Conheça a história do menino que tirou a sede de milhares de africanos

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Conheça a história do menino que tirou a sede de milhares de africanos

Para celebrar o Dia Mundial da Água, o Bem no Mundo conta a história de um canadense que desde os seis anos de idade vem mudando a história de vários africanos que não tinham acesso à água. Seu nome é Ryan Hreljac e hoje, aos 24 anos, ele já beneficiou mais de 700 mil pessoas.

Tudo começou quando uma professora de Ryan, durante as aulas na cidade de Kemptville, Canadá, contou que milhares de africanos morriam por falta de água ou água contaminada e como o saneamento desses países era terrível. Comovido e pensando na facilidade que tinha, Ryan perguntou para a professora quanto custaria para essas crianças terem acesso à água. A professora se lembrou da ONG WaterCan, que perfurava poços na África e que um poço pequeno deveria custar em torno de US$ 70.

Sabendo disso, Ryan voltou para casa e entrou em um acordo com a sua mãe: depois de quatro meses fazendo tarefas domésticas e trabalhando, ele conseguiu o dinheiro. Animado por ter conseguido, o garoto e sua mãe foram até a ONG e chegando lá lhe informaram que 70 dólares era apenas a bomba manual, a perfuração do poço ficava em torno de US$ 2 mil. Susan, mãe de Ryan disse que ela não conseguiria dar esse dinheiro a ele nem que ele fizesse tarefas domésticas pro resto de sua vida. Ryan não desistiu e disse que logo voltaria com o dinheiro.

RyanA ação motivou vizinhos, irmãos e amigos que ajudaram Ryan e então ele conseguiu a quantia para abrir seu primeiro poço próximo da Escola Primária Angolo, na Uganda. Depois da construção, foi feita uma parceria entre a escola de Ryan com a Escola Primária Angolo para que as crianças pudessem trocar correspondências. Numa dessas correspondências, Ryan conheceu Jimmy Akana, um jovem que lutava todos os dias para estudar.

As correspondências já não bastavam para Ryan, o menino queria conhecer as crianças pessoalmente e sentir mais da realidade delas. Com um grande esforço econômico seus pais lhe presentearam com uma viagem para a Uganda e Ryan, em 2000, chegou ao povoado onde havia sido perfurado seu poço. Ryan ficou surpreso com a quantidade de crianças que o conheciam e que gritavam o seu nome.

Ryan e sua família emocionada com a história de Jimmy – o amigo que Ryan trocava cartas – que depois de ter sido sequestrado para servir o exército e conseguir escapar, hoje é membro permanente da família, e braço direito de Ryan em sua instituição. “Jimmy é uma fonte de inspiração. Ele trabalha duro, tem uma perspectiva positiva e está sempre com um grande sorriso no rosto”, conta Ryan.

Atualmente, Ryan tem sua própria fundação, a Ryan’s Well Foundation – criada em 2001 – por meio da qual ajudou a construir mais de 992 poços e 1.153 latrinas, levando água potável e serviços de saneamento básico para centenas de milhares de pessoas. Ele considera que a água é a essência da vida e espera que a sua história influencie várias pessoas a mudarem de vida e fazerem a diferença no mundo.

No site da fundação é possível fazer doações, conhecer os projetos e saber um pouco mais da historia de Ryan, Jimmy e da própria instituição. 

Fonte: Ryan’s Well Foundation
Fotos: @TheRyansWell
Tradução: João Vitor Boni/ Notícias do Bem
Edição: Vania Nocchi/ Notícias do Bem

22/03/2016

22/03/2016 15:38

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *