Exposição traz fotos de pessoas com Síndrome de Down inseridas na comunidade

A DIFERENÇA NOS COMPLETA

Exposição traz fotos de pessoas com Síndrome de Down inseridas na comunidade

Em pleno o século 21, simbolizado no dia 21 de março e com apenas um cromossomo a mais no Par 21, ainda enfrentamos algum tipo de preconceito em relação à Síndrome de Down.

Mesmo com todo o acesso à informação que temos, algumas pessoas insistem em encarar a Síndrome como uma doença ou em não acreditar que o portador dela possa ter uma vida normal, além de acrescentar qualidade de vida a todos que estão à sua volta.

 Com a intenção de mostrar que somos todos iguais, o Centro do Desenvolvimento Humano – criado em 2009 pelas amigas Sandra Maria Ferreira Codogno e Neuza Aparecida Caron – inspirado no Dia Internacional da Síndrome de Down, que foi comemorado ontem, dia 21 de março, trouxe para Rio Preto a Exposição “A Diferença nos Completa”. O público poderá apreciar fotos, que foram tiradas voluntariamente pelo fotógrafo Kastreka, de pessoas com Síndrome de Down que já estão inseridas na sociedade, desmitificando a ideia de algum tipo de incapacidade.

Sandra, uma das criadoras do Centro de Desenvolvimento Humano, conta com a experiência em vida do que é conviver com uma pessoa com a Síndrome, já que seu filho, Renan Henrique Cardogno, é portador dela. “Ele sempre estudou em escolas regulares, prestou Enem, fez um curso técnico de Meio Ambiente, trabalha no Senac, namora e carrega em si sonhos de todo jovem de 21 anos”, diz a mãe, que viu no filho a inspiração para idealizar os projetos.

A exposição vai até o dia 31 de março, na Praça 4 de Eventos do Rio Preto Shopping e, nesse dia, além das fotos expostas, o público poderá participar, às 19h30, da palestra “Pessoa com Síndrome de Down e Direitos e Outras Reflexões”, com o Procurador da República Eleovan César Lima Mascarenha, e também da roda de conversa “Passado, Presente e Futuro da Inclusão”, com a psicóloga Joana Marcatto e a fonoaudióloga Ana Rossi.

Texto: Andressa Zafalon / Noticias do Bem

Foto: Ricardo Boni / Noticias do Bem

22/03/2017

22/03/2017 11:20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *