Projeto fotográfico contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas estreia em Rio Preto

Expressões de Uma Vida

Projeto fotográfico contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas estreia em Rio Preto

ExpressedeCada visitante será convidado a olhar verdadeiramente para o outro, sem distrações, maquiagens ou filtros. Sentimentos, histórias, motivação, exemplos, são tantos as emoções que um registro fotográfico pode transmitir que a experiência se torna única para cada visitante.

A exposição, que visitará diferentes pontos da cidade, e desde a última segunda estará no Complexo Educacional Vila Azul , nos dias 19, 20 e 21 

A fotografia documental foi escolhida pelo artista para captar a realidade vivida pela pessoa fotografada. Por meio de retratos em preto e branco de pessoas de Rio Preto de diferentes perfis sociais e culturais, Guilherme apresenta um grupo de 30 personagens que têm a maturidade como ponto em comum. A exposição busca evidenciar as inúmeras informações que podem estar contidas nas marcas de expressão da pele, da face, sentimentos e emoções que transmitem a essência de cada fotografado.

Desta forma, os registros feitos por Guilherme Baffi vão na contramão do fenômeno das selfies que predomina no mundo atual, em que as pessoas recorrem a filtros e outros recursos para maquiar a realidade compartilhada nas redes sociais.

GuilhermeCada personagem fotografado tem um pouco de sua história contata em texto. O projeto ficará exposto em 13 pontos diferentes da cidade, promovendo arte e cultura de forma descentralizada. Entre eles: Núcleo Alvorada, Mercadão Parque Ecológico, Danilo Miranda, Complexo Educacional Vila Azul Céu das Artes/ Santo Antônio, Casa de Cultura Dinorath do Vale, Pinheirinho Solo Sagrado, Centro Esportivo Eldorado, Praça Dom José Marcondes, Centro Cultural Manoel Antunes, Praça São Sebastião Talhado, Complexo Educacional Núcleo da Vila Azul,  Complexo Educacional Núcleo Santa Catarina e Núcleo Santa Clara.

O objetivo principal da exposição Expressões deuma Vida, do fotógrafo e fotojornalista Guilherme Baffi, é provocar nas pessoas que terão contato com as fotografias expostas a empatia pelo próximo. Ou seja, estimular nas pessoas o real olhar para o outro, valorizando a beleza existente na diferença.

ExpressedeAo mesmo tempo em que insere a arte fotográfica no cotidiano da população de Rio Preto, por meio da circulação da exposição por diferentes regiões da cidade, Expressões de uma Vida busca provocar no espectador uma reflexão sobre aqueles que vivem ao seu redor.

Além da exposição fotográfica, o projeto conta com a realização de um workshop gratuito sobre fotografia.

A entrada é gratuita e a programação pode ser acompanhada pela página no Facebook do projeto, “Expressões de Uma Vida”.

Texto: Tatiane Versani / Assessoria do Projeto
Fotos: Guilherme Baffi / Divulgação

21/11/2018

21/11/2018 11:02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *