Confira a receita do arroz carreteiro, do feijão gordo, da carne serenada e da paçoca de carne seca

QUEIMA DE ALHO

Confira a receita do arroz carreteiro, do feijão gordo, da carne serenada e da paçoca de carne seca

A Queima do Alho é uma tradição na região Noroeste Paulista, que surgiu quando os peões de boiadeiros iam montados em seus cavalos com sua comitiva para Barretos, sempre havia a pergunta de quem iria queimar o alho, e aquele que se dispunha durante a cavalgada, já começava a descascar o alho e colocar na conserva de gordura animal, para que, quando chegasse próximo à refeição do almoço ou jantar já estivesse tudo preparado, tornando uma tradição culinária típica, da qual ainda é feita em um fogão improvisado no chão comidas simples e típicas.

Para se ter uma ideia da força da tradição, existem até competições de Queima do Alho em que as comitivas se reúnem para fazer a comida e jurados escolhem a mais saborosa.

Há também a Festa da Queima do Alho, em que não há essa competição, mas sim as Comitivas preparando todas as receitas para servir ao público presente. Foi o que aconteceu no último dia 28, no Lançamento da Festa do Peão de Bálsamo, cidade próxima a São José do Rio Preto, em que a Comitiva Água do Peão foi a responsável por queimar o alho e alimentar centenas de pessoas que acompanhavam as festividades.

A Comitiva Água de Peão é um das mais tradicionais e nasceu em 1962, em Mato Grosso. Presidida por Milton Liso, a Água de Peão possui 15 integrantes que participam de Concursos de Queima do Alho por todo estado de São Paulo, inclusive Barretos, onde tem a maior festa de peão do país. Em Barretos, a Comitiva compete há nove anos e são bicampeões da competição.

“A Queima do Alho é preparação de uma comida tradicional do estradão, comida que os peões que tocavam as boiadas tinham no dia a dia para se alimentarem. O cozinheiro ia na frente com os seus cargueiros e levavam toda a ‘traia’, tanto de alimentação, como também as ‘traias’ dos peões dormirem”, explica Milton Liso.

Nesta edição especial do Bem Delícia, o Notícias do Bem traz para você a receita especial das comidas preparadas pela Comitiva Água de Peão, entre os pratos estão arroz carreteiro, feijão gordo, carne serenada e farofa de paçoca de carne, confira e se delicie com a culinária do sertão do nosso país:

Arroz Carreteiro
1 kg Arroz
1 kg de Carne seca
Alho
Cebola
Sal
Banha de porco

Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho na banha de porco, adicione a carne (já dessalgada), o arroz, depois o sal (a gosto) e acrescente água (quanto bastar). Deixe cozinhar até secar a água.

Feijão Gordo
1 kg de feijão
200 g de Bacon
200 g Carne Seca
250 g de Panceta
2 gomos de Lingüiça Calabresa
250 g de Linguiça de porco (fina)
Alho, cebola e sal.

Modo de preparo: Dessalgue a carne seca e escalde a panceta e a linguiça de porco. Coloque na panela o bacon, a cerne seca, a panceta, a linguiça calabresa e a linguiça de porco e frite até dourar. Acrescente o feijão, água até cobrir e deixe cozinhar (acrescentando água, caso precise). Quando o feijão já estiver cozido, frite o alho e a cebola em um pouco de banha de porco e coloque na panela. Finalize temperando com sal, se for necessário.


Farofa de Paçoca de Carne
1 kg Carne seca
½ kg Farinha de milho
½ kg Farinha de mandioca
100 gr de Rapadura
Alho, cebola e pimenta.

Modo de preparo: Frite o alho e a cebola na banha de porco, acrescente a carne seca (já dessalgada) e refogue por 5 minutos. Em um pilão, coloque a carne refogada, as farinhas, a rapadura, a pimenta e soque até ficar com a consistência de farofa.

Carne serenada
São carnes de primeira, cortadas em mantas e temperadas a gosto. Deixe-as penduradas tomando sereno por 3 horas (mais ou menos), recolhe-as, guarde-as na geladeira e depois as frite na chapa com um pouco de banha de porco ou óleo.

Receita indicada pela Comitiva Água de Peão

SOBRE A FESTA DE PEÃO DE BÁLSAMO

A 49º Festa do Peão de Bálsamo que será de 7 a 11 de junho, com montarias em touros, cavalos, desafio de genéticas do Cutiano, Prova dos Três Tambores e Team Roping, além dos shows de Rio Negro & Solimões, Wesley Safadão, Matheus & Kauan, Simone & Simaria e a dupla rio-pretense Marlon & Serginho.

Texto: Andressa Zafalon / Notícias do Bem 

Fotos: Jonas Garcia / Tudo Junto TV

06/06/2017

06/06/2017 08:45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *