Conheça a história do ex-morador de rua que por meio da reciclagem transformou sua vida

SUPERAÇÃO

Conheça a história do ex-morador de rua que por meio da reciclagem transformou sua vida

De segunda a sexta-feira, seu Benedito Raimundo, de 60 anos, visita casas, escritórios, prédios, lojas e empresas de São José do Rio Preto/SP, localizadas nos bairros Alto Rio Preto, Boa Vista e no centro da cidade com a importante missão de coletar o lixo reciclável,que antes seria descartado no meio ambiente e que com o trabalho dele e de seus colegas da Cooperativa de Coleta Seletiva de Beneficiamento e Transformação de Materiais Recicláveis de Rio Preto, a Cooperlagos, são reaproveitados.

BeneditoNessa sua rotina, o catador de coleta seletiva fez muitos amigos, afinal, ele é aquele tipo de pessoa que cativa a todos por onde passa, principalmente, pelo brilho nos olhos quando fala sobre o seu ofício. Provavelmente, muitos desses novos amigos e as centenas de moradores e comerciantes atendidos por ele em Rio Preto talvez não conheçam a história de superação de seu Benedito, que já chegou a ser morador de rua e por meio da reciclagem viu sua vida se transformar.

Simples e muito carismático, ele relata que depois de muitos anos de luta conseguiu superar o vício da bebida, que o afastava da família e o fez escolher as ruas como sua moradia, e revela que o trabalho na cooperativa foi parte importante dessa sua recuperação, pois abriu caminhos para que ele se desenvolvesse profissionalmente e como pessoa. “Tenho muito orgulho do meu trabalho. No processo de recuperação vi que tinha uma vaga na cooperativa, fiz o teste, passei e desde então estou aqui. Isso já faz oito anos, sou muito grato por essa oportunidade”, conta.

Multiplicador do bem

Seu Benedito não podia imaginar que por meio de seu trabalho como catador ele teria a chance de ocupar a sala de aula da USP (Universidade de São Paulo), a maior universidade pública do país, e receber uma capacitação técnica sobre reciclagem e destinação dos resíduos eletrônicos. Mais do que isso, depois do treinamento, de aluno, ele passou a ser instrutor, responsável por transmitir o conhecimento adquirido para empresários, estudantes, donas de casa e a população de forma geral, em palestras, cursos e no contato com o público no dia a dia. “Eu sei que o que faço é muito importante para a vida e para o meio ambiente, por isso eu procuro sempre aprender mais e passar tudo o que eu sei para quem ainda não sabe. Nesse curso que fizemos na USP, eu aprendi a trabalhar com os lixos eletrônicos, a separar as memórias dos computadores e outras peças que podem ser reaproveitadas”, explica ele com orgulho.

A equipe do Notícias do Bem esteve na Cooperativa para acompanhar os trabalhos de seu Benedito e algumas de suas colegas. Na visita pudemos ver alguns produtos que são transformados com o lixo recolhido, como os varais feitos de garrafas pets, entre outros materiais. “Gostaria muito que todas as pessoas soubessem mais como funciona a reciclagem e que é muito importante que todos se conscientizem sobre a coleta seletiva, assim a gente ajuda o meio ambiente e tem um mundo melhor”, ensina Benedito.

ColetaAtualmente, a Cooperlagos conta com cerca de 60 cooperados, entre eles o seu Benedito, e processa em torno de 150 toneladas de lixo reciclável por mês. Para o desenvolvimento dos trabalhos a cooperativa tem o auxílio do Governo Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria do Trabalho e Emprego, que ajuda na capacitação dos cooperados, além da aquisição e manutenção de equipamentos. Algumas empresas da região possuem convênio com a cooperativa para destinação de seus resíduos.  Saiba mais detalhes sobre todos os trabalhos desenvolvidos pela Cooperlagos no site www.cooperlagosrp.com.br.

FAÇA A SUA PARTE

Para ajudar na missão do seu Benedito e de todos os catadores de coleta seletiva, o Notícias do Bem listou algumas dicas sobre como você pode reciclar o seu lixo. Confira e inicie por você a mudança do mundo!

Para reciclar:

1 – Mude o seu hábito e comece, agora, a separar o lixo orgânico (restos de comidas), do lixo reciclável (plásticos, vidro, latinhas de alumínio, papel, caixas de papelão).
2 – Na hora da separação, lembre-se de limpar (lavar e secar) as latinhas, garrafas e vidros, para evitar o mau cheiro ou algum tipo de contaminação. No caso dos papeis, evite armazenar em lugares que possam causar umidade.
3 – Aqui em Rio Preto, não é preciso separar o lixo reciclável por tipo, pode colocar tudo em uma mesma sacola ou recipiente, pois na cooperativa eles fazem essa triagem.
4 – O material eletrônico que você não usa mais, como monitores, televisores, computadores, carregadores de celular, eletrodomésticos, celulares sem bateria, aparelhos de dvd, fios, rádio, também pode ser recolhido e reciclado.
5 – Mais do que só separar o lixo reciclável, é necessário destiná-lo corretamente. Se você é de Rio Preto e no seu bairro não há uma rotina de coleta seletiva, você pode ligar e solicitar, junto à Cooperativa, no telefone (17) 3212 1530, que seja feito um agendamento para o recolhimento, ou verificar o posto de recebimento mais próximo da sua casa. Caso seja de outra cidade ou estado, entre em contato com a Prefeitura do seu município e pergunte como acontece a reciclagem onde você mora.
6- Mobilize seus vizinhos, familiares, amigos e colegas de trabalho a fazerem o mesmo!

Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem

Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

11/09/2016

11/09/2016 16:38

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *