NO ALVO
Seja o protagonista da sua vida e alcance equilíbrio e o sucesso
Para termos domínio de nossa vida profissional e pessoal, conseguir equilíbrio em nossas ações, não podemos depender de questões extracampo. É evidente que a escalada da inflação, a diminuição dos investimentos internos e externos e a possibilidade de desemprego podem influir em nosso rendimento pessoal e também na profissão. Mas não podem ser decisivos. Caso contrário, viveremos à mercê dos outros para conquistarmos objetivos. O protagonista de nossa vida somos nós mesmos.
Devemos ter domínio sobre nossos desejos, ambições, focos e objetivos, sejam pessoais ou profissionais. Domínio não significa ter coisas e pessoas à nossa disposição. Não é cabresto de situações. Não existe nada que possa ser 100% equilibrado e dominado durante toda a vida. Temos percalços, indecisões, traições, imprevistos. O domínio significa não deixar que estes obstáculos suguem nossas energias a tal ponto de nos deixar frouxos com o que almejamos, desanimados e sem disposição para superar o problema. Independente do cenário externo, estaremos prontos para seguir em frente.
Dominar os próprios sentimentos requer perspicácia, planejamento, organização e determinação, principalmente no ambiente do trabalho.
Diariamente, o profissional, experiente ou novato, presencia alterações de mercado que o fazem rever conceitos. Ou no mínimo compreender que não basta apenas sua vivência anterior para vencer no mercado de trabalho. Mais do que vencer, primeiro ele precisa se manter. E para isso é necessário dedicação em superar os próprios conhecimentos, saindo da mesmice e reciclando-se.
Haverá momentos difíceis, sem dúvida. E ao profissional cabe praticar a resiliência, o que o fará aprender com as dificuldades e aprimorar-se na sequência, mantendo-se no domínio da situação. Ele destacar-se-á e evoluirá, pois estará melhor hoje do que ontem.
Dominar-se e não deixar apenas que as emoções nos guiem é primordial para alcançar metas de vida. Assim, antes do domínio profissional, a estabilidade pessoal é essencial. Se há pendências em questões de relacionamento com familiares ou amigos, resolva-as. Ter a mente liberta de mágoas, rancores e angústias nos estimulará no trabalho, dando-nos mais tranquilidade para nos planejarmos e com uma autoestima a contento. É o domínio de si mesmo, tão propalado desde a antiguidade, quando filósofos já preconizavam: Conhece-te a ti mesmo.
O que também pode emperrar nosso domínio profissional é o medo de reaprender e rever paradigmas. Devemos analisar condutas de pares e concorrentes, retendo o que é bom e descartando o que nada nos acrescenta. Esta é atitude de quem se desfaz daquele orgulho que mata aos poucos. Sem humildade para reconhecer erros e limitações próprias e sucessos alheios não conseguiremos ampliar nossa visão de mercado. Perderemos dinamismo e criatividade. Isso porque não há nada definitivo no mercado corporativo. Tudo muda, de acordo com as necessidades de consumidores e empresas. Ler, reler, estudar, observar e aprimorar-se constantemente. É a inspiração completando a transpiração.
Dominando-nos, aprenderemos a vencer desafios, enxergando oportunidades onde muitos veem só problemas. Teremos rapidez, mas não pressa, para superar obstáculos, buscando por informações que nos levem a conclusões positivas. Saberemos agir com jogo de cintura, não perdendo o controle nos momentos difíceis e, com calma, viraremos o jogo de forma favorável. Agiremos com atitude, tendo postura leal, correta e ética, cumprindo o que prometemos a clientes, pares ou superiores.
É o domínio que nos traz o equilíbrio. E assim, surpreenderemos quem interagir conosco e colheremos frutos que só colhem os que transmitem confiabilidade, e que fazem seu trabalho naturalmente, espontaneamente e com coração! Teremos sucesso.
Carlos Alex Fett – Consultor Empresarial – [email protected]
Há mais de 30 anos atua na Área Comercial de pequenas, médias e grandes empresas, como Xerox e Vivo, tanto como vendedor, como também líder de equipes de vendas e diretor de negócios. Já liderou neste período mais de 3 mil vendedores e gestores em todo o Estado de São Paulo. Colabora com artigos em várias revistas regionais e é colunista do Jornal Diário da Região há mais de 10 anos, escrevendo mensalmente artigos sobre relacionamento interpessoal, política, economia, negociação e liderança de pessoas. É autor de outros dois livros sobre vendas e liderança de equipes. E há seis anos trabalha como Consultor Empresarial, focado no Mercado de Franchising, prestando consultoria a Franqueadoras ligadas à Associação Brasileira de Franchising – ABF, e orientando comercialmente as Redes de Franqueados das mesmas.
18/04/2017
18/04/2017 11:39