As aves sob o olhar de um biólogo

EXPOSIÇÃO

As aves sob o olhar de um biólogo

A paixão pela natureza, em especial pelas aves, e pela fotografia foi o que levou Reinaldo Feres, biólogo e professor, a reunir um grande acervo fotográfico de aves das mais variadas espécies, clicadas no interior de São Paulo e também durante viagens por outras regiões do País. “Por onde eu vou, carrego meu equipamento e sempre acabo encontrando novidade”, conta. O acervo teve início na década de 1980 e foi, ao longo do tempo, se aperfeiçoando e ganhando registros cada vez mais variados. Quando se mudou para São José do Rio Preto/SP, em 1984, encontrou no campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e no Parque da Represa Municipal uma maneira de praticar com frequência o hobby que une suas duas paixões. Com os olhos, a alma, o coração, a emoção, disposição e paciência, ele faz imagens incríveis de aves na natureza.

Já são mais de 200 espécies clicadas e Reinaldo não faz ideia de quantas fotos já fez. “É impossível contar porque, muitas vezes, eu clico dez vezes a mesma ave, de ângulos diferentes e em comportamentos distintos. É trabalhoso, mas o resultado é maravilhoso”, conta. Certa vez, fotografando no campus da Unesp, foi parado pelo então vice-diretor do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), Carlos Roberto Ceron, e incentivado a reunir algumas das imagens em um livro. Foi então que nasceu “Aves em Frente e Verso”, cuja edição impressa já se esgotou – atualmente a publicação está disponível apenas para visualização no site da instituição (www.ibilce.unesp.br).

Um olhar sobre as questões ambientais

Exposicao“As aves são carismáticas, despertam interesse nas pessoas porque transmitem uma boa energia, além de serem lindas e coloridas”, analisa Reinaldo. Munido de muito cuidado para não prejudicar e nem assustar os animais durante as sessões de fotos, ele acredita que as imagens são uma forma de chamar a atenção para os cuidados com o meio ambiente: “Quando vemos uma ave na cidade ficamos encantados, mas isso é apenas um reflexo do que vem acontecendo com a natureza, cada vez mais depredada. Os animais acabam tendo que procurar outros locais para conseguirem sobreviver, mas nem sempre conseguem. As fotos acabam trazendo um pouco de sensibilidade sobre essa questão tão importante para o planeta”.

Ave Aves

Uma das aves mais curiosas já fotografadas pelo biólogo é o Urutau (Mãe-da-Lua), que foi vista na Unesp. “É uma ave noturna que se camufla de galhos de árvore. Às vezes, é difícil reconhecê-la e, por isso, é preciso paciência para fotografar de um ângulo que dê para notar que trata-se de uma ave. O Urutau é tão curioso que seus olhos têm fendas e ele pode ver qualquer movimentação próxima mesmo que estando com os olhos fechados”, conta. Mas existem outras espécies bastante curiosas, como um beija-flor macho cujas penas possuem pequenas placas que refletem a luz de acordo com a posição, alterando as cores e criando efeitos incríveis.

Essas e outras imagens estão reunidas na Exposição “Ave Aves”, uma reverência a esses animais tão incríveis que despertam tanta curiosidade e que será realizada no Estúdio Jorge Etecheber entre hoje e o dia 12 (quarta-feira), com entrada franca, nos seguintes horários: quinta, sexta, segunda e terça das 16h às 21 e no fim de semana e feriado das 10h às 13h e das 16h às 19h. Reinaldo explica: “Para a exposição, procurei reunir imagens que encantam pela beleza, pelas cores e pelo comportamento dos animais. Também teremos instalações bem interessantes com as fotos”. O lançamento da mostra será realizado hoje, quarta-feira, às 20h, na Rua Silva Jardim, 4053 – Santa Cruz – São José do Rio Preto/SP.

Reportagem: Vania Nocchi / Notícias do Bem

Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

05/10/2016

05/10/2016 08:40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *