É tempo de refletir, de renovar, de buscar nas flores a inspiração para colorir a vida

A ENERGIA DA PRIMAVERA

É tempo de refletir, de renovar, de buscar nas flores a inspiração para colorir a vida

22 de setembro. Oficialmente, é primavera. Linda e generosa, ela chega trazendo as cores do arco-íris e o cheiro das flores. Cheiro de terra molhada, dias mais longos, céu mais azul, temperaturas mais amenas e grama mais verde são algumas características da estação que se inicia hoje. Mas, é nas flores que se encontra o grande destaque desta época do ano. Lindas nos jardins e nas ruas, elas deixam os dias mais alegres e coloridos e representam a possibilidade do recomeço, da renovação, do movimento da vida.

Nós, seres humanos, vivemos correndo. Enquanto isso, a natureza é sábia e paciente. Os girassóis, as gérberas, as orquídeas, as rosas, os lírios e os jasmins – flores típicas da estação mais colorida do ano – esperam o tempo certo para desabrochar. Por isso, a chegada da primavera é uma oportunidade de reflexão. Como estamos utilizando nosso tempo? Qual é a qualidade das nossas ações? Estamos equilibrados? Como manter a serenidade e a paz e aguardar, assim como a natureza faz, o tempo certo?

Renovação

Em tempos de recomeço, como acontece na primavera, organizar a casa e doar roupas e objetos pode ser um ponto de partida para a renovação, para abrir espaço para novas energias. Mas não é apenas nossa casa que merece atenção – corpo e mente também. Beber mais água, comer mais frutas, praticar exercícios ao ar livre e respirar o ar mais puro são dicas que ajudam a equilibrar o corpo físico.

CamilaPara a mente, Camila Muller, terapeuta ayurvédica e instrutora de yoga, indica a contemplação. “A chegada da primavera permite um olhar mais colorido sobre as nossas vidas. É um momento muito bom para buscar o equilíbrio, a paz e a renovação por meio de uma rotina mais saudável e um contato mais próximo com a natureza. Assim, a observação externa conduz à contemplação interna e isso leva às mudanças necessárias para uma mente mais tranquila e equilibrada”, afirma.


Chakras e flores

Na Ayrveda, medicina oficial da Índia, os chakras são considerados centros energéticos naturais que fazem parte do corpo humano. Curiosamente, eles são representados na forma de flores, com pétalas e em consonância com as cores do arco-íris. São as nossas flores internas e têm o poder de irradiar energia para o meio em que vivemos. “Equilibrar os chakras é uma maneira de se renovar e aproveitar a energia da primavera para ter mais qualidade de vida”, analisa a terapeuta.

Corpo e mente estão intimamente ligados. Por isso, existe uma relação entre as crises emocionais e as doenças. É bastante comum encontrar pessoas que somatizam e acabam desenvolvendo doenças físicas a partir do desequilíbrio emocional – inclusive doenças graves. Alguns pontos do corpo humano, quando ativados, promovem alegria e saúde. Camila explica que “Os chakras vibram internamente e nos conectam com o externo. Equilibrar os chakras é se conectar novamente com a essência de cada um, buscando equilíbrio, saúde, tranquilidade. A primavera remete à abertura das flores, ao colorido. E é isso que temos que fazer: colorir as nossas vidas”.

Reportagem: Vania Nocchi / Notícias do Bem

22/09/2016

22/09/2016 08:17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *