Tereos doa mais de 2 mil peças eletrônicas à Cooperlagos

E-lixo

Tereos doa mais de 2 mil peças eletrônicas à Cooperlagos

A Tereos Açúcar & Energia Brasil, uma das maiores empresas do setor sucroenergético brasileiro, fez a doação de 2.090 peças de sucata eletrônica à Cooperativa de Coleta Seletiva, Beneficiamento e Transformação de Materiais Recicláveis de Rio Preto (Cooperlagos).

 São monitores, teclados, mouses, CPUs, impressoras, placas de vídeos, celulares, nobreak, estabilizadores, entre outros materiais que serão descartados de maneira adequada e reciclados. O volume soma resíduos de todas as unidades da empresa durante o período de 2012 a 2017. 

De acordo com o relações institucionais da Tereos, Roberto Perosa, a sustentabilidade é um dos pilares de atuação da empresa. “Realizamos essa doação desde o ano de 2010, quando conhecemos o trabalho desenvolvido pelos cooperados da Cooperlagos. Essa ação faz parte do nosso compromisso de responsabilidade socioambiental.”

CooperlagosSegundo a coordenadora e assistente social da Cooperlagos, Tereza Marta Pagliotto, a doação da Tereos é de extrema importância e significa um ganho socioambiental. “Os equipamentos receberão tratamento adequado. Quando há a separação das peças não existe risco de contaminação para o cooperado e nem para o meio ambiente”, afirma.

 Na cooperativa, o e-lixo (ou lixo eletrônico) é encaminhado para a oficina especializada para separação. As peças em funcionamento ou recicláveis são comercializados para as empresas licenciadas de manutenção de tecnologia da informação para o reaproveitamento, já as que não têm mais desempenho são levadas para o processo de descontaminação e transformação. Todo o dinheiro advindo da venda dos resíduos é partilhado entre os 63 trabalhadores cooperados.

Mais conscientização

Ações como a da Tereos mostram o quanto é importante a conscientização sobre a destinação correta dos resíduos e incentivarmos a cultura da reciclagem. Separar corretamente o lixo gera um duplo impacto positivo: colabora com o meio ambiente e ainda movimenta o setor que atua na separação e reaproveitamento de materiais e do qual dependem muitas famílias.

Para se ter uma ideia do quanto ainda temos por fazer, apenas 3% do total dos resíduos domiciliares coletados em Rio Preto são destinados à reciclagem. Os números comprovam isso. No ano de 2016 foram coletadas 149.279,72 toneladas de resíduos domiciliares. Deste total, 103.812,76 toneladas tiveram como destino final o aterro sanitário e somente 45.466,96 toneladas foram recuperadas através da reciclagem e da compostagem.

É possível fazermos muito mais! Se levarmos em conta que cada habitante produz em média aproximadamente 1 quilo de resíduo domiciliar por dia, notamos que cada um de nós tem a sua responsabilidade. E numa proporção que só faz acender o sinal de alerta, a média mensal deste ano comparada à média mensal de 2016 revela um aumento de cerca de 152 toneladas/mês no volume de lixo gerado em nossas casas. É preciso, portanto, virar logo este jogo. Pelo meio ambiente e por nós mesmos.

texto: Marival Correa / Notícias do Bem

fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

17/08/2017

17/08/2017 13:01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *