Projeto Mãos Amigas leva amor ao próximo por meio do crochê e do tricô

LÃS DO BEM

Projeto Mãos Amigas leva amor ao próximo por meio do crochê e do tricô

Entre uma laçada de lã e uma laçada de amor, as voluntárias do projeto Mãos Amigas fazem toucas, meias, cachecóis, roupas e mantas para esquentarem quem sente frio. Os encontros acontecem sempre às quartas-feiras em uma das salas da Casa das Flores. Os encontros duram em média três horas por semana, mas sempre tem tarefa de casa para ajudar o maior número de pessoas possíveis.

ProjetoTudo começou há dois anos, quando um grupo de mulheres se reuniu para forma um Grupo de Leitura. Nesses encontros, que acontecem até hoje, elas já leram clássicos como A hora da Estrela, de Clarice Lispector, Felicidade ou morte, de Leandro Karnal e Clóvis de Barros Filho, Amor, de André Contes, e entre um livro e outro elas descobriram entre si a habilidade de fazer crochê e tricô. E o maior desafio foi quem nunca tinha tido afinidade com os novelos de lãs aprender as técnicas para agregar ao Mãos Amigas.

De lá pra cá, muita coisa aconteceu. E a cada história contada para ver o amor nos olhos de cada voluntária. Mesmo durante a entrevista para nós, do Notícias do Bem, elas não pararam de dar laçadas um minuto sequer como se tivessem pressa de doar, de ajudar, de esquentar o próximo. O grupo é formado por Maria Helena cunha Palma, Yeda Luis Arantes, Denise Caramico, Marina Morabi Arroyo, Cleni Saud, Patrícia Amaral, Neusa Maria Baptista, Cristina Prado Belentani e Lidia Baub, além de voluntárias que trabalham de suas casas para agregar ao projeto, ampliando as possibilidades de doações.

Neusa é a professora e quem dá o tom ao projeto. “Eu tive o privilégio de aprender essas técnicas com muitas pessoas, como a minha madrinha quando eu tinha apenas 14 anos, agora estou passando esses ensinamentos para alguém. Sinto que a vida não faz sentido se não ajudarmos quem precisa”, conta.

As doações já foram entregues no decorrer desses dois anos de Mãos Amigas instituições como: Lar de Idosos de Guapiaçu, Lar dos Idosos de Engenheiro Schmidt, Associação Espírita A Caminho da Luz, Lar de Bethania, Capacc, Amicc. Sapatinhos, gorrinhos e casaquinhos já chegaram até na África para aquecer crianças de zero a 12 anos. “É emocionante e recompensador ver as nossas criações, que são feitas com tanto amor e carinho, aquecendo crianças, adultos e idosos”, contam as voluntárias.

O projeto é tão transformador que mudou completamente a vida de Cleni Saud. As cores, as lãs e esses encontros a motivaram a cursar uma faculdade de Serviço Social – que era um sonho que tinha ficado lá no passado, mas foi despertado por meio do projeto.

Yeda Luis Arantes enxergou no grupo uma nova forma de vida. Ela mudou-se de Fernandópolis para São José do Rio Preto devido a uma depressão causada pela morte do filho mais velho. “E foi aqui que me senti em casa, além do projeto também faço crochê por encomenda e esse trabalho manual e estar em grupo tem sido muito importante para a minha vida”, conta.

Quem quiser participar do Projeto Mãos Amigas, pode ser voluntária colaborando com a produção ou doando novelos de lãs. O telefone para mais informações é (17) 3301-2077.

Casa das Flores

CasaBem no meio do bairro Redentora, na rua Raul Silva, no número 122 que fica a Casa das Flores – um espaço lindo e aconchegante, onde mulheres de 25 a 90 anos se encontram em grupos de leituras para debater sobre a vida, literatura e poesia. A Casa é coordenada por Lucila Papacosta Conte e Yolanda Maria Lemos Rebelato.

GrupoEm uma tarde de quarta-feira, nós encontramos um grupo de mulheres engajadas no propósito do espaço e que dividem entre si a paixão e admiração pela literatura. O grupo é formado por Rita Branbila Bega, Isabel Bassi Amaral Sil, Lúcia Mano Sanches, Marzia de Angelis Curti, Maria Aparecida Abelaira Vizotto, Adelina Buzzini da Costa Silva, Elza Vetorasso e Vivian Orsi. Para elas, estes momentos de leituras são enriquecedores para  vida toda.

A Casa das Flores fica na rua Raul Silva, 122, mais informações pelo telefone (17) 3301-2077.

Texto: Fernanda Peixe/Notícias do Bem

Fotos: Ricardo Boni/Notícias do Bem

04/11/2016

04/11/2016 09:48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *