Com show em Rio Preto no dia 23 de setembro, Luísa Sonza lança ‘Escândalo Íntimo’, seu novo disco

Novo disco é definido pela cantora como ‘uma viagem ao meu subconsciente’


Principal atração da festa Facul Folia, que rola em Rio Preto no próximo dia 23 de setembro, a cantora Luísa Sonza acaba de lançar seu novo disco, “Escândalo Íntimo”, definido pela cantora como “uma viagem ao meu subconsciente”. O novo trabalho tem participações como Maiara & Maraísa, Baco Exu do Blues e Demi Lovato.

Das 24 faixas do novo disco, apenas 18 estão disponíveis nas plataformas de streaming desde terça-feira (29). As restantes serão desbloqueadas aos poucos, assim como os visuais, que, juntos, fazem parte de um curta-metragem. A primeira apresentação ao vivo baseada no novo projeto será no palco The Town, em São Paulo, no dia 3 de setembro.

A cantora deu início ao projeto logo após encerrar a aclamada era “Doce22”, no final do ano passado. A ideia era que o novo álbum descrevesse todas as fases de um relacionamento amoroso, do início ao fim. Mas, ironicamente, no melhor momento de sua carreira, Luísa viveu um dos períodos mais difíceis de sua saúde mental. Pensamentos de autossabotagem, crises de pânico, sonhos sombrios. Foi então que a cantora desabafou com seu parceiro Flávio Verne, coreógrafo e diretor criativo. “Desde que aconteceu aquela onda de hate, na época de ‘Doce22’, Luísa nunca teve tempo para cuidar de si mesma e de sua saúde mental. Então, ela começou a compartilhar comigo os seus pesadelos. E pensamos: ‘por que não colocar esses pesadelos e angústias para fora em forma de arte?’”, conta Verne.

Com auxílio da artista plástica e psicanalista Nathalie Nery, Luísa mergulhou em um processo de psicanálise e interpretação de seus sonhos, e entendeu que as letras que estava escrevendo não falavam sobre outras pessoas, e sim sobre ela mesma, assim como acontece no campo dos sonhos.

A partir daí, iniciou-se uma busca por referências que se conectassem com essa viagem surrealista. Foi assim, por exemplo, que Luísa descobriu o trabalho contemporâneo da artista russa Olga Fedorova, que assina a arte de capa e contracapa do álbum.

Outras fontes de inspiração foram filmes de terror como “Pearl”, “Maus Hábitos”, “Kill Bill”, e “Midsommar”. Referências captadas com clareza na faixa “Campo de Morango”, lançada no último dia 15, e que, em menos de 24 horas, alcançou 1 milhão de views no Youtube e mais de 1 milhão de streams no Spotify.

Curta-metragem
“Escândalo Íntimo” é um filme, um álbum visual, que vai contar uma história de amor que se entrelaça com a jornada de amadurecimento de Luísa. “As faixas acabaram se tornando trilhas sonoras para os filmes da minha cabeça”, conta.

Com direção de Diego Fraga, o filme acompanha a artista pop Luísa Sonza que, aos poucos, vai se despindo da armadura que a protegeu durante todos esses anos, para entrar no local mais frágil e sombrio que poderia explorar: o seu subconsciente.

Inevitavelmente, essa viagem a leva ao seu passado, no interior do Rio Grande do Sul. Não à toa, o local onde se passam os visuais é uma fazenda, localizada em Santana de Parnaíba, São Paulo. É lá onde tudo acontece.

Não só o visual é nostálgico, como o musical também. Entre as referências, estão o pop e rock nacional dos anos 1980 e 90, ritmos regionais gaúchos, como a Milonga, o sertanejo raiz, o samba e a bossa nova. Claro que o funk e o pop também estão lá, mas de um jeito mais maduro, com uma camada mais industrial e elementos de hyperpop, entre outros subgêneros da música pop.

Serviço
Facul Folia 2023
Dia 23/9 (sábado)
Espaço Viva Premium (Rodovia Washington Luiz, KM 426)
Ingressos online

Foto: Pam Martins/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *