Projeto Rio Preto Fantástica traz peculiaridades de São José do Rio Preto

NOVOS OLHARES

Projeto Rio Preto Fantástica traz peculiaridades de São José do Rio Preto

Toda cidade tem suas peculiaridades, suas curiosidades, seus segredos. E foi em busca desses pequenos detalhes, muitas vezes despercebidos, que o jornalista Raul Marques e o fotógrafo Guilherme Baffi escreveram o projeto “Rio Preto Fantástica” que conta com um livro e uma exposição – que serão lançados na noite de hoje, às 19h30, na Praça 4 de Eventos do Riopreto Shopping.

AA obra instiga os moradores da cidade a olharem por outros ângulos, perceber os detalhes, exercitar a percepção para enxergar riquezas como uma rua com uma casa só, uma ilha no meio da Represa Municipal, o órgão da Basílica, uma cachoeira na área urbana, um túnel no Colégio São José, entre outros lugares mágicos, escondidos e curiosos. Com imagens lindas feitas por Guilherme Baffi e textos leves de Raul Marques, o livro, de 88 páginas, é um convite para quem quiser conhecer São José do Rio Preto ainda mais de perto.

“Adoro redescobrir a cidade. Há muita informação, riqueza e detalhes. É um exercício saboroso garimpar o novo no lugar em que a gente vive. Isso enriquece o repertório e até muda nossa relação com o município”, conta Marques.

cachoeiraNascido em São Paulo (SP), Raul Marques trabalha há 15 anos como jornalista em São José do Rio Preto, atualmente como profissional liberal. Atuou em emissora de TV, rádio e jornais. Trabalhou durante 12 anos no jornal Diário da Região como repórter especial, chefe de reportagem, editor e produtor.

Marques já publicou duas obras de poesia, ‘O Fim do Silêncio’ e ‘Depois do Silêncio’ (vencedor do prêmio Nelson Seixas na categoria Literatura), participou como redator de dois livros biográficos no interior de São Paulo e escreveu, com lançamento previsto para 2017, A História de Potirendaba.

O fotógrafo Guilherme Baffi iniciou sua carreira aos 17 anos, em 2002, no extinto jornal Folha de Rio Preto. Teve passagem pelo jornal Bom Dia Rio Preto, e está no Diário da Região desde 2006. “Amo registrar por meio de minhas lentes fragmentos, ângulos e histórias de São José do Rio Preto”, conta o fotógrafo apaixonado pela cidade onde nasceu.

Em 2012 e 2013, Baffi teve seu trabalho reconhecido nacionalmente nas respectivas edições do livro “O melhor do fotojornalismo brasileiro”, além de conquistar prêmios em concursos fotográficos renomados.

GuilhermeA exposição Rio Preto Fantástica fica no Riopreto Shopping até o dia 15 de fevereiro. Depois, vai passar por Votuporanga, Fernandópolis, Mirassol, Barretos e Catanduva. O livro e a exposição são realizados graças ao PROAC – ICMS, o Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo, com apoio cultural das empresas Kodilar e NaturalLife. Parte da renda obtida durante o lançamento será destinada à entidade Anjos da Guarda, que atende crianças carentes no Jardim Nazareth.

Texto: Fernanda Peixe/Notícias do Bem

Fotos: Ricardo Boni/ Notícias do Bem

08/02/2017

08/02/2017 14:13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *