Sesc Rio Preto recebe exposição Fotografia de palco II, de Lenise Pinheiro

No palco

Sesc Rio Preto recebe exposição Fotografia de palco II, de Lenise Pinheiro

O Sesc Rio Preto realiza a exposição “Fotografia de Palco II”, da fotógrafa paulistana Lenise Pinheiro. A abertura acontece hoje, às 20h.

FotografiaNa mostra, a artista convida o espectador a passear dentro de seu livro homônimo, publicado pelas Edições Sesc São Paulo, no qual apresenta um acervo de imagens captadas ao longo dos últimos anos em bastidores, camarins e palcos do teatro brasileiro.

A exposição ainda traz entrevistas que testemunham a agudeza do olhar da fotógrafa e sua capacidade de composição imagética, firmemente aliada ao espírito gregário do teatro.

A abertura da mostra também recebe o lançamento, pelas Edições Sesc, do livro “Fotografia de Palco II”, que apresenta imagens de 602 atores, diretores e outros profissionais, documentando a história e a memória de espetáculos encenados entre 1983 e 2015. Na ocasião, haverá bate-papo com a autora, e mediação de Priscila Gontijo, escritora, dramaturga e roteirista. A exposição fica na Área de Convivência do Sesc Rio Preto até 15 de julho, com visitação gratuita.

DENTRO DA ARTE

Lenise Pinheiro começou a dedicar-se à fotografia de teatro em 1983 e, desde então, registra as produções dos mais expressivos diretores brasileiros. É a fotógrafa oficial do Festival de Teatro de Curitiba (PR) em todas as suas edições. Realizou uma série de exposições individuais. Em 1998, seu relacionamento com a imprensa a levou a publicar regularmente suas fotos no jornal Folha de S. Paulo. É responsável pelo blog de teatro Cacilda em parceria com o jornalista Nelson de Sá. Atualmente, é a principal fotógrafa dos palcos teatrais brasileiros.

O LIVRO

Dedicado ao jornalista Nelson de Sá, inspirado no ator Pascoal da Conceição e na crítica de teatro Christiane Riera, o livro expõe imagens de nomes como Andréa Beltrão, Antônio Abujamra, Antônio Fagundes, Bárbara Paz, Christiane Torloni, Claudia Raia, Eva Wilma, Hector Babenco, José Wilker, Maria Della Costa, Maria Fernanda Cândido, Marieta Severo, Matheus Nachtergaele, Raul Cortez, Zé Celso Martinez Corrêa, entre muitos outros.

FotografiaAs fotografias selecionadas ao longo de oito anos são intercaladas com textos assinados por Beatriz Sayad, Bob Wolfenson, Denise Fraga, Francisco Carlos, Guilherme Bonfanti, Leopoldo Pacheco, Luiz Fernando Ramos, Marcelo Coelho, Marisa Orth e Valmir Santos, que apresentam reflexões e interpretações sobre o trabalho de Lenise Pinheiro e sua importância para o teatro e para suas próprias vidas.

De acordo com a autora, os textos “são oásis em meio a um mar de fotografias” e buscam manifestar um olhar a partir do seu.

“Lenise é uma mulher de teatro e, camuflada entre cadeiras, tábuas, cordas e cortinas, nos devolve nossa arte, nos faz ver o que não sabemos que temos.”

Assim como a primeira edição, a obra é organizada em sete capítulos: Camarins, Ensaios Pessoais, Figurinos, Cenários, Iluminação, Cenas e Créditos. De acordo com Lenise, essa sequência reflete a forma como se dá a evolução de uma produção teatral, sendo muito tênue a linha que separa uma etapa da outra. As imagens escolhidas para iniciar cada capítulo são repletas de significado e contêm uma mensagem da autora.

Os camarins, por exemplo, são ilustrados pelo diretor Antunes Filho, que raramente se deixa fotografar naquele ambiente. Já o capítulo Iluminação é iniciado com Roberto Alvim, diretor do Club Noir e um conhecido provocador nesse quesito.

Lenise também assina o projeto gráfico do livro, o que garante que o desenho das páginas siga a mesma lógica e acompanhe a evolução de uma montagem teatral. Os critérios para a seleção das fotografias envolvem desde uma peça que a tenha emocionado, um recorte estético interessante, a força cênica presente numa imagem, até a decisão de valorizar o trabalho de alguém que esteja em início de carreira ou de sacralizar alguém amplamente conhecido.

SERVIÇO

FotografiaAbertura da exposição “Fotografia de Palco II”, da fotógrafa paulistana Lenise Pinheiro e lançamento do livro homônimo e bate-papo com a autora

Mediação: Priscila Gontijo

Quando: 15 de maio, às 20h

Onde: Sesc Rio Preto – Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333 – bairro Chácara Municipal, Rio Preto

Telefone: (17) 3216-9300

VISITAÇÃO

16 de maio a 15 de julho.

Terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30.

Onde: Área de Convivência do Sesc Rio Preto

Entrada grátis

Texto: Redação / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

15/05/2018

15/05/2018 14:49

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *