Coletivo de Rio Preto celebra centenário de Jorge Andrade com apresentações de ‘Vereda da Salvação’

Circulação do espetáculo da Cia. Beradeiro tem início neste sábado (7), na cidade de Fernandópolis, seguindo domingo (8) para Jales


A Cia. Beradeiro, de Rio Preto, dá início, neste fim de semana, à circulação do Projeto No Rasto de Jorge Andrade, em homenagem ao centenário de nascimento de um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, celebrado no ano de 2022. A iniciativa leva o espetáculo “Vereda da Salvação”, peça escrita entre 1957 e 1963, a seis cidades do interior paulista, além de sua cidade-sede.

Neste sábado (7), às 20h, tem apresentação no Teatro Municipal de Fernandópolis. Já no domingo (8), 19h, a companhia faz sessão no Teatro Municipal de Jales. As apresentações têm entrada gratuita e tradução em Libras. Após as sessões, haverá bate-papo entre artistas e público sobre o processo de criação e as temáticas levantadas pelo trabalho.

“Vereda da Salvação” é baseada em um fato real ocorrido em 1955, na fazenda São João da Mata, no município de Malacacheta, em Minas Gerais. Em cena, uma comunidade de trabalhadores rurais em sua busca por condições de vida minimamente dignas mergulha em uma nova crença religiosa, a fim de encontrar o que acredita ser o caminho da libertação. 

O espetáculo é resultado das pesquisas do grupo sobre o realismo poético de Jorge Andrade e sobre os aspectos fundamentalmente coletivos e sociais da obra. O caso que inspirou a obra envolveu a morte de quatro crianças supostamente “possuídas pelo demônio”. À época, diante o ocorrido, a comunidade foi atacada e baleada pela polícia da fazenda durante um banho de batismo. O fato acabou considerado um surto sociorreligioso. 

A montagem da Cia. Beradeiro traz em sua estética a utilização do coro, com 16 atores em cena, evidenciando o coletivo e a comunidade que se encontra presa a esse lugar e seus acontecimentos, fortalecendo e potencializando o realismo poético da obra. 

Dirigida por Fabiano Amigucci e Fagner Rodrigues, a montagem tem no elenco Andrea Capelli, Beta Cunha, Christina Martins, Daiane Souza, David Balt, Deivison Miranda, Esmeraldina Reis, Ester Carvalho, ESu Maiê, Geovanna Leite, Giovana de Paula, Jessica Paladino, Nathalia Navarro, Pietra Borges, Simone Moerdaui (também assistente de direção) e Vladmir Coelho. O cenário é de Léo Bauab, figurinos de Adbailson Cuba e iluminação de Luis Fernando Lopes.

Oficinas 
Além das apresentações, durante a circulação será oferecida a oficina “Jogos e improvisos no Processo Criativo”, em Jales, Ribeirão Preto e Olímpia. Durante a atividade, artistas da Cia. Beradeiro irão propor experimentações práticas acerca da obra e seus aspectos sociais e religiosos. A ideia é tratar dois extremos trazidos no espetáculo: de um lado, a crença e o misticismo exacerbado, do outro, a terra batida e o trabalho.

A primeira oficina será no domingo (8), às 10h, na Escola Livre de Teatro de Jales. A participação é gratuita e sem necessidade de inscrição. Em novembro, a ação será levada a Ribeirão Preto e Olímpia.

Outras ações
O Projeto No Rasto de Jorge Andrade compreende também uma roda de conversa online com o professor e pesquisador Eduardo Catanozi a respeito de Jorge Andrade, que será disponibilizada ainda em outubro, no canal do YouTube da Cia. Beradeiro (www.youtube.com/@ciaberadeiro1607). Catanozi é doutor em Letras, com a tese “Atrás do rasto da enunciação de ‘Rasto atrás’ de Jorge Andrade”, defendida em 2002, na Unesp.

Outra ação é um vídeo documental sobre o projeto, com previsão de divulgação até dezembro.   

O projeto é viabilizado pelo Edital Nº 02/2022 do ProAC Expresso, modalidade “Teatro / Circulação”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado.

Serviço
Espetáculo “Vereda da Salvação”, da Cia. Beradeiro
Dia 7/10 (sábado), às 20h, Teatro Municipal de Fernandópolis
Dia 8/10 (domingo), às 19h, no Teatro Municipal de Jales
Com tradução em Libras
Classificação: 16 anos
Grátis

Oficina “Jogos e improvisos no Processo Criativo”, com artistas da Cia. Beradeiro
Dia 8/10 (domingo), às 10h
Escola Livre de Teatro de Jales
Gratuito, sem necessidade de inscrição

Foto: Victor Natureza/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *