Ciclo de Conversas sobre a História e Cultura Afro-brasileira

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia no próximo dia 24 de agosto, terça-feira, um novo Ciclo de Conversas com a renomada professora Kiusam de Oliveira, autora de diversos livros sobre a cultura afro-brasileira, a docente irá apresentar o Ciclo: “Diálogos sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira” para toda a rede pública municipal.

O Ciclo de Conversas acontecerá nos dias 24/08, 21/09, 19/10 e 23/11, todas as lives serão realizadas no período noturno, das 19h às 21 horas. A programação do evento contará com palestras dialogadas por meio de lives ministradas pela professora para socialização de práticas pedagógicas da rede em conjunto com a profissional que poderá analisá-las e apontar caminhos ao trabalho já realizado nas escolas.  

Esse é o segundo Ciclo de Conversas realizado pela Secretaria de Educação de Rio Preto, o primeiro teve como tema “Metodologias Ativas no Ensino Híbrido”, com participação de um dos maiores especialistas e pesquisadores do tema no país, Dr. José Manuel Moran. Cada encontro teve aproximadamente 10 mil visualizações no canal do YouTube da Educação.

“Com a pandemia fortalecemos ainda mais a formação dos professores de maneira remota, estamos investindo em novas práticas e aprofundando o conhecimento da rede nos temas propostos. O primeiro Ciclo foi muito bem recebido e apresentou práticas inovadoras para o ensino híbrido. Acreditamos que esse segundo ciclo será de muita contribuição para toda a rede”, afirmou a secretária de Educação, Fabiana Zanquetta de Azevedo.

Para Deise Maciel, responsável pela Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, “as relações étnicas são temas desafiadores e por isso, faz-se necessário que os profissionais envolvidos na formação das crianças e adolescentes tenham oportunidades dialógicas de reflexão sobre a teoria e a prática e acerca da importância do papel da escola nessa perspectiva, compreendendo também que o respeito aos negros e sua cultura deve ser trabalhado diariamente, com boas experiências, tempos e espaços de escuta e participação, reflexões e vivências”.  

Sobre a professora Kiusam:

Kiusam Regina de Oliveira (1965). Nascida em Santo André/SP, ingressou no M.N.U. (Movimento Negro Unificado) em 1980, aos 15 anos. Cursou Magistério de segundo grau, Pedagogia com habilitações em Administração Escolar, Orientação Educacional e Deficiência Intelectual (FSA e USP).

Mestrado em Psicologia e Doutorado em Educação (USP). Viaja por todo o Brasil formando educadores em assuntos focados nas relações étnico-raciais e práticas pedagógicas capazes de libertar pessoas dos preconceitos e práticas racistas. Por treze anos foi gestora pública na secretaria de educação de Diadema/SP, chefiando a Educação Especial e Implementando a lei 10.639/03 (até 2016). Bailarina e coreógrafa desde a infância, teve na área da dança e corporeidade, seus primeiros mergulhos como contadora de histórias.

Escritora premiada (PROAC, ONU), tem como o mais recente lançamento “Com Qual Penteado Eu Vou”, pela Editora Melhoramentos, obra que inicia uma nova sequência de 10 livros inéditos a serem publicados até 2022 e que seguem suas abordagens nas temáticas dos direitos humanos, inclusão, diversidade e relações étnico-raciais para o público infantil e adulto. Artista multimídia. Iyalorixá.

Serviço:
O quê: Ciclo de Conversas: “Diálogos sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira”
Quando: 24/08/2021 – às 19 horas
Onde: https://www.youtube.com/c/smeriopreto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *