Espetáculo intermídia indicado ao Prêmio APCA faz duas apresentações de graça em Rio Preto

Além das apresentações de ‘Corpomáquina’, o Robo.Art faz duas oficinas gratuitas na sede da Cênica neste sábado e domingo (7 e 8)


Espetáculo intermídia do agrupamento Robo.Art, de São José do Rio Preto, com duas indicações ao Prêmio APCA de Dança, “Corpomáquina” terá duas apresentações de graça na cidade neste sábado e domingo (7 e 8), às 18h30, na sede da Cênica, no Jardim dos Seixas. Além delas, o coletivo rio-pretense realizará, às 13h30, nos mesmos dias e local, duas oficinas voltadas para artistas e pessoas interessadas.

As apresentações e as oficinas fazem parte do projeto de circulação Corpomáquina – Tecnologia das Raízes, realizado com recursos do ProAC Editais (04/2022), da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A circulação já passou pelas cidades de Bauru, Votuporanga e Araçatuba.

Corpo x máquina
Envolvendo dança, performance e sensores musculares, o espetáculo “Corpomáquina” é fruto de uma pesquisa continuada sobre integração de linguagens e criações de dispositivos, que procura também repensar o corpo, o movimento e a arte diante uma dinâmica de redes e circuitos cocriativos.

No início do espetáculo, é possível ver quatro artistas em cena – Vinicius Paquitinho Francês, Vinicius Dall’Acqua, Gustavo Arão e Elissa Pomponio – espalhados entre dispositivos de som, iluminação, video mapping e uma pirâmide triangular. A dramaturgia e o conceito da obra abordam o emergir do pensamento, o conflito, a integração e a transgressão do humano-máquina, refletindo sobre o cruzamento do biológico e do cibernético.

Com o avanço das tecnologias, a automatização e a digitalização da vida, “Corpomáquina” questiona qual futuro possível dessa fusão entre o ser humano e a máquina. Como distinguir o que é humano e o que é máquina, onde o corpo se transforma em máquina ou onde a máquina adquire a consciência humana? A partir desses questionamentos, o agrupamento desenvolveu um sistema próprio de tradução de movimentos baseado em sensores e microcontroladores para realizar a leitura da tensão e distensão muscular do dançarino, que ao se movimentar, gera a sonoridade da obra através desse dispositivo.

A obra é o primeiro trabalho cênico do Robo.Art e a primeira direção em dança de Vinicius Dall’Acqua, artista multimídia e idealizador de “Corpomáquina”. Em 2022, o espetáculo foi premiado pela Cooperativa Paulista de Dança com o X Prêmio Denilton Gomes de Dança, na categoria Intermédia Performática em Dança, e esteve, recentemente, em temporada no Centro Cultural São Paulo. Em agosto deste ano, “Corpomáquina” foi indicado em duas categorias no Prêmio APCA de Dança: Intérprete e Prêmio Técnico.

Oficinas gratuitas
Em Rio Preto, o Robo.Art também realiza as oficinas “Dispositivos, tecnologia e instrumentalização artística” e “Corpo x máquina: a relação do corpo em movimento e dispositivos em cena”, que têm a proposta de trazer o participante para dentro do circuito criativo do espetáculo, abordando seu conceito, seus mecanismos, e suas relações. As oficinas serão realizadas neste sábado e domingo (7 e 8/10), às 13h30, também na sede da Cênica. O formulário de inscrição pode ser preenchido no link: www.robo.art.br/inscrições.

A oficina “Dispositivos, tecnologia e instrumentalização artística”, no Centro Cultural Associata, propõe uma iniciação sobre o desenvolvimento de dispositivos utilizando microcontroladores (arduinos) com intuito de facilitar a parte técnica de processos artísticos. Será abordado exemplos de construção de aparatos MIDI e suas possíveis aplicações, como um microcontrolador de luz com leds, controladores de som (faders e disparadores) e a possibilidade de utilização destes dispositivos em cena para outras finalidades.

Já “Corpo x máquina: a relação do corpo em movimento e dispositivos em cena”, que será na Estação Cidadania, propõe um exercício de criação a partir do dispositivo muscular e do sensor de mapping (kinect), ambos utilizados no espetáculo “Corpomáquina”. A oficina tem intuito de provocar os performers e técnicos a um exercício de live performance em que tanto o técnico quanto o performer tomam papel ativo dentro do exercício.

Serviço
Espetáculo ‘Corpomáquina’, do Robo.Art
Dias 7 e 8/10 (sábado e domingo), às 18h30
Cênica (Av. das Hortênsias, 263 – Jardim dos Seixas)
Grátis

Oficina ‘Dispositivos, tecnologia e instrumentalização artística’
Dia 7/10 (sábado), às 13h30
Cênica (Av. das Hortênsias, 263 – Jardim dos Seixas)
Grátis (inscrição online)

Oficina ‘Corpo x máquina: a relação do corpo em movimento e dispositivos em cena’
Dia 8/10 (domingo), às 13h30
Cênica (Av. das Hortênsias, 263 – Jardim dos Seixas)
Grátis (inscrição online)

Mais informações: Instagram @robo.art.br

Fotos: Jorge Etechebe e Mona Luizon/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *