Rio Preto ganha cozinha comunitária para atendimento de pessoas em situação de rua

SOLIDARIEDADE

Rio Preto ganha cozinha comunitária para atendimento de pessoas em situação de rua

No início deste mês, São José do Rio Preto/SP inaugurou o “CentroPop”, um espaço público que oferta serviços especializados, continuados e específicos à pessoa em situação de rua. No local funciona uma cozinha comunitária, com um refeitório com capacidade para atender 70 pessoas por vez. As refeições oferecidas são preparadas e distribuídas por voluntários de entidades assistências da cidade.

“Esses grupos, que trabalham em parceria conosco na cozinha comunitária, já forneciam comida às pessoas em situação de rua, a Prefeitura Municipal entrou com um local estruturado (CentroPop) e uma equipe preparada para desenvolver um trabalho social, de acolhimento para que elas tenham a chance de sair dessa situação”, explica a Secretária de Assistência Social do Município, Maria Silvia Bastos Fernandes.

336.498Na última quinta-feira, dia 18 de maio, a equipe do Notícias do Bem acompanhou um pouco deste lindo trabalho desenvolvido pelas instituições e seus os voluntários. Neste dia, integrantes da Igreja Evangélica Batista Região Sul estavam cuidando da preparação dos alimentos. Eles são responsáveis pelas “quintas-feiras” da cozinha comunitária.

“Hoje, fazemos essa ponte das pessoas em situação de rua com a Prefeitura, mas o nosso projeto ‘Pescadores de Homens’ já existe há 4 anos e antes distribuíamos a comida na rua mesmo, o que não era uma situação favorável, já que eles não tinham privacidade na hora de se alimentar e também acabavam descartando as embalagens em qualquer lugar, o que poderia gerar um lixo desnecessário. A cozinha comunitária oferece mais segurança e conforto à essas pessoas e isso nos motiva ainda mais”, conta o pastor Vagner Antônio de Oliveira explica.

As comidas são feitas na hora e tudo vem por meio de doação, o Reinaldo Alves Chaves é um dos ajudantes da cozinha da Igreja Batista e conta como é seu trabalho voluntário. “Todos os ingredientes do jantar que servimos para eles são doados, no nosso caso, pelos membros da nossa igreja. Eu sou aposentado, mas a maioria dos integrantes do nosso grupo vem pra cá depois do trabalho, com a maior boa vontade e amor, preparamos a comida e a servimos quentinha. A gente se sente tão recompensado do que quem recebe o alimento”.

Para J.C.M., de 33 anos, um dos atendidos pelo projeto, o trabalho de Reinaldo, do pastor Vagner e de tantos outros voluntários faz toda diferença na sua vida. “Eu saí de Monte Azul Paulista e vim pra Rio Preto há 1 ano e meio e estou na rua desde então. Estou à procura de emprego, mas fica difícil pela minha situação, então, esse jantar que é dado pra gente é essencial. Antes, quando eu comia na rua, eu sentia vergonha, porque as pessoas reparam e julgam muito, já aqui é mais reservado, a gente tem privacidade”, revela.

A ideia é que a “Cozinha Comunitária” funcione de segunda a segunda e cada dia fique aos cuidados de uma entidade, mas ainda faltam dois dias da semana para serem completados. Se você faz parte de um grupo, tem o interesse de participar e ajudar nesse projeto, entre em contato pelo telefone (17) 3237-3000.

O CentroPop tem como objetivo restabelecer e fortalecer vínculos familiares e comunitários e oferta atendimento e atividades visando o desenvolvimento de novos projetos de vida. O espaço fica localizado na avenida Bady Bassitt, 3697, na Vila Imperial, em Rio Preto.

Reportagem: Andressa Zafalon / Notícias do Bem

Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

21/05/2017

21/05/2017 21:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *