Festival Sabor de São Paulo valoriza pratos autênticos e cheios de histórias

Humm

Festival Sabor de São Paulo valoriza pratos autênticos e cheios de histórias

Ontem (23/5), o Senac Rio Preto foi tomado por cores e sabores. Tinha cheirinho daquela polenta da vovó, barulho de hambúrguer fritando na chapa, gente sorrindo ao dar uma mordida numa costelinha com rapadura deliciosa, cozinheiro dando um novo patamar para fígado de galinha num pãozinho caseiro, teve até quem suspirou ao experimentar milkshake de café. E é justamente esta mistura de ingredientes o tempero principal do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, evento da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e realizado pela Revista Prazeres da Mesa, com o apoio educacional do Senac São Paulo.

HotOs 200 participantes e mais um júri, todos com paladar mais que apurado, escolheram os três melhores pratos entre os 10 participantes. Um dos melhores é o Hot Dog Caipira – um sanduíche com gostinho de interior preparado minuciosamente pelo empresário Cacaco Cunha, do Frei Caneco. Ele, que sempre foi um amante da cozinha e já conhecido no Sabor SP com pratos incríveis selecionados como o Bolinho do Pescadô e o Uai Sô, tem se especializado no assunto. “Confesso que este ano teve um gostinho especial já que cuidei de todos os detalhes – desde a criação até a escolha e preparo dos ingredientes”, conta.

CharcutariaAlexandre Villela Carvalo, o Badaró do Empório Nhô, é um veterano do Festival com três pratos já selecionados e ovacionados pelo público que gosta de comida raiz: Carne na Lata, Kafta na Cana, A Cura, e agora com a Charcutaria do Nhô – considerada pelos jurados uma verdadeira viagem gastronômica. “É uma coisa que eu faço desde que eu comecei. Com este prato consigo fazer as pessoas viajarem não só pelo estado de São Paulo, mas no Brasil e no mundo. Com sabores completamente diferentes em pequenas porções. Acho que isso mostra a evolução de um trabalho e aquilo que eu me dedico, que é a minha paixão pela charcutaria, conta. Nós, do Notícias do Bem, experimentamos e concordamos com os jurados. Este prato nos levou a um passeio pela comida de verdade e o ponto alto foi a acidez do picles de maxixe (queremos um pote de dois litros aqui na Redação por favor, Badaró!).

SorveteA versatilidade da mandioca já é conhecida pelos brasileiros, mas o Restaurante Mamma Luiza, da cidade de Bilac, foi além ao trazer para o Festival o Sorvete de mandioca com calda de rapadura. Esta combinação de dois ingredientes tão emblemáticos e brasileiros conquistou o público e os jurados.

Esses três melhores pratos participação em novembro da grande festa gastronômica na capital paulista, onde poderão expor e vender seus quitutes. Também participaram desta etapa regional: Café da Colônia Turismo Rual, com a Polentona Della Rosa, 818 Burger & Steakhouse, com o Burger Venice, Manzo, com Fígado de galinha e geleia de cebola, Barretos Country Resort, com Porco na rapadura, Bar do Cabeça com Mió de Tudo, Petit Cake de Votuporanga com o Croissant de carne de panela ao creme de alho, e a Água preta Café com Milkshake de Café.

Texto: Fernanda Peixe – Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni – Notícias do Bem

24/05/2018

24/05/2018 12:04

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *