Circuito Sesc levar arte para Fernandópolis, Votuporanga, Jales, Santa Fé, Tanabi e Mirassol 

A programação começa dia 28 de outubro, em Fernandópolis, seguindo para outras cidades até novembro


Com uma extensa programação nas áreas de música, dança, circo, teatro, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias, o Circuito Sesc de Artes chega a 2023 levando uma programação gratuita com espetáculos, intervenções, mediações de leitura e oficinas às praças, ruas e parques de 123 cidades do estado de São Paulo. Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo locais, o evento reúne 75 trabalhos artísticos distribuídos em seis finais de semana entre os dias 21 de outubro e 26 de novembro.

Fruto de uma curadoria coletiva, feita com as unidades do Sesc no estado, a escolha das atrações mostrou um olhar atento para a diversidade e a representatividade. Serão mais de 700 atividades divididas em 12 roteiros diferentes, que percorrerão municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista abrangendo todas as idades e interesses.

Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes ao concentrar todas as atividades em espaços públicos, como praças e parques, que são pontos de referência em cada município, convida a população a desfrutar de uma programação diferente e vivenciar experiências únicas.

Dois dos roteiros com uma série de atrações vão passar por cidades da região abrangida pelo Sesc Rio Preto. A programação começa por Fernandópolis (28/10) e Votuporanga (29/10), com o Roteiro 4. Depois, Jales (11/11) e Santa Fé do Sul (12/11) recebem o Roteiro 3, e Tanabi (25/11) e Mirassol (26/11), o Roteiro 4.

“É na confluência de ruas e sentidos, largos e praças, unindo expressões artísticas e públicos diversos, que ocorre o Circuito Sesc de Artes. Com tais iniciativas, que oferecem tanto experimentações socioculturais quanto vivências coletivas, o Sesc reitera sua atuação na difusão de conhecimentos, contribuindo assim para a ampliação de repertórios de seus públicos. E ao estimular a convivência com a diversidade de pessoas e ambientes, entendendo-a como elemento central de sociabilização, a instituição espera ainda reforçar as conexões democráticas que sustentam o tecido social”, comenta Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Programação – Roteiro 3
A música marca presença no Roteiro 3 da edição 2023 do Circuito Sesc de Artes com apresentações das DJs Alliblack e Emily Souza, que se revezam nos finais de semana e trazem uma seleção de ritmos da cultura negra, como hip hop, jazz, blues, samba, soul, funk e afrobeat. Nascida no Mato Grosso do Sul, Alliblack é poeta, rapper, DJ, mestre de cerimônias e produtora cultural. De São Paulo, Emily Souza atua como DJ e produtora de eventos do Slam Quilombo de Dandara.

Outra atração musical é o projeto Moda de Rock, dos músicos Ricardo Vignini e Zé Helder, que transforma canções clássicas do rock em versões instrumentais para viola caipira. O repertório combina sucessos de bandas nacionais, como Mutantes, Novos Baianos, Ira! e Plebe Rude, e estrangeiras, a exemplo de Beatles, Nirvana, Queen e Led Zeppelin.

Públicos de todas as idades poderão se divertir com a intervenção Cabeção Pelo Mundo, da dançarina e manipuladora Maria Eugenia Tita, que dá vida ao simpático e encantador boneco Cabeção, herdeiro das tradições populares brasileiras. Ao ritmo de passos de frevo, cavalo marinho, caboclinho e capoeira, ele convida a plateia a se entregar à dança e ao riso.

Equilibrismo, malabarismo e acrobacias conduzem o espetáculo Herolino, o faxineiro, de Erickson Almeida, que transforma a limpeza em um grande show. Quando chega para seu primeiro dia de trabalho em um novo local – o circo –, o faxineiro Herolino se deixa levar pela imaginação e inventa números incríveis com vassoura, balde e espanador.

Usando óculos e fones de ouvido especiais, o público poderá participar de uma experiência de cinema em realidade virtual. Em Amazônia Viva [Dir: Estevão Ciavatta, Brasil, 2022, 10 min], o público é transportado para a região do rio Tapajós e viaja ao coração da floresta. Conduzida pela líder indígena Raquel Tupinambá, da comunidade Surucuá, a narrativa ajuda a entender a importância do local e de sua preservação. Em 2023, a obra levou o prêmio de Melhor Filme de Realidade Virtual 360° no Barcelona Planet Film Festival.

Na oficina Sonorilândia em Sinopets, o artista, educador e musicoterapeuta André Pereira Lindenberg, conhecido como Dedéco, propõe a transformação de garrafas PET em instrumentos musicais. A atividade mostra como produzir sinopets, sinos feitos com o material. Ao final, o público é convidado a se aventurar como regente da sinfonia sonora produzida em conjunto.

Já com a Bikeoteca, uma bicicleta transformada em biblioteca ambulante, o grupo Histórias da Nana, de Presidente Prudente, busca estimular a formação de leitores. Além de explorar livremente os títulos disponíveis, com sugestões para todas as idades, o público pode pedir indicações e participar de mediações individuais e interações literárias.

Programação – Roteiro 4
A programação conta com apresentações da DJ Flávia Santos, do Discotecagem Mulheres do Brasil, que promete um repertório eclético, da velha guarda de Nilze Carvalho (1980) à contemporaneidade de MC Tha (2019). Para a seleção, a DJ garimpou sua coleção de discos de vinil para ampliar os horizontes a fim de incluir artistas de todo o país.

O Teatro de Caixeiros, de Ribeirão Preto, apresenta a intervenção Teatro Lambe-Lambe, com cenas curtas, palco, adereços e bonecos em miniatura e que se desenvolve dentro de uma caixa fechada, com sessões individuais. O grupo reúne seus integrantes para contar histórias e surpreender e encantar o público com esse gênero teatral de origem brasileira.

Já o espetáculo Circo da Cuesta, da Cia Beira Serra, de Botucatu, promove o encontro das técnicas circenses com a cultura popular caipira. Na montagem, os artistas não chegam para apresentar o circo na quermesse do vilarejo de Nossa Senhora das Dores de Cima da Serra e os organizadores do evento precisam improvisar com números de malabarismo, acrobacias e ilusionismo.

Composto por artistas multidisciplinares, o coletivo Capoeira para todes, de Campinas, apresenta uma combinação de passos do movimento afro-brasileiro e do vogue Femme. Surgido em Campinas, o grupo existe desde 2019 e tem como foco ser um espaço de acolhimento e respeito às diferenças.

Na oficina Biojoias de shapes de skates, o skatista, artesão e artista plástico Radamés Góis propõe a confecção de brincos e colares de formatos geométricos a partir de pranchas de madeira que normalmente seriam descartadas quando os skates se quebram. O material reaproveitado, feito de lâminas de madeira tingida, é combinado a argolas, cordões e anzóis para produzir biojoias coloridas e criativas, de design sustentável.

Com a Biblioteca Pé da Letra, o Fio da Meada, de Ribeirão Preto, pretende incentivar a leitura e despertar a curiosidade pelo mundo das letras por meio de ações que estimulem a criação de vínculos afetivos com os livros. Em “Primeiros encontros com um novo amigo”, por exemplo, o público é convidado a descobrir o objeto por meio de suas cores, formas e texturas. É possível consultar os títulos disponíveis em uma biblioteca itinerante montada em uma estrutura de bicicleta durante toda a atividade.

Serviço
Circuito Sesc de Artes 2023
De 21/10 a 26/11, sábados e domingos
Programação completa disponível em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes
Em caso de chuva, os endereços do novo local estarão disponíveis no site oficial

Roteiro 4
Fernandópolis
28/10 (sábado), das 16h às 20h
Praça da Matriz – Fernandópolis.

Votuporanga
29/10 (domingo), das 16h às 20h
Parque da Cultura – Rua Ângelo Bimbato, 1191 – Jardim Alvorada – Votuporanga.

Roteiro 3
Jales
11/11 (sábado), das 16h às 20h
Praça Euphly Jalles – Rua 12 – Jales.

Santa Fé do Sul
12/11 (domingo), das 16h às 20h
Praça Salles Filho – Avenida Navarro de Andrade, s/nº – Centro, Santa Fé do Sul.

Roteiro 4
Tanabi
25/11 (sábado), das 16h às 20h
Praça Nossa Senhora da Conceição – Tanabi.

Mirassol
26 de novembro, domingo, das 16h às 20h
Praça Dr. Anísio José Moreira, s/nº – Centro – Mirassol.

Foto de destaque: Capoeira para todes – Caio Oviedo/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *