Projeto conserta brinquedos usados e doa para crianças carentes de Rio Preto e região

MISSÃO PAPAI NOEL

Projeto conserta brinquedos usados e doa para crianças carentes de Rio Preto e região

O Dia das Crianças está chegando e, a partir de hoje, o Notícias do Bem vai trazer para você reportagens que envolvem de alguma forma o universo dos nossos pequenos e pequenas. Abrindo nossa série de matérias, conheça o Projeto Iô Iô.

Foi com a linda missão de despertar , de forma singela, sorrisos e levar alegria para todas as crianças, que há seis o administrador e animador infantil Júnior Mauad fundou o Projeto Iô Iô, em São José do Rio Preto/SP, uma oficina que conserta brinquedos usados e doa-os para quem ainda brincou.

Júnior que, há mais de 10 anos, é voluntário da ação Xô dodói e todas as semanas visita o Hospital da Criança de Rio Preto, animando os pacientes e os envolvidos no processo de recuperação, teve a ideia de pedir brinquedos usados aos amigos e conhecidos para dar para os pequenos pacientes. A partir dessa iniciativa, ele começou a receber muitas doações, foi daí que surgiu a ideia de repaginar carrinhos, bonecas, jogos, bicicletas, que seriam descartados pelos donos originais, para distribuir a meninos e meninas que muitas vezes não teriam a oportunidade de comprar esses brinquedos.

Em ação

No Projeto Iô Iô é Natal o ano inteiro.  “Estamos sempre recebendo doações, sejam de brinquedos novos ou usados. Depois que chegam, arrumamos o que precisa ajeitar e eles ficam como novos. Recebemos cartas de crianças, pedidos de instituições e escolas e assim fazemos as doações, que não têm uma data especifica para acontecer”, revela Júnior.

A listinha do “Papai Noel” é longa e, para atender a todos os pedidos, Júnior conta com a ajuda de voluntários. A professora Paula Mauad, esposa dele, foi a primeira a abraçar a causa. Paula conta que não pensou duas vezes quando Júnior veio com a ideia do Projeto Iô Iô e que o trabalho todo é feito com muito carinho e dedicação. “O tempo que a gente se dedica é como se fosse uma terapia. É muito gratificante quando as crianças recebem as doações. Ver a alegria delas não tem preço”, ressalta.

Paula conta que desde que o projeto começou, todos os trabalhos de recuperação têm se aperfeiçoado com a ajuda da tecnologia e da sabedoria popular. “A gente pesquisa na internet para ver as dicas de como fazer para, por exemplo, arrumar cabelos de bonecas, descobrimos uma técnica que deixa o fios como novos, é muito interessante. Quando não tem jeito mesmo, a gente usa a criatividade e, em alguns casos, uma marca de caneta pode virar um belo desenho, como uma tatuagem, e assim conseguimos fazer com que o brinquedo se renove para alegrar uma outra criança”, revela.

O contador Márcio Ferreira também ajuda na missão e é um dos mais 10 voluntários do projeto. “Todas as semanas, fazemos uma triagem das doações que chegam. No meu caso, eu ajudo na parte de conserto de bicicletas que é uma atividade que gosto muito”, conta ele.

A fábrica de brinquedos

ProjetoA ideia do Júnior cresceu tanto nos últimos anos que ele organizasse um barracão para ser a oficina de brinquedos. Lá, há centenas de jogos que são arrecadados e é onde os consertos são feitos. Quem chega no local, que fica na cidade de Cedral, próximo a Rio Preto, não tem como não se impressionar. O barracão é uma verdadeira fábrica de sonhos, afinal é a partir dali que toda a mágica acontece e os motivos de sorrisos soltos de centenas de crianças estão sendo carinhosamente preparados.

Nesses seis anos, o Projeto Iô Iô distribui mais de 10 mil de brinquedos e muito mais do que isso espalhou esperança e felicidade por onde passou – seja para quem doou, para quem consertou, para quem transportou ou quem recebeu os presentes.

Se você tem brinquedos que queira doar,  alguma dica de como consertá-los, que gostaria de dividir com a turma do Iô Iô, conhece alguma criança ou instituição que precisa dessas doações ou mesmo queira conhecer de perto como tudo funciona, acesse e curta a fanpage do Projeto Iô Iô ou entre em contato pelo telefone (17) 99716 0338 e ajude o Júnior e seus companheiros de oficina a transformar o dia de uma criança.

Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

06/10/2016

05/10/2016 21:58

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *