Evento Cultura Consciente traz programação gratuita que une arte e meio ambiente

Cultura Consciente

Evento traz programação gratuita que une arte e meio ambiente

O projeto Muda que a Cidade Muda, do Instituto Mudar, promove neste domingo (21/10), em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, um evento gratuito para toda a família que vai unir meio ambiente, cultura e sustentabilidade.

MudaO “Cultura Consciente” vai ocupar dois dos principais cartões postais da cidade, a avenida Alberto Andaló e o Anfiteatro Nelson Castro, na Represa Municipal, com uma programação extensa e diversificada.

O evento irá promover o plantio de 380 mudas de árvores nativas que foram doadas pelo Viveiro Municipal. As árvores serão plantadas ao longo da avenida Andaló, envolvendo cerca de 200 voluntários. A ação contará com apresentações de música, dança e performance. Ao todo, serão 13 atrações artísticas na programação. Um dos destaques é a Camerata Jovem Beethoven, no Anfiteatro Nelson Castro, com uma apresentação inédita que reunirá 50 músicos.

A programação começa às 8h30, na avenida Alberto Andaló. O ponto de encontro será em frente à Prefeitura Municipal, onde o músico Marcos Barreto se apresentará ao piano. Os cerca de 200 voluntários receberão café da manhã e, até o meio-dia, realizarão o plantio das mudas em toda a extensão da avenida. Ao mesmo tempo, em vários pontos dos canteiros centrais, serão realizadas intervenções musicais, de dança e performance. Entre as atrações, a Cia. Procuru, composta por 15 integrantes, entre crianças e adolescentes, com a intervenção “Clown, Diverdance”, e o saxofonista e flautista Jânio Freitas.

A partir das 16h, o Cultura Consciente leva sua programação para a Represa Municipal, no Anfiteatro Nelson Castro. Para celebrar o trabalho realizado, o projeto preparou uma programação musical que passeará por diversos gêneros, da música clássica, ao jazz, samba e o rock.

MudaA abertura ficará por conta do músico Marcos Moraes, de Piracicaba, que se apresenta com a filha Luiza Gagliardi de Moraes, de 8 anos. Juntos, eles cantam a música “Você é a Cura do Mundo”, uma composição do próprio Marcos que viralizou nas redes sociais e propõe uma reflexão sobre o nosso papel no mundo e como podemos contribuir para um futuro melhor, com a igualdade e a paz tão desejadas.

O compositor e sua filha serão acompanhados pela Camerata Jovem Beethoven, que é regida pelo maestro Alan Michel Pereira de Souza, e pela primeira vez fará uma apresentação com 50 músicos, alguns deles convidados. A apresentação contará com naipe de cordas (violino, viola, cello e baixo), naipe de madeiras (flautas, clarinete e sax), naipe de metais (trompete e trombone) e percussão.

Depois da canção da abertura, a Camerata tocará por mais uma hora. O público poderá conferir um repertório diversificado, com obras de Joseph Haydn, Antonio Vivaldi, do compositor brasileiro César Guerra-Peixe, além de dois pot-pourris, um de músicas nordestinas e outro de música sertaneja raiz. Sediado em Rio Preto, o projeto Camerata Jovem Beethoven atende mil crianças e jovens com ensino de música gratuitamente.

A programação continua com shows do quarteto de jazz Tocaio e das bandas Contos de Réis e Centro da Terra, que encerrará a programação. Em caso de chuva, os shows do anfiteatro serão transferidos para o Graneleiro da Swift.

No anfiteatro, a programação também contará com uma edição da Feirarte, trazendo cerca de 20 expositores, com artesanato, moda e acessórios, e a participação da equipe Gama Galvão, com voos de paraglider e paramotor.

Segundo a publicitária Fernanda Sansão, idealizadora do projeto Muda que a Cidade Muda, a ação será uma grande celebração em torno do meio ambiente, da arte e da sustentabilidade, e uma excelente oportunidade para cooperar com a comunidade e ainda prestigiar a cultura local.

O projeto

O plantio das 380 mudas neste domingo durante o evento Cultura Consciente é a nona etapa do projeto Muda que a Cidade Muda, criado por iniciativa da publicitária Fernanda Sansão. Diante da desertificação das ruas do centro de Rio Preto, ela criou o projeto de arborização em busca de trazer o verde de volta. Em dois anos de atuação, a iniciativa já plantou quase seis mil novas árvores.

Fernanda assinala que o projeto leva em conta a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), de que o mínimo necessário para um ser humano viver com qualidade são 12 metros quadrados de área verde, sendo que o ideal seriam 24 metros quadrados.  “Rio Preto tem oito metros quadrados de área verde por habitante. Para alcançarmos esse índice, seria necessário o plantio de um milhão e meio de árvores. Hoje, o município tem aproximadamente 190 mil arvores.”

A iniciativa é possível graças a uma parceria do Instituto Mudar com a Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente, com o fornecimento de mudas do Viveiro Municipal e o apoio técnico ao projeto, da Secretaria de Serviços Gerais, que promove a abertura dos berços para as novas árvores, e da Secretaria de Obras, que através da empresa responsável faz o corte das calçadas que vão receber as mudas. O secretário de Obras, Sergio Issas, ressalta que não há qualquer custo a mais envolvido na abertura das calçadas, uma vez que a obra ainda está no prazo de validade.

Além disso, a iniciativa do Instituto Mudar recebe a ajuda de voluntários, realizando o plantio e se revezando na manutenção das árvores, sendo que parte da manutenção é realizada através de contratos de mão-de-obra com jardineiros. Todos os custos são pagos pelo Instituto Mudar, que recebe apoio por meio de doações ou patrocínios em seus projetos.

O evento Cultura Consciente é viabilizado pelo ProAC-ICMS, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, com patrocínio das empresas Itamarati, Helianto Farmacêutica, Kodilar, Sandet, Cabot e KFB.

Serviço:

Cultura Consciente, evento do projeto Muda que a Cidade Muda. Domingo (21/10). Das 8h30 ao meio-dia, ao longo da avenida Alberto Andaló, com plantio de mudas e intervenções artísticas. Das 16h às 21h30, no anfiteatro Nelson Castro, na Represa Municipal, com shows musicais. Grátis.

Programação:

Das 8h30 às 12h

Avenida Alberto Andaló, com intervenções artísticas e plantio de mudas de árvores

Mapa das atrações:

Violino e Cello, com músicos da Camerata Jovem Beethoven: canteiro central, na esquina com Avenida da Saudade

Piano, com Marcos Barreto: em frente à Prefeitura

Violão e violino, com músicos da Camerata Jovem Beethoven: canteiro central, na esquina com rua Silva Jardim

Marcos17h | Camerata Jovem Beethoven: em apresentação inédita, 50 músicos interpretam um repertório diversificado, com obras de Joseph Haydn, Antonio Vivaldi, do compositor brasileiro César Guerra-Peixe, além de dois pot-pourris, um de músicas nordestinas e outro de música sertaneja raiz

18h | Tocaio Jazz: quarteto de jazz formado em Rio Preto que toca clássicos jazzísticos e música popular brasileira, além de temas originais compostos pelo grupo. Sinônimo de xará, Tocaio é formado por Peterson Danese (sax), Filipe Murbak (betaria), Lenon Tagliaro (piano) e Henrique Pereira (baixo)

19h | Contos de Réis: banda formada em 2009, carrega no estandarte o samba em suas mais diversas vertentes, com uma formação diferenciada permeiam clássicos do gênero e músicas autorais

20h | Centro da Terra: banda rio-pretense que está divulgando o lançamento do seu terceiro disco, masterizado no famoso estúdio dos Beatles, o Abbey Road Studios. E para esse show, toca, entre suas músicas do novo álbum, clássicos do Brasil nos anos 1970 

18/10/2018

18/10/2018 09:28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *