Cia. Apocalíptica promove oficina técnica em centro cultural da zona norte

Teatro

Cia. Apocalíptica promove oficina técnica em centro cultural da zona norte

A Cia. Apocalíptica traz para Rio Preto a diretora da Cia. Trilhas da Arte, Juliana Calligaris para ministrar uma oficina da técnica do RasaBoxes. A oficina será ministrada no Centro Cultural Professor Manoel Antunes no fim de semana, dias 11 e 12 de novembro, das 10h às 16h30. A iniciativa foi viabilizada pelo Prêmio Nelson Seixas e faz parte das atividades do projeto Apocalíptica 3×4, um dos selecionados na modalidade Teatro/Circo.

OficinaJuliana Calligaris cursou graduação em Filosofia pela Unicamp e foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq no grupo de pesquisa em Neurolinguística do Centro de Convivência de Afásicos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), aplicando o Programa de Expressão Teatral como parte integrante de sua pesquisa de Mestrado: “Semioses Verbais e Não Verbais Concorrentes no Trabalho de Expressão Teatral com Afásicos”. Também tem mestrado em Linguística, Semiótica e Teatro pela Unicamp.

Além de trabalhar como atriz, professora e orientadora de teatro, Juliana também atua como jurada, debatedora, apresentadora, curadora e mediadora em diversos festivais de teatro nos estados de SP, MS e PR. Também foi orientadora artística do Projeto Ademar Guerra, artista-orientadora do Programa Vocacional e ministra várias oficinas de iniciação e especialização teatral pelas Oficinas Culturais do Estado, pelo Sesc, prefeituras, ONGs e OSIPs. Foi administradora e coordenadora artística do Espaço Cultural Trilhas da Arte, em São Paulo.

Concebido na década de 1980 e 1990 por Richard Schechner, a técnica dos Rasaboxes oferece aos intérpretes, atores e performers, uma ferramenta concreta física para acessar, expressar, e gerir seus sentimentos/emoções no contexto das artes cênicas em geral.

Útil como treinamento do intérprete, os Rasaboxes também têm muitas outras aplicações em vários campos profissionais, incluindo terapias comportamentais e emocionais, educação e negócios. Basicamente, treina os participantes para expressar fisicamente oito emoções-chave identificadas pela primeira vez na Natyasastra, um texto sagrado hindu em sânscrito que ensina como lidar com teatro, dança e música destes tempos imemoriais.

OficinaOs Rasaboxes são uma ferramenta totalmente corporal e individual para expressar as emoções-chave principais separadamente e em combinação com a prática física direta.

Cia. Apocalíptica

A Companhia Teatral Apocalíptica foi criada em 2013 em Rio Preto. Mantém em repertório e circulação 6 projetos artísticos: “Homem do Princípio ao Fim”, “Saltimbancos”, “A Mochila Amarela”, “Cuidado com a Cuca”, “Ab Urbe Condita” e “Um Mundo de Contos e Segredos”, e também o projeto Vivências Apocalípticas, que visa à formação de novos atores.

O grupo tem em sua trajetória a participação em 16 festivais, 9 prêmios e 13 indicações. Realizou diversas apresentações em unidades do Sesc, Sesi e feiras literárias por todo o Estado de São Paulo. Tendo um público com cerca de 44.000 mil pessoas em 4 anos de trabalho.

Serviço:

Oficina da técnica do RasaBoxes com Juliana Calligaris.

Quando: Dias 11 e 12 de novembro, das 10h às 16h30, participação gratuita

Onde: Centro Cultural Professor Manoel Antunes – avenida Promissão, 472 – Eldorado, Rio Preto

09/11/2017

09/11/2017 11:21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *