Violoncelista homenageia Rio Preto com composição inspirada em ‘As Quatro Estações’, de Vivaldi

Walisson Cruz apresenta ‘As Quatro Estações Rio-pretenses’ neste domingo (3), às 19h30, na Basílica, ao lado violonista Hugo Querino


Obra icônica do italiano Antonio Vivaldi (1678-1741), “As Quatro Estações” serviu de inspiração ao violoncelista Walisson Cruz na composição de um concerto de violoncelo e orquestra em homenagem a São José do Rio Preto. “As Quatro Estações Rio-pretenses” será apresentada pela primeira vez ao público neste domingo (3), às 19h30, na Basílica.

A apresentação, que tem a participação do violonista Hugo Querino, marca o encerramento do Festival 4 Estações, realizado pelo violoncelista rio-pretense através dos recursos da Lei Nelson Seixas – Edição 2023, fomento cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

Além das estações climáticas que foram referendadas por Vivaldi em sua obra, Cruz também evoca as estações ferroviárias para os movimentos de sua composição. “Cada movimento tem um simbolismo, que está relacionado à própria história da cidade, desde a chegada de seus primeiros habitantes”, comenta.

Além de sua nova composição, o violoncelista também apresentará o clássico de Vivaldi na íntegra. “A apresentação na Basílica será memorável principalmente porque era o ambiente que abrigava boa parte das apresentações das obras de Vivaldi, que era padre”, destaca.

A programação do Festival 4 Estações envolveu três apresentações do violoncelista na cidade, além da realização de uma oficina na Casa de Cultura Dinorath do Valle com três professores da USP Ribeirão Preto: Marcos Santos (violino), Gustavo Costa (violão) e André Micheletti (violoncelo).

Serviço
Encerramento do Festival 4 Estações
Dia 3/12 (domingo), às 19h30
Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Praça Dom Lafayette Libânio – Rio Preto)
Grátis
Mais informações: walissoncruz.com/4estacoes

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *