Cantora paulistana Bia Góes apresenta o show ‘Nosso Chão’ no Sesc Rio Preto

Apresentação será nesta quinta-feira (7), às 21h, e tem participação dos músicos Ricardo Valverde (vibrafone e direção musical), Samba Ossale (percussão) e Zeli Silva (contrabaixo)


Cantora e compositora paulistana com 15 anos de trajetória e que já se apresentou ao lado de mestres da música brasileira como Toquinho, Toninho Horta, Nelson Sargento, Leci Brandão e Dominguinhos, Bia Góes apresenta nesta quinta-feira (7), 21h, no Sesc Rio Preto, o show “Nosso Chão”, fruto de seu terceiro CD.

Lançado em 2021, durante a pandemia, o álbum presta homenagem e saúda a brasilidade de diversos ritmos e as cantigas aprendidas no candomblé Angola. De natureza dinâmica, a apresentação retrata a beleza do canto para os Orixás e Nkises (divindades de origem africana) e refaz percursos de criação de forças da natureza, valorizando a potência da música brasileira.

Para transportar o repertório do álbum para o palco, Bia partiu de questões como “O que é nosso?” e “Onde pisamos e o que saudamos em nossa vida?” e tomou o chão como lugar sagrado de reverência.

Com direção musical de Ricardo Valverde, com quem mantém parceria de mais de 10 anos, o show “Nosso Chão” pulsa os ritmos do ijexá, jinká, congo de ouro, xote, carimbó, samba chula e capoeira, em canções autorais de Bia (como “Egrégora”), temas de domínio público (a exemplo de “Guaracyewaba”) e de compositores como o próprio Valverde, em parcerias com Peri (casos de “Oxum” e “Minha Prosa”) e
Douglas Germano (“Moçambique” e “Tema para Odoyá”); Baden Powell e Vinícius de Moraes (“Tristeza e Solidão”); Accioly Neto (“Espumas ao Vento”) e Baden Powell e Paulo César Pinheiro (“Lapinha”), entre outros.

“Domingo”, uma capoeira composta por Bia, recebe, tanto no show e quanto no álbum, a inserção do poema “Raízes”, do mestre Griô Sr. Carlos de Assumpção, extraída do livro “Protesto e Outros Poemas”. “É a primeira vez que levo esse show a Rio Preto e a expectativa é encontrar a todos e poder compartilhar a força do ‘Nosso Chão’”, fala Bia, que sobe ao palco do Sesc acompanhada dos músicos Ricardo Valverde (vibrafone e direção musical), Samba Ossale (percussão) e Zeli Silva (contrabaixo).

Serviço
Show de Bia Góes
Dia 7/12 (quinta-feira), às 21h
Sesc Rio Preto (Av. Francisco Chagas de Oliveira, 1333)
Grátis

Foto: Lucas Kakuda/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *