Conheça alguns espaços alternativos de arte, cultura e lazer de Rio Preto

VAI PRA ONDE?

Conheça alguns espaços alternativos de arte, cultura e lazer de Rio Preto

“Não me contento em ter um lugar para dormir, mas desejo mil lugares para sonhar”. A frase do escultor, pintor gravurista e ceramista surrealista Joan Miró descreve com maestria o movimento, que está acontecendo em São José do Rio Preto/SP, em que um grupo de pessoas, com atitude e uma vontade imensa de fomentar, com liberdade, a arte em todas as suas formas e possibilidades, tem criado espaços alternativos de encontro, muitas vezes, literalmente, abrindo a porta de suas casas, para trazer à cena cultural da cidade um universo diferenciado.

Para mostrar esse cenário underground de Rio Preto, a equipe do Notícias do Bem embarcou, na noite da última sexta-feira (4/11), em um tour, onde visitou três desses novos espaços, e apresenta para você um pouco desse mundo cultural paralelo.

Estúdio 2741

EstúdioNossa primeira parada, por volta das 20h30, foi na rua Delegado Pinto de Toledo, número 2741, no centro da cidade. A rua, muito agitada pelas manhãs – com a correria de carros e pessoas passando – à noite ganha um novo ritmo. Sem grande movimento na via de acesso, paramos o carro e avistamos no endereço indicado um charmoso casarão antigo de portas abertas. Não há letreiro indicando que lá se encontra o local que procurávamos, o Estúdio 2741 – até para não tirar o charme da arquitetura e a proposta do local.

Na porta da frente passamos por uns cordões de tecido branco pendurados, que vão até o chão, o que nos traz uma sensação de sermos transportados para outra dimensão a partir dali. Com uma luz baixa, um som lounge que abraçava o ambiente, uma decoração vintage – com sofá, velas dando charme a cada mesa – e uma máquina de escrever no balcão, usada para fazer a descrição do cardápio, o Estúdio 2741 surpreende.

EstúdioLonge da pretensão de se tornar o novo “point” de balada, o local, que foi criado e é comandado pelo casal Wagner Orniz e Gabriela Andrade, pela manhã é um espaço de coworking (saiba mais na matéria sobre estação de trabalhos compartilhadas) e à noite tem com a proposta de  ser um local de encontros, àqueles que queiram viver o que a “casa” propõe naquele momento, para aquele dia. É o chamado estilo “speakeasy” de bar. A proposta é variada, pode ser uma discotecagem, trazendo ritmos como house, lounge, trip hop, ou mesmo um som intimista de uma banda tocando blues, jazz, e até noites de interatividade, a partir da literatura, com declamação de poesias, karaokê, noite de jogos, entre outros. Neste dia, em que fomos conhecer, estava realizando o happy-hour dos coworkers.

O lugar é aconchegante e tem no cardápio opções de porções e bebidas – cervejas e drinks. “Eu gostei muito do ambiente, que é diferente de tudo que estamos acostumados por aqui. É muito descontraído e agradável para reunir os amigos. Os donos são muito receptivos e a energia é muito boa!”, comenta a analista de Recursos Humano Alyne Louise da Silva Tavares, que estava visitando o espaço pela primeira vez.  A programação das atividades noturna não é fixa, por isso é importante ficar ligado na fanpage Estúdio 2741 para saber qual será a próxima vibe a ser apresentada.

Casa das Janelas

A próxima parada foi a Casa das Janelas, localizada na rua Alfredo Braga, 286, no bairro Vila Maceno. Chegamos por volta das 22h. Neste dia, estava acontecendo o 3º Sarau das Janelas, com trilha ao vivo com a banda The Brisantinos. O local é espaçoso, ao ar livre, e estava lotado. É impossível não se encantar pela energia do ambiente, decorado com muitas janelas, mesas e cadeiras feitas de diversos materiais reaproveitados, além do colorido dos desenhos grafitados nas paredes e um espacinho esotérico, com a cartomante Tauane Alamino, onde os visitantes podiam se consultar com a especialista.

CasaQuando chegamos, a tertúlia já havia começado, no microfone a atriz Beta Cunha declamava um poema e em seguida cantou um blues. Ao final da apresentação, muitos aplausos e outras pessoas, que se inscreviam na hora para participar, eram anunciadas para assumir o microfone e recitar seus versos. Sem ensaios, com a famosa “colinha” na mão, pelos celulares ou escritos no papel, sem pretensão de perfeccionismo, mas com muita alma e o sentimento a flor da pele, cada um passava seu recado, que era recebido com muita atenção e empatia por todos.

A consultora de vendas Ariane Theodoro estava no sarau, junto com suas amigas Letícia, Camila e Leila. Era a primeira vez que ela estava indo na Casa das Janelas. “A proposta da leitura da poesia é um diferencial em nossa cidade. Sempre me interessei por literatura e desde os 13 anos que eu escrevo poesia, eu estava falando com minhas amigas que gostaria muito de ter esses poemas gravados para ouvir em casa. Gostei muito da proposta”, comenta Ariane.

BrunaA Casa da Janela, inaugurada em julho deste ano, foi uma idealização do casal Ubirathan do Brasil e Bruna Borges. “A ideia surgiu pela falta de um lugar diferente para dar um rolê, que trouxesse uma proposta cultural nova”, ressalta Bruna que, questionada sobre o nome e a decoração com tantas janelas, conta “A janela traz esse conceito de transcender para fora, de ver o que tem lá fora dentro de sua casa, que vai de encontro com a nossa proposta”. Vale ressaltar que o espaço também é a moradia do Ubirathan.

Em meio a tantas janelas, de madeira, de ferro, penduradas na parede, abertas, algumas fechadas, uma  que está lacrada chama a atenção. “Essa janela ganhamos de um amigo que falou que ela deveria ser pendurada, mas só deveria ser aberta quando o espaço completasse um ano. Então ela está ai, esperando para ser aberta!”, revela com toda simpatia Bruna.

Na Casa das Janelas, além dos saraus, são realizadas noite musicais, a famosa Feira da Torre, onde artistas e artesões podem expor suas artes, entre outras ações. Para ficar por dentro da programação, acesse a fanpage da Casa das Janelas RP ou entre em contato pelo e-mail : [email protected].

Barteliê Gastrô

BarteliêHá pouco mais de um ano, o casal Ronaldo Vilerá e Carol Escabim criou o Barteliê Gastrô, nossa última parada do tour. Adesivada na porta de entrada a imagem marcante da artista plástica mexicana Frida Kahlo mostra a personalidade do local e nos dá as boas-vindas. O local era antes a casa do casal e o ateliê da Carol, onde ela produzia sua arte em mosaicos, que hoje dá o colorido no ambiente e pode ser visto em todo o bar.

O Barteliê tem como diferenciais ser um espaço alternativo, decorado no estilo retrô, animado ao som da playlist do jornalista e Dj Harlen Félix, além de oferecer um saboroso cardápio preparado pelo chef de cozinha Ronaldo Vilerá, cervejas diferenciadas e drinks. O local também é conhecido por promover com criatividade eventos temáticos – como o Ralo-in (em comemoração ao Dia das Bruxas), Novembeer (em alusão a Oktoberfest), entre outros.

Sem contar na interação que acontece entre todos que vão, todo mundo acaba conversando com todo mundo. “A gente entra aqui e se sente nos 80. É uma nostalgia gostosa, um lugar único que não tem em Rio Preto”, comenta a estudante Isabela do Santos Arroyo, que estava acompanhada de sua namorada a cabeleireira Bruna Lemos que complementou a descrição. “A recepção é incrível. Na hora que você chega a Carol te recebe, dá aquele abraço de verdade, fora isso é a energia do lugar, as músicas, a decoração é linda, a comida é maravilhosa, o conjunto de tudo é muito bom. Vale a pena conhecer e vir com os amigos!”, afirma Bruna.

O Barteliê abre as sextas-feiras e sábados, a partir das 20h, e fica localizado na rua Três Fronteiras, 295. É importante ficar ligado na fanpage do Barteliê para saber da programação que podem acontecer em dias alternativos também, como feiras de artesanatos e outros eventos. 

O tour havia acabado, mas a sensação de todos que participaram foi de encantamento e alegria por ver novos movimentos de arte e cultural acontecendo em nossa cidade e aquela vontade de conhecer mais lugares como este e com certeza de voltar nos novos ambientes agora conhecidos.

MUITO MAIS…

Como o Estúdio 2741, a Casa das Janelas e o Barteliê, existem muito outros espaços em Rio Preto para serem descobertos e vivenciados. Por isso ai vão algumas opções alternativas de lazer, arte e cultura para que você saia de casa e se encontre entre as muitas propostas de encontros:

Cafundó

CafundoCriado há cerca de um ano pelo carteiro e ativista social Flávio Dureggaeaohiphop, o Cafundó é um espaço onde os artistas têm liberdade de propor projetos, eventos e mostrar sua arte. No local são apresentados espetáculos, exposições, realizados saraus e show musicais. Duas vezes por mês, acontece o Entardecer Cultural que é uma espécie de Sarau Cultural. O próximo será dia 19 de novembro, das 19h às 24h, e a temática faz alusão ao mês da consciência negra, com comidas típicas, roda de samba e diversas manifestações artísticas. Endereço – Rua: Capitão Delmiro Ávila, 28 .

Casa Criar

junyCriada por juny kp!, o local é um espaço de cultural, com uma galeria de arte, onde são realizadas exposições, um ateliê criativo e ambientes para oficinas e workshops. Até o dia 11 de novembro, a Casa Criar recebe a exposição “Antes da Chuva” de João Agreli e neste mês estão sendo promovidas diversas ações ligadas a audiovisual, artes plásticas e educação. Para saber mais da programação acesse a fanpage Casa Criar. Endereço – Rua Presciliano Pinto, 1355 – Boa Vista. Informações e agendamento para visita a exposição pelo telefone: (17) 99131-8500.

Centro Cultural Brado
CentroLugar de encontros para estudos literários, saraus, idealizado pelo pintor e vendedor de livros Marcos Rodrigues. No local são realizados eventos de arte e educação, grupos de estudos, saraus literários, entre outras atividades. Neste mês, o espaço está passando por reformas, mas até o final de novembro as atividades no Centro Cultural voltarão a acontecer. Endereço – Rua: Isaias Luciano da Silva, 134 – Caic 2.
Informações: (17) 98104 3545

Centro Cultural Vasco
ApresentaçãoO Centro Cultural Vasco atua diretamente no incentivo à produção cultural, promovendo atividades como oficinas culturais de capacitação nas áreas de audiovisual, teatro, artes plásticas, danças, circo, música, tradições regionais, além de ser um espaço onde acontecem diversos eventos como feiras de artesanatos, apresentações musicais, de dança, de teatro, entre outros. Saiba sobre as próximas atividades na fanpage  Centro Cultural Vasco Endereço –  Rua São João, 1840 – Boa Vista


Espaço “Besouro Cordão de Ouro”
Com o intuito de promover a essência da cultura brasileira original – como a capoeira e o samba de roda e a cultura dos orixás -, foi criado o espaço Besouro Cordão de Ouro. No local acontecem aulas de capoeira, saraus literários, encontros para estudos sobre a arte popular brasileira, além de rodas de samba que são abertas ao público. A agenda de atividades você confere na fanpage. https://www.facebook.com/besourocordaodeouro.lagartixacapoeira.9?fref=ts

EstudioEstúdio Fotográfico Jorge Etecheber
No espaço, criado pelo fotografo que dá nome ao local, acontecem exposições de artes, além de feiras de troca, espetáculos de dança e teatro, brechós. Você pode acompanhar a programação pela fanpage do fotógrafo Jorge Etecheber. Endereço – Rua Silva Jardim – 4053, Jardim Santa Cruz.

Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem

Fotos: Ricardo Boni/ Notícias do Bem | Divulgação

06/11/2016

05/11/2016 11:29

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *