A importância de consultar profissionais do ramo antes de comprar um imóvel

CHAVE NA MÃO

A importância de consultar profissionais do ramo antes de comprar um imóvel

Quando você começa a procurar uma casa, a primeira coisa que você encontra são pessoas com muitas opiniões. É importante não dar crédito a todos eles, exceto aqueles que fornecem conselhos fundamentados e profissionais.

Família e amigos que compraram uma casa em suas vidas provavelmente não conhecem todos os detalhes importantes do processo atual de compra de casas. As pessoas que trabalham no setor imobiliário, na melhoria de imóveis e entende dos detalhes jurídicos para o registro de títulos provavelmente sabem o que fazem, então consulte profissionais.

Para que tudo corra bem, escolha um corretor de imóveis com base em recomendações sólidas de toda a região e anos de representação bem-sucedida entre os compradores de apartamentos à venda em São José do Rio Preto. Lembre-se que é muito fácil encontrar um corretor de imóveis que esteja nele apenas para ganhar dinheiro rapidamente. Então, esteja atento!

Siga nossas dicas e entenda um pouco mais os detalhes que envolvem a compra de um imóvel e quais profissionais podem te ajudar nesse processo! Confira a seguir!

1. Peça ajuda a um arquiteto e também decorador

Nunca, por mais tentador que seja, compre um espaço maior do que o que você precisa atualmente (incluindo o crescimento familiar esperado). Uma casa grande significa apenas que há mais espaço para manter, mais contas de serviços públicos a pagar e mais coisas que podem dar errado. Então pense sobre onde você morou antes e quanto espaço seus pertences realmente exigem. Se todas as casas que você está vendo são maiores do que você precisa, considere procurar condomínios ou sobrados. Peça ajuda para um arquiteto de sua confiança para planejar isso: ele poderá inclusive considerar elementos necessários ao seu estilo de vida  e detalhes necessários à sua nova moradia. Além de, após o processo de comprar, fazer o projeto de interiores para o local onde você irá viver. Peça a este profissional, inclusive, para lhe ajudar com um detalhe pequeno, mas surpreendentemente importante, que determina quanto sol a casa recebe, pela manhã ou à tarde e como fica quente se você deixar todas as janelas abertas. Este detalhe é básico, mas importante, para o gerenciamento adequado da sua casa, e também lhe dará uma pista de como manter suas mobílias, custos com aquecimento ou resfriamento com ar-condicionado ou mesmo cuidados com o gramado!

2. Consulte seu gerente bancário

Obter pré-aprovação para um empréstimo para casas à venda em São José do Rio Preto não é algo instantâneo, mas fornece uma ideia muito boa de que tipo de investimento você pode administrar, tornando esta uma etapa importante em sua vida. Seus números de aprovação de financiamento imobiliário também determinam quanto você precisa considerar para um adiantamento – geralmente em torno de 20%, mas isso varia para alguns empréstimos governamentais e acordos individuais feitos com vendedores. Se você encontrar uma casa acima do limite de pré-aprovação de seu empréstimo ou não puder gastar 20% para o sinal em dinheiro, é hora de seguir em frente e focar no que você pode pagar. É vital que você fique dentro da faixa de valores que esteja ao seu alcance, não importa o quanto você se apaixone por uma casa que não poderá pagar. Então, foque nas suas possibilidades financeiras e esteja ciente de sua realidade.

3. Peça ajuda de um mestre de obras ou engenheiro

Dicas para comprar uma casa sempre devem incluir informações sobre inspeções antes de se fechar um contrato e receber as chaves em mãos. Uma inspeção residencial feita por um mestre de obras ou engenheiro civil não deve ser apenas uma formalidade a ser evitada. Se você fizer uma boa inspeção antes de fechar contrato, pode descobrir problemas importantes em um imóvel, incluindo problemas de fundação, podridão, problemas com pragas, danos no telhado, mofo, isolamento inadequado, fiação desatualizada e muito mais. E isso pode ajudar a reduzir valores a pagar ou negociar benfeitorias antes de adquirir o novo imóvel Portanto, é imprescindível que você busque ajuda profissional para conhecer esses problemas antes de tomar uma decisão final de compra e assinar qualquer contrato.

4. Consulte guias locais para saber sobre o bairro escolhido

Dar um passeio com o auxílio de um entendido do local te ajudará a verificar detalhes do imóvel desejado! Vá alguns quarteirões em todas as direções e veja o que há para ver. Como são as casas? O que está acontecendo nos quintais? Os bairros estão sendo construídos e refinados, ou são degradados e pioram? Qual é a idade média das pessoas que você percebe? Se o que você vê o deixa desconfortável, reconsidere a compra de uma casa lá. Você também deve dar uma olhada nas classificações de crimes e nos preços médios das casas do bairro, portanto, conte com a ajuda de um especialista no local desejado, como um guia de turismo, um comerciante da região ou mesmo um morador antigo. Verifique as rotas para trabalhar e escolas próximas, conforme apropriado. Observe qualquer parada de transporte público também. Não basta olhar para um mapa: viaje pelas rotas por conta própria e veja como elas são, como estão ocupadas e quanto tempo levará para que você faça este deslocamento.

5. Peça auxílio de um eletricista com os eletrodomésticos

Os aparelhos são algumas das partes mais caras da casa e merecem uma olhada mais de perto. Geralmente, se um aparelho tiver mais de 10 anos, é chegada a hora de substituí-lo. Isso se aplica a fornos, geladeiras e outros utensílios importantes. Além disso, sempre verifique se os aparelhos que você vê ficarão na casa depois que você a comprar (alguns vendedores podem ser muito sorrateiros quanto a isso, peça que tudo esteja detalhado no contrato de compra e venda do imóvel). No caso de precisar fazer reparos no aparelho, considere a possibilidade de economia ao comprar uma nova opção. Às vezes isso pode valer muito mais à pena.

6. Se for viver em um condomínio, conheça seu síndico

Se for mudar para um condomínio, converse com o síndico. Descubra rapidamente se existe qualquer tipo de requisitos ou regras de convivência (qualquer corretor de imóveis competente poderá obtê-los rapidamente) e anote todas as taxas e o que elas podem cobrir ao morar neste local. Se houver algo que você queira alterar sobre uma casa, verifique se é permitido. Se você deseja estacionar um veículo, ter animais de estimação, convidados ou clientes te visitando em domicílio, veja se isto é permitido. Muitos condomínios podem ter regras bastante exigentes além de cobrar taxas mensais para moradia.

Texto: Adalberto Lopez / Divulgação
Foto: Divulgação

15/12/2020

15/12/2020 14:20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *