

Projeto“É muita dificuldade. Nosso projeto se mantém através do voluntariado e também fazemos rifas, almoços, coisas assim. Sempre que precisamos de verbas, temos que correr atrás. Para se ter uma ideia, estamos ensaiando A Bela e a Fera para apresentarmos no Teatro Nelson Castro, dia 21 de outubro, mas quase não temos recursos. Por isso é importante toda ajuda que chega”, diz Shirley.

Quem quiser colaborar ou se tornar um padrinho do Projeto Aquário, pode ligar para (17) 98162-4607.

Serviço
Riopreto Shopping Solidário
O Projeto Aquário ficará no Riopreto Shopping de 15 a 17 de setembro. Sexta e sábado das 10h às 22h, e domingo das 12h às 20h.

Projeto Aquário – Pescando Vidas | Rua 05, nº 438 – Vila Toninho | São José do Rio Preto

15/09/2017

15/09/2017 16:11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *