Sede Cênica é palco de contação de história da Cia. Forrobodó de Teatro neste sábado

Além da apresentação de ‘A menina que não dá bobeira’, atriz Aline Alencar também promove workshop gratuito


Neste sábado (13), a companhia Cênica, de Rio Preto, recebe em sua sede, no Jardim dos Seixas, a Cia. Forrobodó de Teatro com duas ações gratuitas. A primeira é o workshop “Arte de Contar Histórias”, das 9h às 11h, e a segunda, a contação “A menina que não dá bobeira”, às 16h, ambas com a atriz e contadora Aline Alencar.

As iniciativas são do Ponto de Cultura Castelo de Histórias, localizado em João Pessoa (PB), cidade onde Aline Alencar, que já viveu em Rio Preto, está radicada.

Sem necessidade de inscrição antecipada e voltado a pessoas com e sem experiência em contação de história, o workshop tem como proposta despertar uma poética pessoal entre participantes. Serão abordadas experiências práticas a partir de técnicas em repertório e em linguagens diversas, expedientes que podem ser explorados na construção de uma narrativa própria. A ideia é que participantes se envolvam com a ludicidade e a imaginação no processo de criação, tendo em mente que a palavra é a protagonista.

Já em “A menina que não dá bobeira”, a fabulosa palhaça Pipoca Estrambólica da Silva se diverte com sua sonoplastia mequetrefe ao contar a história de uma menina metodicamente extraordinária, que por sua vez nunca fez nada de errado na vida e exige de si mesma um certo perfeccionismo cotidiano. A plateia é convidada a refletir se precisamos nos comportar assim para sermos aceitos e aceitas e a embarcar nesta história e, quem sabe, desconstruir tal ideia.

A artista

Contadora de histórias, atriz, escritora e palhaça, atua desde 2004 na Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, originada em São José do Rio Preto, e coordena desde 2015 o Ponto de Cultura Castelo de Histórias, em João Pessoa (PB). Tem formação em artes visuais com habilitação em artes plásticas e pós-graduação em Políticas Culturais em Bases Comunitárias pela FLACSO (Argentina). Participa ativamente da cena cultural paraibana, tanto de maneira artística quanto nas lutas pelas políticas públicas culturais.

O Castelo de Histórias
O Ponto de Cultura Castelo de Histórias é um projeto de difusão literária que realiza atividades culturais para crianças e jovens a partir das múltiplas linguagens artísticas. Contando com sua biblioteca comunitária, oficinas e apresentações artísticas, proporciona a socialização, o brincar e a vivência poética da Praça dos Brinquedos, em João Pessoa (PB) ou de outros lugares de passagem. A iniciativa é coordenada pela Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, e traz a parceria de artistas locais e itinerantes, expandindo o universo das artes democraticamente.

SERVIÇO
Workshop ‘Arte de Contar Histórias’, com Aline Alencar
Dia 13/1 (sábado), das 9h às 11h
Contação ‘A menina que não dá bobeira’, com Cia. Forrobodó de Teatro
Sábado, 13/1, às 16h
Sede Cênica (Avenida das Hortênsias, 263, Jardim dos Seixas)
Grátis

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *