Cênica faz ensaio aberto de seu novo espetáculo de rua inspirado no Profeta Gentileza

Ensaio aberto de ‘Gente’, que tem parceria com Marcelo Romagnoli, será nesta terça (28), às 19h30, na Praça das Rosas, no Jardim dos Seixas


A companhia Cênica, de Rio Preto, realiza uma série de ações gratuitas dentro do projeto de montagem “Gente”, fruto de sua segunda parceria com o premiado diretor e dramaturgo Marcelo Romagnoli e que irá resultar em um espetáculo de rua para todas as idades inspirado na figura do Profeta Gentileza, conhecido por espalhar mensagens de amor e paz. O público poderá conferir um ensaio aberto nesta terça-feira (28), 19h30, na Praça das Rosas, localizada no Jardim do Seixas, seguido de bate-papo com a equipe criativa acerca do processo, inspirações e caminhos da montagem.

As pesquisas para a montagem de “Gente” tiveram início no primeiro semestre. Já o processo de criação da dramaturgia textual e cênica começou em agosto, por meio de imersões entre Romagnoli e a equipe criativa. A primeira parceria da Cênica com o encenador, que assina texto e direção, foi por meio da orientação dramatúrgica para o espetáculo “Oi Lá, Inezita” (2018).

A ideia original é de Fagner Rodrigues. O elenco conta com Andrea Capelli, Christina Martins, Fabiano Amigucci, Geovanna Leite, Glauco Garcia e Vanessa Palmieri. Direção musical de Cairo Francisco. Figurinos por Adbailson Cuba e cenografia de Léo Bauab.

Movido por vozes astrais, o Profeta Gentileza, batizado José Datrino (1917-1996), saiu de Cafelândia, sua cidade natal, no interior paulista, e ficou famoso no Rio de Janeiro com um discurso incorporado e uma obra urbana que se propagou por todo o país e até hoje influencia as relações cotidianas. Mobilizado pela tragédia do Gran Circo Norte-Americano, alvo de incêndio em 1962, em Niterói, que provocou a morte de 503 pessoas, abandonou tudo o que tinha para dedicar-se à sua missão.

A dramaturgia segue a biografia de Datrino desde seu nascimento até sua transfiguração como o profeta urbano, ao mesmo tempo utilizando-se da liberdade poética para fazer referências a outras figuras, poetas da loucura e transgressores da lógica: Stela do Patrocínio, Estamira, o escritor Qorpo-Santo, Lima Barreto e Artur Bispo do Rosário. Outra referência é à rio-pretense Carmela Dalva Lombardi, conhecida popularmente como Vandeca.

O espetáculo conta com músicas originais, criadas especialmente para o trabalho. Além do hospital Bezerra de Menezes, o processo de montagem contou com a parceria do Terreiro Vó Benedita de Angola, sediado em São José do Rio Preto.

Com estreia oficial prevista para o primeiro semestre de 2024, em São José do Rio Preto, a peça também será apresentada nas cidades de Cafelândia e Mirandópolis, cidades de nascimento e morte de Datrino.

O projeto é viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural.

Serviço
Ensaio aberto de ‘GENTE’, da Cênica

Dia 28/11 (terça-feira), 19h30
Praça das Rosas (Avenida das Hortências, em frente ao Colégio Criarte, Jardim dos Seixas)
Grátis
(A apresentação será transferida para a sede da Cênica em caso de chuva)


Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *